Estou tendo amnesia não retenho novas informações, Acredito que foi depois de um assalto ano passado

15 respostas
Estou tendo amnesia não retenho novas informações, Acredito que foi depois de um assalto ano passado Percebi isso hoje, E possivel melhorar, estou pensando em coisas ruins contra mim perdi a qualidade de vida pois nao consigo ver filmes e lembrar, Amnesia tem tratamento e cura so tenh0 20 anos?
Sua questão me parece ligada ao Transtorno de Estresse Pós Traumático (no seu caso o assalto). Acredito que as questões por vc relatadas fazem parte de um quadro maior. Procure um profissional, não espere mais com sentimentos que te fazem sofrer. Conte comigo @lysipsicologa

Ola! Você pode estar com estresse pós traumático. Comum após situações de alta ansiedade e sentir-se impotente, como o assalto. Também pode estar relacionado a outros gatilhos emocionais. Sugiro buscar tratamento psicológico para voltar sua qualidade de vida. Abraço
Precisamos aprender a usar a mente como ferramenta para viver bem! Ao invés de você usar a sua mente, ela é que usa você! Comece a observar os seus pensamentos e procure discernir os pensamentos destrutivos dos construtivos! Descarte aqueles pensamentos que te fazem mal e mantenha os que são construtivos, produtivos, em prol do desenvolvimento e que trazem bem estar para você! Comece a dominar a sua mente, antes que ela domine você l!
Um abraço,
Lea
Olá!
É muito interessante como a nossa mente funciona. Muitas vezes esquecemos do que já nos causou muita dor emocional. Você fala bem num assalto, sendo uma vivência muito ruim, como origem cronológica da perda de memória, parece.
Muitas vezes não se trata nem sequer da vivência obvia de fatos acontecidos, claramente negativos. Existe também o que a gente avaliou naquele momento sobre o que estava acontecendo durante o assalto, que não é tão obvio, nem tão fácil de raciocinar: a prova disso é que a sua mente preferiu "esquecer" da sua vida a partir desse momento.
A única saída, nem que seja parcial, é ter a coragem de falar a respeito, até para tentar entender o que aconteceu para além do óbvio. Para isso que serve uma psicoterapia ou um processo de psicanálise centrado na fala, na compreensão sobre a própria vida.
Convido você a me escolher para falarmos a respeito. Gostarei muito de poder lhe acolher. Sinto muito também que você tenha passado por tudo aquilo. Grande abraço!
;)
Olá!
Para entender melhor o que está acontecendo, seria interessante saber como está sendo sua rotina agora. Através de terapia você pode aprender a lidar com aspectos emocionais e mentais, e encontrar novos caminhos para sua vida.
Olá,
Iniciar a terapia pode ser essencial nessa situação.
Possivelmente sofre de estress pós traumático, mas é necessário compreender todo o contexto.
O esquecimento pode ser uma defesa, um recalcamento para não lembrar de algo tão doloroso que ainda não sabe lidar ou o que fazer após o acontecimento.

Um abraço
@maristelasilva.psicologa
lá. O esquecimento parece estar associado ao transtorno de estresse pós-traumático, provavelmente esse sintoma foi a saída possível para lidar com o trauma vivido. Diante disso é interessante que busque terapia/análise para tenha um espaço de escuta e acolhimento dessa e de outras questões, e então a partir daí poder construir elaborações que possam amenizar essa e outras dores emocionais.
Olá! Embora pense que todo sintoma é supra determinado, ou seja, possui inúmeros fatores que confluem para o seu surgimento, acredito ser muito importante a associação que você conseguiu fazer ao correlacionar o acontecimento traumático ao seu sintoma. Muitas vezes, os traumas que possuímos criam barreiras emocionais que interferem na maneira como lidamos com o mundo, inclusive emocionalmente e cognitivamente. Assim, não é infrequente que surjam tanto lapsos de memória quanto lembranças persistentes depois de uma circunstância de estresse tão profundo. Além disso, você ainda traz mais um dado que merece ser olhado com maior cuidado que são os pensamentos ruins contra você mesmo. Uma análise pessoal pode auxiliar no atravessamento desse período de intenso desconforto e angústia. Você não precisa passar por isso sozinho!
Olá! Psicólogo @adrianogalocha aqui.
O indicado para você é psicoterapia. Traumas geram ansiedades, agitação, desconfianças e inseguranças. Não tente dar conta deste assunto sozinho, busque ajuda profissional que tudo ficará bem.

Se cuida hem!

Fico a sua disposição.
Olá. Que bom que você está buscando ajuda. Talvez seja interessante fazer um teste de memória com um neuropsicólogo para confirmação de diagnóstico. Pode ser uma questão neurológica ou amnésia gerada por um trauma. Descartada a possibilidade neurológica, indico iniciar processo terapêutico psicanalítico para que você possa ressignificar o trauma vivenciado. A amnésia pode ser uma forma que seu inconsciente encontrou para lidar com o trauma. É uma solução, mas não a única. Ressignificar o trauma vai te auxiliar a encontrar outras formas de lidar com gatilhos que possam remeter ao trauma.
Olá! Parece que essa amnésia, como chama, foi o recurso psíquico possível para lidar com o trauma gerado pela situação do assalto. Sendo assim, é uma questão a ser trabalhada em análise ou terapia, de forma que possa desenvolver outros recursos para lidar com situações que talvez atualizem essa experiência do trauma.
Oi,

Podemos conversar a respeito. Marcar uma sessão, sem compromisso. O que acha?
Olá, espero que esteja bem! Aqui é @Dila Reis psicanalista.
Pelo seu relato sugere está sofrendo sintomas de estresse pós traumático, como amnesia dissociativa ou outro tipo de mecanismo de defesa, devido a experiência do assalto. A terapia psicanalítica contribuir bastante com resultados positivos para sua melhora. Contudo, é necessário procurar um medico(a) neuropsiquiatria para investigação e diagnostico em relação a memoria. Parabéns pela busca de apoio profissional, saúde mental/emocional também deve ser cuidada. Conte comigo, estou aqui para ajudar.
Pela situação que vivenciou, deve ter apresentado esse quadro. Inicialmente precisa passar pelo processo de terapia, para começar a compreender o que está acontecendo na sua mente, quais todos os gatilhos geraram essa situação que vivencia. Se desejar, entre em contato comigo para uma consulta, te explico melhor.
A amnésia é uma condição que afeta a memória e o aprendizado, podendo ser causada por diversos fatores, incluindo traumas físicos ou psicológicos. No seu caso, parece que você está experimentando dificuldades em reter novas informações, o que é conhecido como amnésia anterógrada. O tratamento para a amnésia depende da causa e da gravidade da condição. Embora não existam medicamentos que possam curar a amnésia, o tratamento médico pode ser voltado para tratar as doenças que acompanham a amnésia, como no caso de infecções e tumores. Em alguns casos, como a amnésia transitória, a memória pode voltar em até 24 horas sem a necessidade de intervenção médica. É importante ressaltar que cada indivíduo é único e pode responder de maneira diferente aos tratamentos. Portanto, é essencial discutir qualquer abordagem de tratamento com um profissional de saúde antes de iniciar. Se você está experimentando esses sintomas, recomendo que procure a orientação de um profissional de saúde para uma avaliação adequada. Por fim, é importante lembrar que o apoio psicológico pode ser muito útil para lidar com o impacto emocional da amnésia e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com os desafios diários. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, pode ser útil para ajudar a lidar com pensamentos negativos e melhorar a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 280

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!