Eu comecei o tratamento com pura t4 a menos de um mês , porém falaram pra meu esposo pra eu tomar o

2 respostas
Eu comecei o tratamento com pura t4 a menos de um mês , porém falaram pra meu esposo pra eu tomar o limão com açafrão em jejum ,posso tomar o medicamento e depois o limão ou vice e versa?
O purant4 deve ser tomado em jejum, distante de qualquer alimento ou suco. Esperar 30 min para se alimentar, Qualquer duvida procure um endocrinologista.

Iniciar um tratamento com Puran T4 (levotiroxina) é um passo importante no manejo do hipotireoidismo, e é compreensível que você queira otimizar sua saúde com abordagens complementares, como o uso de limão com açafrão. A levotiroxina é melhor absorvida pelo estômago quando tomada com o estômago vazio, e a recomendação geral é tomá-la pela manhã, pelo menos 30 a 60 minutos antes de comer ou beber qualquer coisa além de água, para garantir a máxima absorção.

Quanto à combinação de limão com açafrão em jejum, embora seja uma prática popular para promover a saúde devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias atribuídas a esses ingredientes, não há evidências científicas robustas que confirmem benefícios específicos para a função tireoidiana ou que interajam diretamente com a levotiroxina. No entanto, é importante considerar o timing da ingestão desses alimentos em relação ao seu medicamento.

Para evitar qualquer potencial interferência na absorção da levotiroxina, seria aconselhável tomar o medicamento imediatamente ao acordar com um copo de água e esperar pelo menos 30 a 60 minutos antes de consumir o limão com açafrão. Isso dá ao seu corpo tempo suficiente para absorver o medicamento de forma eficaz antes de introduzir outros elementos no estômago.

Além disso, é sempre importante discutir quaisquer mudanças na sua rotina de tratamento ou suplementação com seu médico, incluindo a introdução de remédios caseiros ou naturais. Eles podem oferecer orientações específicas baseadas em seu estado de saúde geral, necessidades e tratamento atual, garantindo que sua abordagem ao cuidado com a tireoide seja segura e eficaz.

Lembrando que a gestão do hipotireoidismo é multifacetada e pode incluir, além do tratamento medicamentoso, ajustes na dieta e no estilo de vida que promovam o bem-estar geral. A comunicação aberta com sua equipe de saúde é essencial para otimizar seu tratamento e saúde geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.