Eu desde de criança sempre falei sozinho e ando de um lado para o outro, sempre imaginando situações

14 respostas
Eu desde de criança sempre falei sozinho e ando de um lado para o outro, sempre imaginando situações e fantasias até às vezes imaginando ser outras pessoas e criando personas, mas sempre foi algo que fiz consciente disso e faço todos os dias, as músicas geralmente são gatilhos e através da música vou criando essas situações na minha mente, mas não o faço em público tudo isso faço particularmente, existe algo de estranho ou anormal nisso? Devo me preocupar?
Olá! Não existe nada de anormal em fantasiar, se você consegue separar e discernir o que é fantasia do que é realidade.
Como psicóloga o que acho intrigante é a necessidade de tanta fantasia... imaginando que seja um adulto, qual a função destas fantasias, será que há algo na realidade que não lhe agrada?

As situações são problemas quando interferem nas atividades do cotidiano.
Olá! eu não que conversar sozinho seja fora do normal. quem de nós já não nos pegamos falando sozinho? Só passa ser anormal quando interfere nas atividade e atitudes do dia a dia. Quando falamos sozinho na verdade estamos conversando com o outro que existe em mim. Quando digo eu estou falando sozinho, quem é este eu que está falando com quem e se acha sozinho?
Precisamos conversar conosco a cada dia.
Olá, a meu ver, pelo que relatou, você consegue separar a realidade da fantasia e isto é bom! Só não é legal quando isso atrapalha seu dia-a-dia, interferindo na sua atenção e concentração, por exemplo.
Nós, seres humanos, desenvolvemos esta capacidade de fantasiar, de imaginar, de dar significado às coisas. Esta capacidade se dá graças à função semiótica da nossa mente. Filmes, desenhos, romances, músicas, construções arquitetônicas, pinturas, esculturas, etc, inclusive ir à Lua, à Marte, só se tornaram coisas concretas porque foram antes, imaginadas, projetadas, planejadas.
Como sugestão, você poderia direcionar sua imaginação: você poderia desenhar, escrever, pintar, etc... O que acha?
Um abraço!
Olá, boa tarde, como os colegas colocaram muito bem, desde que esse fantasiar não invada aspectos concretos da sua vida, não a nada de "anormal" no que você faz.
Falar só é um comportamento normal. De uma forma ou de outra fazemos isso. Porém tudo dentro do seu equilíbrio. Se isso está incomodando ou preocupando e principalmente lhe parecendo exagerado, seria sugestivo se conhecer melhor e entender as razões através de um processo terapêutico.
Falar sozinho, imaginar e criar situações é sem dúvida uma potência própria do humano e que não está restrita apenas às crianças. Faz sentido inclusive que a arte da música seja um gatilho disparador dessa imaginação. O que há de importante para se observar aí é que você não confunde essas criações com a realidade e seu julgamento sobre isso, como algo preocupante ou anormal.
Olá, os colegas já comentaram que esse processo pode acontecer desde que não interfira no seu dia a dia. Acredito que é importante analisar se utilizas essas "personas" para "fugir" do teu eu, da tua identidade. A psicoterapia pode te ajudar a identificar as razões desse comportamento.
O termo fantasia muitas vezes é confundido com o devanio, que parece pela sua breve colocação ser o seu caso. Freud usa o termo em alemão Phantasien, talvez aí na nossa língua surja essa confusão, por mais que fantasia e devaneio não são necessariamente a mesma coisa tecnicamente falando. Os devaneios podem se qualificar como sonhos diurnos, cenas, episódios,
romances, ficções, que o indivíduo forja e a si mesmo conta no estado de vigília. Ou seja, algo que parte da consciência e que num primeiro momento não há o que se preocupar, desde que isso não tome uma dimensão que venha a confundir sua relação consigo mesmo e com o outro.
Olá! Sugiro que faça psicoterapia para entender se vc cria essas histórias e personas como forma de "não viver" a sua realidade. O que vc relata faz parte da criatividade humana e vc pode inclusive canalizar isso para alguma atividade artística. Um abraço!
Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção. Avaliar junto com um profissional os possíveis prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses comportamentos aparecem, a frequência, e a função desses comportamentos, e com o psicólogo, tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que a psicoterapia ajudará a desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento e a identificar padrões de comportamento e suas funções. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Não há nada de anormal ou estranho em falar sozinho ou andar de um lado para o outro enquanto imagina situações e fantasias. É comum que as pessoas façam isso para se divertir ou para relaxar. No entanto, se você sentir que isso está afetando sua vida diária ou se você está tendo dificuldade em controlar essas fantasias, então você pode querer procurar ajuda de um profissional. Um psicanalista pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecendo e ajudá-lo a encontrar maneiras de lidar com isso.
Falar sozinho, imaginar situações e criar fantasias são comportamentos que muitas pessoas realizam como parte de seus processos de pensamento e criatividade. Essas atividades são formas de autoexpressão, processamento emocional ou até mesmo exercício podem ser criativos da mente. No contexto privado e consciente, essas atividades geralmente não são consideradas anormais ou específicas.

No entanto, essas atividades estão começando a causar desconforto, atrapalhando suas atividades diárias, afetando sua capacidade de se concentrar em tarefas ou causando preocupações graves, pode ser útil discutir isso com um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a avaliar esses comportamentos relacionados a algum transtorno ou se são apenas uma parte normal de sua experiência.

Lembre-se de que todos nós temos maneiras diferentes de lidar com nossos pensamentos e emoções. O importante é se sentir confortável e funcionar bem no dia a dia. Se você tem preocupações, um profissional de saúde mental pode ajudar
Olá, pelos seus relatos, no momento não vejo nada anormal, nas fantasias, isto é, até no momento em que você está consciente. É importante, que você possa diferenciar as fantasias criadas em sua realidade de mundo. Se você consegue fazer uma diferença de realidades, ou seja, das ideais para o real, já é importante. Não perder de vista o aqui e agora.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!