Eu estou tomando o venvanse a duas semanas e queria urgente parar de tomar posso fazer isso ? Estou

5 respostas
Eu estou tomando o venvanse a duas semanas e queria urgente parar de tomar posso fazer isso ? Estou tendo crise de pânico e fobia estou tomando o de 70 mg e nunca tinha tomado antes
Deve conversar com seu psiquiatra. Não há como orientar você, sem conhecer pessoalmente seu caso. Se ele não puder atender você com urgência, dirija-se a um pronto socorro onde houver psiquiatra de plantão. E nunca tome medicações sem ser por prescrição médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Naarai Camboim
Psiquiatra, Médico de família, Psicanalista
Florianópolis
Olá, aqui é a Dra. Naarai. Entendo a sua preocupação, e realmente faz sentido você estar se sentindo assim, pois o Venvanse em dose de 70 mg é considerada alta, especialmente para quem nunca havia usado antes. Esse tipo de medicação pode, sim, desencadear sintomas de ansiedade, crises de pânico e até fobia em algumas pessoas.

O ideal é não interromper por conta própria de forma abrupta, mas também não seguir tomando sem uma reavaliação médica. A conduta mais segura é procurar rapidamente seu médico para ajustar a dose ou suspender o uso de maneira adequada. Enquanto isso, se os sintomas ficarem muito intensos (como falta de ar, sensação de desmaio ou risco de perder o controle), não hesite em procurar um pronto-atendimento.

Como forma de aliviar um pouco a intensidade dessas crises enquanto aguarda avaliação, pode ajudar focar em respirações profundas e lentas, manter boa hidratação e evitar estimulantes como café, energéticos ou excesso de açúcar. Técnicas de relaxamento (como deitar-se em local tranquilo, ouvir música calma ou praticar mindfulness) também podem reduzir a ansiedade no momento.

Espero ter ajudado, a equipe da Dra. Naarai fica à disposição para o que precisar.
Sim, melhor parar e voltar ao seu psiquiatra para avaliação. Se não foi o psiquiatra que lhe passou, então procure um de sua confiança.
O Venvanse pode ser parado urgentemente se você estiver tendo crises fortes de ansiedade. Mas recomendo antes relatar isso a seu médico.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
Sim, é possível sentir piora da ansiedade, crises de pânico ou sintomas de fobia no início do uso do Venvanse (lisdexanfetamina), especialmente em doses altas como 70 mg. Mesmo com apenas duas semanas de uso, não é recomendado parar o medicamento de forma abrupta sem orientação médica, pois isso pode causar efeitos de abstinência ou agravamento dos sintomas. Esses efeitos podem indicar que a dose está alta demais para você ou que o medicamento não é adequado ao seu caso. Procure seu psiquiatra com urgência para avaliar a necessidade de ajuste, troca ou retirada segura do Venvanse.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 534 perguntas sobre Venvanse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.