Eu fui diagnosticada com linfedema nas 2 pernas quando eu tinha 11 anos no Boston's Children's Hospi

18 respostas
Eu fui diagnosticada com linfedema nas 2 pernas quando eu tinha 11 anos no Boston's Children's Hospital. Eu lembro que era um sofrimento achar calçados e tinha um desconforto muito grande. Eu tive uma melhora enorme depois de ter perdido peso, perei em torno de 15 a 20 kilos faz 3 anos. Hoje eu tenho 23 anos e conheco bem a minha condiçao e esta bem controlado, utilizo meias de compressão básicas em média de 2 vezes na semana (principalmente dias mais quentes) mais ainda tenho uma retenção de liquidos especificamente nos tornozelos que não apresenta mais mudança, quais medidas que eu devo tomar?
Boa Tarde. Você precisa marcar uma consulta com um fisioterapeuta especializado em vascular/linfedema. Nessa primeira consulta o profissional irá avaliá-la e fará suas indicações para o melhor tratamento como, por exemplo: drenagem linfática manual, exercícios terapêuticos, e/ou maior frequência no uso das meias de compressão.
Espero ter ajudado.

Excelente análise da colega, gostaria apenas de acrescentar uma atenção à alimentação, não só para controle do peso, mas também para os níveis de glicemia e lipoproteicos. Considero que drenagem linfática manual, alongamentos e exercícios físicos devem fazer parte de sua rotina!
Olá, como foi dito é super importante um acompanhamento de perto pejunto com um fisioterapeuta que irá ver qual a melhor abordagem. Um conjunto de ações irá te ajudar muito, como o controle da alimentação, a atividade física e a drenagem linfática manual. Colocar as pernas para o alto e permanecer por 15 a 20 min. Pode te ajudar na diminuição do inchaço ajudando no retorno venoso. Fico a disposição Katia Flor fisio
Olá! O tratamento padrão ouro para o linfedema é a terapia física complexa. Esta engloba alguns dos recursos já citados anteriormente como drenagem linfática manual, exercícios ativos, cuidados com a pele e principalmente a terapia compressiva, que pode ser através do enfaixamento compressivo ou das meias (conforne vc mesma falou que já faz uso). De qualquer forma o ideal é fazer uma avaliação pra saber o que é necessário pra vc nesse momento. Estou à disposição.
Sou Fisioterapeuta especialiada em Massoterapia, atendo com Drenagem Linfática há 25 anos. Seu caso pode melhorar muito com drenagem linfática manual, lhe asseguro! Concordo com os colegas, exercícios físicos são fundamentais e pernas pro ar também. Assista um vídeo no meu canal do YouTube DICAS DE SAÚDE DA LIANE entitulado PERNAS PRO AR, e comece a obter resultados em sua própria casa. Me coloco à disposição para quaisquer dúvidas!
Olá! Sempre e indicado uma avaliação para melhor lhe atender, normalmente e indicado drenagem linfática feita 1 vz na semana ou a cada 15dias , acupuntura ajuda bastante na melhora da circulação e inchaço, fico a disposição.
Drenagem é importante. Mas se sua condição se está tudo ok ..têm os que avaliar função renal entre outros como tendência a trombose. Uma boa dica é fazer a hidroterapia para evitar mais esforços da articulações.
Concordo com todos os colegas acima e posso acrescentar que unindo a fisioterapia no qual eu sou, a terapia holistica com técnicas como detox irônico, bioressonancia e a lifotapping sao ótimos recursos sistêmicos que irão manter sua qualidade de vida. Lógico que associa a tecnicas manuais. Me.coloco a disposição
Olá, a mensuração dos colegas acima quanto aos atendimentos são ótimas . Posso ressaltar no entanto que já atendi pacientes com linfedema, tão jovens quanto você e mais velhos também. Sempre indiquei nas avaliações a utilização da drenagem linfática manual 1x por semana. As pacientes relatam a melhora do quadro principalmente segundo elas "o alívio de pesso da perna". Isso ocorre automaticamente como efeito da terapia sobre o membro. O quadro de melhora persiste por pelo menos 5 dias, por isso a necessidade de repetir a cada uma semana. Esses paciente geralmente tornam-se pacientes de drenagem e não clientes de drenagem, isso se dá ao fato do linfedema ser persistente, e tratado patologicamente e não esteticamente.
Minha sugestão é que você procure uma fisioterapeuta para que você inicie as drenagens de modo que faça com que ela torne-se parte do seu cotidiano.
Você sentirá a diferença a cada sessão e quando não a fizer sentirá a falta dela.
Espero ter ajudado,
Viviani
Concordo com meus colegas vc já experimentou Acupuntura ?? eu sou acupunturista ela pode te ajudar seria um caminho !!! Vc conhece á medicina chinesa é bem interessante procurar ler sobre acupuntura !!!.obrigada !!Yvonete Oliveira ,
Gostaria e saber o que ocasionou seu linfedema. pois no seu relato apresentou linfedema ainda criança, o que não é comum. Para opinar que tipo de terapia seria a mais indicada seria necessário saber algumas outras informações. Sua Drenagem linfática não é estética e sabemos que linfedemas crônicos(já tem 12 anos) não reduzem com pernas para o alto, e muito menos com uso de diuréticos. A partir de mais informações, e dados clinicos poderia te indicar a DL vascular ou Oncologica. A disposição
Olá
Tudo bem?
Nossa clínica disponibiza um equipamento a vacu ..
Tecnologia exclusiva do nosso instituto
Olá! pelo seu relato e um Linfedema Congênito. O tratamento padrão ouro (já mencionado) é a terapia física complexa, que engloba alguns dos recursos já citados anteriormente como drenagem linfática manual, exercícios ativos, cuidados com a pele e o diferencial e a terapia compressiva com faixas inelasticas, onde é realizado perimetria (medidas de toda área com linfedema) e com a experiência do profissional nestes casos, vai indicar qual a periodicidade das sessões para reduzir o quadro de edema atual, onde esta terapia consiste em mais sessões no primeiro mês, com redução das sessões no segundo e terceiro mês (acompanhado de perimetria mensal), com a redução do edema e não evolução da perimetria entende-se que ocorreu o tratamento e assim por diante e realizado a manutenção das sessões em intervalo maior de tempo e associado ao uso de meias específicas (alguns casos necessita confeccionar meias de forma individualizada). Para programação de tratamento e entender as possibilidades de melhora e necessária uma avaliação presencial!. Estou à disposição.
Boa Tarde! Voce precisa procurar um Fisioterapeuta Clinico para realizar uma investigação metabólica, atraves de exames complementares, e traças um tratamento, que entre outras coisas, vai envolver: Atividade física; Terapia Ortomolecular; Terapia Neural; Homeopatia (Antihomotoxicos)... Boa Sorte!
Se você estiver fazendo acompanhamento com um cirurgião vascular, você esta no caminho certo, se não procure um perto da sua casa.
Boa tarde, o tratamento padrão-ouro para linfedemas é a Terapia Física Complexa que consiste de enfaixamento compressivo funcional, drenagem linfática manual, exercícios miolinfocinéticos e cuidados com a pele. Caso o paciente não se adapte ao enfaixamento há outras opções como vestimentas e kinesiotaping. Procure um fisioterapeuta especializado na sua cidade.
Boa tarde. De acordo com a resposta do colega , acima.
O tratamento mais assertivo para controle do Linfedema, ainda é seguir os protocolos de Terapia Física Complexa ou descongestiva.
O ideal é que haja a possibilidade de encontrar um profissional Fisioterapeuta habilitado em Linfoterapia e que tenha a experiência prática de realização de enfeixamentos contensivos, ou kinesiotaping, que possa auxiliar no controle do edema, além dos outros recursos já mencionados como a drenagem e os exercícios indicados.
Atenciosamente,
Uma das condutas pode ser a drenagem linfática manual.
Geralmente condutas simples como evitar permanecer muito tempo sentada ou deitada, ajudam a melhorar o edema.
Mas realmente a melhora com a drenagem será perceptível.