Eu não correspondo mais o afeto que demonstram por mim. Finjo que sim, mas a verdade, é que na maioria

13 respostas
Eu não correspondo mais o afeto que demonstram por mim. Finjo que sim, mas a verdade, é que na maioria das vezes eu ligo cada vez menos para as outras pessoas, msm as que cuidam de mim; amigos, familia etc. Estou começando a sentir apenas desprezo pelas pessoas, independente de quem seja. Porque será?
Olá. Difícil descrever com precisão o motivo destes sentimentos, mas é provável que você esteja se colocando em posição superior aos demais, dificultando aceita-los com naturalidade. Quando afetados por este estado de ego podemos perder a noção de valores e afetos, pois temos tendencia a nos posicionar acima dos demais, menosprezando a todos. Sugiro que busque auxilio em uma terapia. Um psicólogo poderá ajuda-lo a identificar estes sentimentos e contribuir para possível transformação. Tente e seja feliz.

Conforme orientado pelos colegas, o ideal é procurar um psicólogo para avaliar melhor o que está acontecendo (situações gatilho da mudança, pensamentos e sentimentos envolvendo as outras pessoas). De qualquer forma, não se trata de transtorno de personalidade anti-social (diagnóstico citado), visto que esse transtorno se desenvolve desde a infância/adolescência, ou seja, não é caracterizado por uma mudança em relação ao interesse pelas outras pessoas. O desinteresse pelas pessoas (passar a se desinteressar ou não se importar) é um sintoma que pode fazer parte de quadros de alteração de humor (como a depressão). Não significa que você tenha depressão (para diagnosticar um quadro, vários sintomas e sinais devem estar presentes a um determinado tempo), mas que PODE fazer parte de um quadro. Abraços!
Pode ser que você teve algumas decepções e esta indiferença seja o mecanismo de defesa. Esta defesa é inconsciente, você não escolheu ser indiferente. No entanto, em seu relato, você não revela estas decepções. Pode ser que também são inconscientes... No entanto, o fato de você se preocupar com esta frieza, comunica que você está preocupada em não se importar com os outros. Isto é sinal que há algum sofrimento. Afinal se importar com o outro, significa que o outro é importante, ou seja, é alguém que você deseja "importar" para dentro de seu coração e da sua mente. Você gostaria de se enriquecer do outro e que os outros te inspirassem afeto,
Ser afetado prlos outros pode gerar alegria e felicidade, não apenas tristeza é decepções,
Um forte abraço,
Léa.
Quando você se faz essa pergunta, pode estar começando a se sentir incomodada com a situação que descreve. Este pode ser um ótimo momento, que abre espaço para mudar este cenário e se encontrar. Descobrir o por quê disso, é muito pessoal e só diz respeito a você. Receber algum diagnóstico a respeito disso, não ajuda. O que ajuda é você poder entender o que se passa para que isso aconteça. Quem sabe possa iniciar um bom processo de psicoterapia sem intervenções de outras pessoas, para voltar a viver bem com elas.
Apenas com essas informações fica difícil compreender o caso . Sugiro que agende uma consulta com algum profissional para que seja apurado dados relevantes .
Olá. Somente analisando suas relações com as pessoas no presente e no passado será possível entender os seus sentimentos. Procure ajuda de um bom psicólogo clínico se quiser investir nessa descoberta. Talvez você tenha sofrido algum dano emocional e tenha tido seis sentimentos desvalorizados. Procure auxílio.
Olá,
A maneira com que você se relaciona com as pessoas se modificou, ou seja, o contato social que fazia você se sentir bem, por algum motivo não faz mais, houve uma perda. Muitas vezes, é complicado fazer com que o outro entenda o que se passa em nosso interior, mas relatar os sentimentos em terapia pode ser muito útil para descobrir o motivo de você estar agindo assim.
Como as possibilidades são muitas, somente pela descrição curta da situação não é possível explicar a razão. Procure um psicólogo (a) para lhe auxiliar e mofificar o que lhe causa sofrimento.
Um abraço.
É difícil responder o que está lhe acontecendo apenas a partir do que foi relatado. Para isso é preciso saber por exemplo, se sempre foi assim, o quanto isso lhe causa sofrimento ou não, desde quando isso está acontecendo, como estava a sua vida nessa época, qual a sua idade, fase da vida, entre outras coisas. Para tal recomendo que procure ajuda com um psicologo. A psicoterapia irá lhe ajudar a entender melhor o que está lhe ocorrendo.
Sem dúvida a psicoterapia ajudará a entender esse desprezo... Muita das vezes nossas experiências de vida no transformam sem que percebamos. Busca ter consciência dessa mudança para aceitar ou não que ela aconteça é fundamental.
Olá,

Para entender melhor o que você está passando, é necessário que um profissional como psicólogo ou médico psiquiatra avalie outros aspectos como sono, humor, apetite entre outros para indicar o melhor tratamento. a intervenção adequada produz bem estar físico, emocional e social. Espero poder ajudar.
Por quê será? Você nos apresentou uma questão que abre a porta para o auto-conhecimento. Um dos caminhos para encontrar a resposta é iniciar um atendimento psicológico em psicoterapia. Decidir entrar e caminhar, é uma escolha.
A maneira como você descreve seus sentimentos e comportamentos, se mostra consciente de todo quadro de sintomas que vem sendo acometida, então, tenha força, acredite em novas possibilidades, o profissional da psicologia poderá contribuir muito neste processo junto a você, e realizar uma avaliação para definir diagnóstico, para que juntos estabeleçam as dificuldades e as metas a serem atingidas e a necessidade de outros profissionais ou não.
Obrigada pelo contato, Gratidão!
O melhor lugar para se falar sobre isso é com um psicólogo, pessoalmente, onde você possa explicar melhor e pensar também quais seriam suas próprias considerações. Procure um profissional que abra um espaço sem julgamentos e com uma escuta cuidadosa. Na internet você encontrará muitas opiniões e hipóteses e isso pode te confundir.