Eu tenho aneurisma, e o especialista disse que teria que fazer uma cirurgia, como e feito esse procedimento

3 respostas
Eu tenho aneurisma, e o especialista disse que teria que fazer uma cirurgia, como e feito esse procedimento e quanto tempo para a recuperação?
Tudo depende da localização e do tamanho do aneurisma.
Mas em geral é necessário fazer uma abertura no crânio para se chegar ao aneurisma, a seguir se coloca um clipe na base do aneurisma para que o sangue não circule mais por dentro dele (e assim não existe mais o risco de romper e sangrar), preservando a circulação normal no(s) vaso(s) relacionados a ele. Depois fecha-se novamente o crânio e o paciente fica a primeira noite na UTI. Estando tudo bem e tratando-se de um aneurisma incidental, o paciente fica mais 2 ou 3 dias internado no quarto e vai de alta.
Obviamente, cada caso é avaliado individualmente e pode ser necessário algum período maior de internação e cuidados.
Consulte um especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aneurisma cerebral, de uma forma geral, é uma dilatação na parede do vaso. O tratamento pode ser realizado através de cirurgia convencional ou por procedimento endovascular. É importante ressaltar a escolha do procedimento vai depender das características do aneurisma. O procedimento tem melhorado bastante nos últimos anos, tanto com novas técnicas endovasculares, como através dos acessos minimamente invasivos cranianos. Consulte um neurocirurgião especialista em neurocirurgia vascular para tirar mais dúvidas. Boa sorte!
Os aneurismas cerebrais são mal formações das artérias cerebrais e que possuem uma evolução silenciosa, até que estejam grandes para comprimirem algum nervo e com isso o paciente tende a apresentar algum sinal, ou ainda serem descobertos após sua ruptura, que de forma geral são eventos mais graves. Uma vez diagnosticado o aneurisma cerebral, será sempre indicado seu tratamento pelo risco de ruptura. A cirurgia se faz por microcirurgia ou tratamento endovascular. Consulte um Neurocirurgião para uma avaliação pormenorizada de seu caso.

Especialistas

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Evandro Pinto Luz de Oliveira

Neurocirurgião

São Paulo

Felipe Barreto

Felipe Barreto

Neurocirurgião

São Paulo

Agendar uma visita
Gustavo Machado Cardoso

Gustavo Machado Cardoso

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Luan Lucena

Luan Lucena

Neurocirurgião

Chapecó

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 56 perguntas sobre Aneurisma Intracraniano
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.