Eu tenho um filho que não sabe se relacionar, disse que só leva fora, se acha feio e vive sozinho.

9 respostas
Eu tenho um filho que não sabe se relacionar, disse que só leva fora, se acha feio e vive sozinho. Como posso ajuda-lo? O que eu falo pra ele?
Pelo que você fala, parece que seu filho está alimentando pensamentos que reforçam uma depreciação de si mesmo, baixa autoestima e tendência ao isolamento social. É importante observar desde quando ele se sente assim para tentar identificar se é um momento passageiro, ou mesmo timidez, ou se já é algo que se repete e o limita nos relacionamentos de fato. Se assim o for, procure um(a) psicólogo(a) para que ele possa tentar compreender os motivos de alimentar tais ideais sobre si e, aos poucos, desconstruí-las no processo de acompanhamento psicológico. Você não mencionou a idade dele, mas vale ressaltar que é comum haver preocupação com a imagem corporal de forma exacerbada e necessidade de aceitação entre os pares em adolescentes. Boa sorte!

É realmente muito difícil sabermos o que falar quando vemos filhos em sofrimento em sua vida pessoal, com seus relacionamentos e auto estima. Esta questão é bastante frequente em crianças e especialmente em adolescentes. Sugiro que você busque ajuda de um psicólogo que poderá além de auxiliá-la neste momento, ouvir as questões do seu filho, para que ele possa em um ambiente neutro e com um profissional, falar de seu sofrimento, se conhecer melhor e se fortalecer para realizar melhores interações com as pessoas. O importante é buscar ajuda quando não temos certeza do que fazer e estou certa de que sua preocupação e empenho ajudarão seu filho a passar por esta fase com mais tranquilidade. Espero ter ajudado.
Estar em um relacionamento implica em muitas coisas, entre elas assumir uma certa vulnerabilidade, que resulta da intimidade que resulta da atitude recém-formada. Tudo isso, se não for bem estruturado, transforma os relacionamentos em uma montanha-russa emocional, com direito a insegurança e ansiedade. A insegurança vem da falta de autoconfiança e do medo do que possa acontecer e pode gerar ansiedade. Para apaziguar esses sentimentos e conseguir relacionamentos plenos e felizes, existem várias técnicas entre elas a psicoterapia, coaching, treinamento de habilidades sociais, entre outros.
Fale para ele procurar um(a) psicólogo(a) para melhoria da baixa autoestima e investigação de quadro ansioso. Abraço!
Olá! busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Você pode marcar uma consulta com o psicólogo que o ajudará a tratar essas questões que tanto incomodam ele, sendo possível além disso realizar treinamentos de habilidades sociais que propiciará uma maior desenvoltura nas relações sociais!
Desejo sorte à vocês na procura por um profissional, atenciosamente Claudia Grass.
É preciso que seu filho busque um lugar onde possa falar sobre as questões que só ele saberá dizer. É natural a mãe sofrer junto as questões dos filhos, mas nem sempre terão as respostas que somente eles poderão buscar, lembrando que é necessário dar esse espaço para que os filhos possam buscar a sua própria singularidade. A separação de cada ser humano em busca de suas verdades não significa um abandono. Você poderá apoiá-lo nesse sentido, sugerindo a busca de um profissional habilitado para conduzir um tratamento que traga benefícios nessas questões que podem estar levando ele a um sofrimento.
Olá, que bom que há uma conexão entre vocês e que seu filho se sente a vontade em desabafar, isso é de grande valia para resolução do problema. Esta dificuldade deve ser avaliada por um psiquiatra para que ele identifique se há necessidade de intervenção medicamentosa e também é essencial um acompanhamento psicológico, de preferência cognitivo-comportamental para ajudá-lo na dificuldade de relacionamento e também na melhora da autoimagem.
Você pode ajudá-lo a entender a necessidade destes tratamentos e também colocar-se disponível a escutar e conversar sobre essas situações que lhe causam desconforto, isso é muito necessário para manutenção do bem estar. Abraços
Pelo pouco que você conta, parece haver questões de AUTOESTIMA que precisam ser trabalhadas no seu filho. Sugiro usar um aplicativo chamado Cíngulo, que tem sessões de terapia guiada em casa. O app foi criado pelo um psiquiatra e neurocientista Diogo Lara e busca fortalecer os pilares da personalidade, especialmente a autoestima. E se quiser um acompanhamento profissional, sugiro buscar psicólogos que trabalhem com AIM (Abordagem Integrada da Mente), um método que traz resultados rápidos para questões como esta.