eu tomava losartana 50 e 12,5 de hidroclorotiazida, ai o meu medico pediu pra mim tomar agora Diovan

3 respostas
eu tomava losartana 50 e 12,5 de hidroclorotiazida, ai o meu medico pediu pra mim tomar agora Diovan HTC 320x12,5 (Valsartana e hidroclorotiazida). Não é demasiada dose?
Bom dia!
Entendo sua preocupação.
Veja você:
Primeiro, se seu médico optou por mudar sua medicação, com certeza ele deve ter chegado a conclusão que o controle de sua Pressão Arterial, não estava dentro do ideal.
Segundo, existem medicamentos em apresentações bastante diferenciadas em seus miligramas, como 5, 10, 20, 25, 50, 320 e até 500, mas isso, você deve observar o que se chama princípio ativo do medicamento. Exemplo:
Valsartana você encontra com muitos nomes comerciais nas farmácias, nas apresentações de 80, 160 e 320. Já a losartana é de 25, 50 e 100, e assim por diante, portanto, não se preocupe, se o princípio ativo, for diferente.
Espero que possa ter entendido.
MUITA PAZ!

Prezado (a) cada remédio tem sua escala de dosagem, mesmo quando pertencem à mesma "classe", como é o caso da losartana e da valsartana ( Diovan). Outra consideração importante é que o efeito aumenta com a dose, mas não de forma linear, ou abrupta nesse tipo de fármaco. Concluindo, acredito que a mudança de remédio e dose tenham sido feitas para melhor controle da pressão, e a única forma de confirmar se a meta será atingida é fazendo o uso da medicação recomendada REGULARMENTE, sem medo, pelo que expus acima e conferir MEDINDO A P.A. e não por sintomas, a partir do 2° ou 3° dia , esporadicamente e anotando os valores, sem que isso se torne uma preocupação constante, que vá influenciar os valores, e ao retornar leve as medidas. Pode precisar de novo ajuste. Se estiver inseguro demais ou com muito mal estar após 5 dias da medicação nova é mais prudente relatar a seu médico ou ir a um PS, mas sempre se baseando em medidas da PA, não em sintomas ou receios.
Olá! A dosagem em si está certamente dentro do intervalo de doses em que este medicamento pode ser utilizado. Vale ressaltar que a dose e a escolha"corretos" do medicamento é a dose que obedece (ao mesmo tempo) alguns critérios: não tem interações perigosas com outros remédios que estejam em uso, é uma dose segura (ou seja, dentro do intervalo de doses seguras do medicamento), não suscitou efeitos colaterais perigosos e/ou desagradáveis, é a menor dose que estabiliza sua pressão dentro dos níveis adequados ao seu perfil de risco cardiovascular. Isto dito, trata-se de uma boa associação de medicamentos antihipertensivos. Não posso deixar de mencionar, claro, a importância da manutenção de um bom estilo de vida no tratamento da hipertensão, com atividade física regular, prevenção ou tratamento do tabagismo (fumo), boa alimentação e manter um peso saudável!