Eu, tomava Rivotril de 2mg e não fazia mais efeito, o médico me receitou zolpidem de 10 mg tomei e d

Eu, tomava Rivotril de 2mg e não fazia mais efeito, o médico me receitou zolpidem de 10 mg tomei e deitei fiquei uma hora e meia esperando dar sono e não deu nada... será que é por causa do Rivotril? E tomo também Paroxetina de 20 mg pela manhã. Obrigado

5 respostas


É possível que o Rivotril (clonazepam) tenha causado tolerância ao longo do tempo, fazendo com que ele deixasse de fazer efeito e também reduzindo a resposta ao zolpidem, já que ambos atuam em receptores semelhantes no cérebro. Quando há uso prolongado de benzodiazepínicos, pode ocorrer adaptação do organismo e até insônia de rebote ao trocar ou reduzir a medicação. A paroxetina pode influenciar o sono (em algumas pessoas causa insônia), mas não costuma bloquear diretamente o efeito do zolpidem. Não é recomendado aumentar a dose por conta própria. O ideal é conversar com o médico para avaliar tolerância, possível necessidade de ajuste gradual do clonazepam e outras estratégias para tratar a insônia.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Pode ser sim. Quem usa Rivotril (clonazepam) por muito tempo pode criar tolerância a sedativos. O zolpidem age diferente, mas pode demorar alguns dias para funcionar melhor. Também é importante tomar e ir direto deitar, sem celular ou TV. Se continuar sem efeito, precisa reavaliar com o médico.


Sim, pode estar relacionado ao uso prévio de Rivotril (clonazepam). O uso prolongado de benzodiazepínico pode gerar tolerância, reduzindo a resposta ao zolpidem, já que ambos atuam no sistema GABA. A paroxetina normalmente não bloqueia o efeito do zolpidem, mas pode contribuir para insônia em alguns casos. O ideal é reavaliar com seu médico para ajustar a estratégia — sem aumentar dose por conta própria.


É possível, sim. O uso prolongado de clonazepam (Rivotril) pode gerar tolerância cruzada a outros hipnóticos, como o zolpidem, reduzindo seu efeito inicial. Além disso, ansiedade antecipatória (“vou dormir ou não?”) pode manter o estado de alerta e bloquear o início do sono, mesmo após tomar o medicamento. A paroxetina não costuma impedir o efeito do zolpidem, mas pode influenciar o padrão de sono em algumas pessoas. Quando há histórico de benzodiazepínico em dose mais alta, a transição precisa ser cuidadosamente planejada. Converse com seu médico para ajustar estratégia e evitar aumentos por conta própria. Caso deseje agendar uma consulta, estarei disponível para te ajudar. Atenciosamente, Dra. Daniele Lacerda


Olá! Pode haver relação, sim. O uso prolongado de Rivotril (clonazepam) pode gerar tolerância cruzada com outros hipnóticos, o que às vezes reduz a resposta ao zolpidem. Além disso, ansiedade elevada no momento de deitar também pode “bloquear” o efeito do indutor do sono. A paroxetina não costuma impedir o efeito do zolpidem, mas o padrão global de ansiedade e uso prévio de benzodiazepínico influenciam bastante. Vale conversar com seu psiquiatra para reavaliar estratégia para o sono, especialmente se já havia perda de efeito do Rivotril. Se desejar uma análise mais individualizada, fico à disposição para consulta psiquiátrica.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.