Eu tomo um comprimido de glufage de 500 ml. Tomei dois por engano. O que pode acontecer?

2 respostas
Eu tomo um comprimido de glufage de 500 ml. Tomei dois por engano. O que pode acontecer?
Vamos la: primeiro, não são 500 ml, e sim miligramas (mg).

A dose pode chegar a 2g/dia, ou sena, usar 1g está dentro do previsto...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

Entendo sua preocupação e é importante abordar essa situação com cuidado. O Glifage, conhecido também pelo seu princípio ativo, a metformina, é um medicamento amplamente utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, atuando para melhorar o controle dos níveis de glicose no sangue. A dose diária e a tolerância a este medicamento podem variar bastante entre os indivíduos, dependendo de vários fatores, incluindo a condição clínica do paciente, outras medicações que possam estar sendo utilizadas e a resposta individual ao tratamento.

Tomar uma dose acidentalmente maior do que a prescrita pode levar a efeitos colaterais, sendo o mais comum a hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue) e sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia e desconforto abdominal. No entanto, uma dose dupla de 500 mg, totalizando 1000 mg, geralmente é considerada dentro do intervalo de dosagem segura para a maioria dos adultos, desde que prescrita por um médico. Ainda assim, a resposta pode variar de pessoa para pessoa.

Como médica integrativa, enfatizo a importância de observar como seu corpo reage após a ingestão acidental de uma dose maior. Se você começar a sentir sintomas incomuns, especialmente se forem severos ou preocupantes, como tonturas, fraqueza, hipoglicemia ou qualquer desconforto gastrointestinal intenso, é crucial procurar atendimento médico imediatamente.

Além disso, este incidente destaca a importância de estabelecer rotinas e estratégias para a administração de medicamentos, evitando assim futuros erros de dosagem. Isso pode incluir o uso de organizadores de medicamentos semanais ou alarmes como lembretes.

Lembre-se, cada pessoa é única, e a medicina integrativa busca entender o paciente de maneira holística. Isso significa considerar não apenas os aspectos físicos, mas também emocionais, sociais e até ambientais que podem influenciar a saúde e o bem-estar. Portanto, recomendo que discuta esse episódio com seu médico, que pode avaliar a situação dentro do contexto mais amplo de seu plano de tratamento e saúde geral.

Por fim, é essencial que qualquer ajuste na medicação ou no plano de tratamento seja feito sob orientação médica, considerando uma avaliação completa de suas condições de saúde, histórico médico e necessidades individuais.