Existe a psicose dentro do autismo?Ou a psicose é uma comorbidade?

9 respostas
Existe a psicose dentro do autismo?Ou a psicose é uma comorbidade?
Os diagnósticos em psicopatologia nem sempre ocorrem de forma pura. E sua evolução pode ocorrer de forma gradual a medida que sao conhecidos adequadamente toda a extensão dos sintomas comportamentais. Desta forma TEA e um diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento. E psicose trata-se de um diagnóstico psicopatologico. Pode ser que alguns sintomas de TEA lembrem psicose, e de certa forma, a alienação da relação com o mundo e o outro não deixa de ser uma relação de certo modo parecida com a psicose. Porém, psicose normalmente tem um curso diferente de transtorno do neurodesenvolvimento que e desde o desenvolvimento infantil para um curso de inicio abrupto, normalmente na adolescencia ou adulto jovem. Nada impede porem que um individuo apresente co-morbidades, ou seja um transtorno do neurodesenvolvimento como por exemplo TEA e co-morbidade com psicose. Sao coisas raras de ocorrerem ao mesmo tempo, mas uma patologia não exclui a outra.

Prezado(a),
Esta é uma pergunta complexa e por isso a resposta não é simples. Tanto “psicose” quanto “autismo” são constructos vagos que englobam um grupo amplo de possibilidades.
E ambos podem ser usados para descrever um sintoma ou uma síndrome, ou seja, algumas vezes a palavra autismo é usada para se referir ao sintoma de isolamento, como usado por Bleuler para descrever a esquizofrenia, e outras vezes é usada para a síndrome comportamental. O mesmo acontece com a palavra psicose, que por vezes se refere a um sintoma delirante/alucinatório e por vezes à síndrome comportamental.
Enfim, o sintoma psicótico pode acontecer na síndrome autística e vice-versa.
Espero ter ajudado.
Laznik (2004) estabelece a distinção entre psicose e autismo. Enfatizando o que chamamos na psicanálise lacaniana, de alienação da criança na relação com o Outro.
Essa alienação Lacan chamou de separação, um tempo lógico de subjetivação que permite a criança não ser psicótica, desde que o circuito na relação pulsional com o outro estabeleça bases cognitivas.
Psicose infantil e Autismo, são dois diagnósticos distintos. Porém, muito parecidos os sinais e sintomas. Porém, quem faz o diagnóstico de ambas as patologias são os psiquiatras pediàtricos.
Psicose e autismo são dois diagnósticos diferentes, mas para diagnosticar psicose o psiquiatra precisa ter fenômenos e sintomas, e muitas vezes na infância não acontece nenhum fenômeno evidente por isso muitas vezes um psicótico é diagnosticado como autista. O que quero dizer é que muitas vezes o diagnóstico é errado pela dificuldade e falta de elementos; o que é um caso bem sério; errar diagnóstico; devido ao tratamento ser também diferente. É necessário procurar profissionais especializados e capacitados para tal diagnóstico.
 Bom dia!!! O Autismo e a Psicose se situam de maneira próxima no âmbito das psicopatologias, de forma que a manifestação de ambos nem sempre aparece de maneira precisa e clara que permita uma distinção imediata. Ressalta-se alguns aspectos importantes que ajudam no entendimento do caso e que exigem um maior cuidado ao se pretender um ou outro diagnóstico, uma escuta do sujeito na sua diversidade, e não de forma fragmentada, restrita a sinais e sintomas. Necessita ser investigado. Um abraço!
Olá. O diagnóstico deve ser bem definido por profissionais habilitados e experientes. Somente com a avaliação adequada se pode determinar cada caso. Pode acontecer sim de um autista ser portador de uma comorbidade de psicose.
Existe na medida em que o autismo é uma psicose, que se apresenta de forma específica com o isolamento, comportamentos altamente repetitivos, angústia diante da aproximação não habitual de outras pessoas, dentre outros sintomas. Há uma discussão teórica sobre esse tema mas em geral os profissionais tendem a chegar nesse ponto que descrevi.
O diagnóstico entre psicose e autismo se distingue. Ambos são transtornos psicopatológicos, mas a forma de se constituírem são diferentes. A estrutura psicótica se caracteriza por ser fora de uma lógica fora do padrão aceitável e sociável, e por muitas vezes ter em sua centralidade sintomática a questão dos delírios visuais, auditivos, entre outros devaneios imaginários. Já o autismo se caracteriza por um distanciamento e impossibilidade momentânea ou não do ser humano se entrelaçar e conviver socialmente com outros seres, possibilitando uma grande dificuldade de vínculos comunicativos se realizarem. Como pude explanar resumidamente, os dois se distinguem e possuem suas particularidade, porém pode haver sim casos que um psicótico desenvolva autismo, ou um autista desenvolva psicose, não é impossível, mas isso deve ser trabalhado e analisado de forma bem cautelosa.
Espero que se houver essa suspeita dual, você busque um especialista de qualidade.
Cuide-se!