Existe relação entre síndrome de Asperger e esquizofrenia?

5 respostas
Existe relação entre síndrome de Asperger e esquizofrenia?
Em psicopatologia pode existir co-morbidades de um transtorno com outros. Não se trata de uma regra que síndrome de Asperger e esquizofrenia apareçam juntas (ou seja quando existe um, necessariamente exista outro). Mas alguns sintomas são importantes para diagnóstico diferencial. Uma vez que síndrome de Asperger é um transtorno do neurodesenvolvimento ( via de regra já apresentam-se sintomas antes dos 3 anos de idade da criança.) e Esquizofrenia acontece ( em maioria das vezes) em algum momento do desenvolvimento do sujeito, normalmente após ou durante a adolescência, em alguns casos, um momento mais tardio. Mais o curso é insidioso e não desde o desenvolvimento da infância. A avaliação profissional de um psiquiatra é fundamental para diagnóstico adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que inclui o transtorno autístico, transtorno de Asperger, transtorno desintegrativo na infância, transtorno global ou invasivo do desenvolvimento. É um grupo heterogêneo. Há critérios padrões para diagnóstico referente ao Transtorno do Espectro Autismo, especificados no DSM-V, tais como falta de reciprocidade social, excessiva adesão a rotinas e padrões, déficits na expressão não verbal, dentre outros.
A esquizofrênia na infância desenvolve-se após um período de desenvolvimento normal. O prejuízo social, interesses e crenças atípicos podem ser confundidos com padrões autísticos bem como, pessoas com espectro autista podem apresentar sintomas psiquiátricos que não fazem parte dos critérios diagnósticos para o transtorno.
É importante saber que no geral o esquizofrênico tem alucinações e problemas com sua auto imagem. Se caracteriza por disfunções fundamentais do pensamento e percepção e por afetos inapropriados e embotados. O asperger tem problema no relacionamento social, mais relacionados a sentimentos e entendimentos de fatos concretos e interpretativos... um problema referente a interações sociais semelhante ao altismo. Espero ter ajudado.
Olá!

Relação, não! Podem haver semelhança de algumas características dos quadros de Asperger e Esquizofrenia.

Espero ter ajudado!
Olá, não há nenhuma relação entre os dois diagnósticos.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.