Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS

2 respostas
Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
Depende de como você entende e define empatia. Se entende como teoria da mente, sim. Leia sobre teoria da mente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Atualmente não é recomendado o uso do diagnóstico de Asperger, pois ele foi incluído nos transtornos do espectro autista (TEA). Pensando na definição de empatia como a capacidade de sentir o que o outro está sentindo, pessoas com TEA podem ter dificuldade em captar o que o outro está sentindo, por consequência, a capacidade de ter empatia vai estar prejudicada, mas, não conheço nenhum estudo que mostra que, a partir do momento em que uma pessoa com TEA vence as suas dificuldades em captar esses sentimentos, eles são menos capazes de sentir empatia. Talvez o mito esteja em cima da dedução equivocada de que existe uma menor empatia devido a uma maior frieza. Pra alimentar o mito, a capacidade expressar os sentimentos também está prejudicada, ou seja, em uma situação em que várias pessoas são expostas a sentirem a mesma empatia por outra, uma pessoa com TEA pode ser a mais afetada do grupo, porém, pode passar a imagem de que foi a menos ou de que nem foi afetada passando uma impressão ruim. Por outro lado, com pessoas com determinados transtornos de personalidade pode acontecer o oposto, elas podem não sentir empatia, mas por motivo raciocínio lógico e de marketing pessoal, podem, através dos seus recursos de expressão voluntária, passar a falsa, mas convincente, impressão de que foram as pessoas mais afetadas pelo nobre sentimento de empatia em um grupo.

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Carla Pinheiro

Carla Pinheiro

Psicopedagogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.