Existe stent com validade.? E uma outra questão, tipo, se fosse necessário fazer algum tipo de ajust

3 respostas
Existe stent com validade.? E uma outra questão, tipo, se fosse necessário fazer algum tipo de ajuste ou melhoria no desempenho do stent, que tipo de ajuste poderia ser feito, limpeza, realargar, ja q a principio não se pode retirar, que tratamento pode acontecer com quem ja o possui.?..obrigado.
Dr. Pompilio Sampaio Britto
Cirurgião cardiovascular
Salvador
Olá! O stent nada mais é uma micro mola que é expandida por um pequeno balão, na lesão existente dentro do vaso sanguíneo do coração. Como qualquer "corpo estranho" no organismo, o stent sofrerá uma reação inflamatória e sendo incorporado à parede do vaso (processo conhecido com "Endotelização"). Como todo procedimento invasivo, esse também está sujeito a complicações no pós-operatório, sendo os principais: a Estenose e a Trombose do stent. No 1o, pode ser indicada desde uma reexpansão do stent, até a colocação de um novo. No 2o, pode haver a necessidade de uso de medicações que "dissolvem coágulos" ou mesmo "limpeza" para retirar obstruções por coágulos. Tudo depende do caso em questão. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luciano Rapold Souza
Cirurgião cardiovascular
Salvador
Oi. A forma de fazer o Stent durar o máximo é na verdade seguir as recomendações de dieta, exercícios, controle de colesterol, peso, usar a medicação recomendada pelo Cardiologista. Quando um Stent apresenta reestenose, as soluções são: colocar outro por dentro do antigo ou uma cirurgia de revascularização do miocárdio pra fazer um "bypass" nesta região doente com uma ponte de safena ou mamária. Essa opção passa por critérios técnicos e é apresentada ao paciente para que se programe o tratamento considerado melhor em consenso.
Dr. Joaquim Aprigio
Cirurgião cardiovascular
Teresina
O stent não tem validade, mas ele foi implantado para tratar um local de um vaso (uma artéria) que estava com um estreitamento importante. Nesse caso, quanto melhor nós cuidarmos dos fatores de risco que levaram àquele estreitamento, maior será a duração do stent. Além disso, habitualmente quem tem stent precisa tomar medicações que deixam o sangue mais fino, como AAS, CLopidogrel, Ticagreloe etc. Nesse capítulo, o importante é seguir à risca a recomendação do médico que o acompanha.

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Nelson Felipe Andrade

Nelson Felipe Andrade

Cardiologista

São João Dos Patos

Angélica Carvalho Moya

Angélica Carvalho Moya

Cardiologista, Internista

Cuiabá

Heron Bomfim

Heron Bomfim

Cardiologista

Vila Velha

Vitor Endo Daher

Vitor Endo Daher

Cardiologista

Atibaia

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Infarto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.