Existe tratamento para a dependência tecnologia digital?
3
respostas
Existe tratamento para a dependência tecnologia digital?
Olá! Hoje o contato com as redes sociais e conversas online tomam um tempo considerável da vida do sujeito, criando uma realidade paralela (o que se passa no celular não está acontecendo ao vivo). Entretanto, o que é visto na tela acaba fazendo parte da realidade psíquica do sujeito, onde a presença é confundida com o contato por mensagens e as referências não são as do território do sujeito, e sim de uma infinidade de pessoas mostrando um recorte idealizado de suas vidas. Além disso, a quantidade de notícias, o "convite" às compras, as necessidades forjadas para as vendas, atiçam o ser humano a se jogar em uma busca desenfreada por produtividade e consumo, e/ou a depressão. A ansiedade acontece com ou sem a aderência digital. Pode-se ficar ansioso no meio disso tudo ou ansioso por estar fora. Conseguir progressivamente viver mais o mundo real e menos o virtual é uma estratégia para sofrer menos com a parte maléfica do mundo digital. É importante salientar que tirar bom proveito da tecnologia, e não negá-la completamente, pode ser uma escolha razoável. A juta medida, se é que existe, é uma solução individual.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, existe tratamento para a dependência em tecnologia digital, e a abordagem mais eficaz é a psicoterapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é considerada o padrão-ouro, pois ajuda a pessoa a identificar os gatilhos e os pensamentos que levam ao uso excessivo. O tratamento foca em desenvolver o autocontrole, em criar estratégias de "higiene digital" e em promover uma mudança de hábitos, transformando o uso viciante em um uso consciente e saudável. Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!
Sim, existe tratamento para a dependência de tecnologia digital. Ele envolve avaliação profissional, mudanças comportamentais, psicoeducação e desenvolvimento de estratégias de controle do uso.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem bastante utilizada, pois ajuda a identificar padrões de pensamento, impulsividade e comportamentos automáticos ligados ao uso excessivo, além de fortalecer habilidades de autorregulação.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem bastante utilizada, pois ajuda a identificar padrões de pensamento, impulsividade e comportamentos automáticos ligados ao uso excessivo, além de fortalecer habilidades de autorregulação.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como identificar sinais de problemas de saúde mental relacionados ao uso da internet?
- Qual é a atitude fundamental para praticar mindfulness?
- Quero entender se existe uma duração comum de um processo psicanalítico.
- Como a psicanálise compreende e trabalha com a ansiedade/angústia?
- Quais são as suas consequências do cyberbullying ?
- . Quais são os gatilhos da raiva nos relacionamentos intrafamiliar e interpessoal ?
- Como a neuropsicologia explica o mindfulness? .
- Como a mindfulness pode ser praticada no cotidiano de uma pessoa ?
- Quais são algumas técnicas comuns de prática do mindfulness?
- Como fazer o registro de pensamentos disfuncionais?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.