Existe um tratamento com medicamentos para o Autismo?

10 respostas
Existe um tratamento com medicamentos para o Autismo?
Sim. Procure um neurologista que ele lhe ajustará a medicação ideal para o seu caso. Atenciosamente, Márcio Rocha

Olá! O autismo é uma síndrome que não têm cura, mas para que o tratamento seja eficaz é necessário que exista uma equipe integrada, composta de vários profissionais que poderão indicar terapias específicas para aquele paciente. Apesar de não existirem remédios específicos para tratar ou curar o autismo, o médico poderá receitar medicamentos que podem combater sintomas como a agressividade, agitação, hiperatividade, compulsão, dificuldade para lidar com a frustração. É capaz de melhorar a concentração, diminuir os movimentos repetitivos, melhorando assim a qualidade de vida do paciente autista e de sua família!!! Desde já me coloco à disposição para ajudar no que for possível!
Um grande abraço
Maria Ângela Guzzi
Psicóloga clínica/hospitalar e neuropsicóloga.
O autismo é um disturbio do desenvolvimento, cujas características principais são o atraso no desenvolvimento da fala, comportamentos repetitivos e pobreza na interação social, logo não há uma medicação específica para “tratá-lo”. A conduta mais seguida é a estimulação ,com terapias multidisciplinares, das dificuldades que o paciente apresente, afim de atenua-las.
O tratamento medicamentoso é utilizado apenas para tratar sintomas associados ao transtorno como agressividade, insônia, sintomas obsessivos entre outros.
O autismo é um quadro com características relacionadas à interação social e linguagem, com efeitos em vários aspecgos: aprendizagem, alimentação, desenvolvimento motor, etc.
Sendo assim, não é uma doença, portanto não há um tratamento medicamentoso que cure o autismo.
Em casos severos, alguns medicamentos são usados, paralelamente a terapias (fono, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional).
Sim, existe tratamento medicamentoso para tratar sintomas do autismo, porém é necessário procurar suporte médico com um neurologista, somado a isso é importante que o autista seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
O médico recomendado para esta avaliação é o neurologista. Na prática clínica, observo que muitos pacientes com autismo podem ser beneficiados para reduzir alguns sintomas como hiperatividade, agressividade e regulação do sono. Ou seja, depende de cada caso e dos prejuízos manifestados.
Conforme alguns colegas disseram, o medicamento seria para alguns sintomas que a pessoa porventura possa apresentar e não, propriamente, para o autismo. Sintomas como agitação, agressividade e outros podem ocorrer e o apoio medicamentoso seria importante, bem como psicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outros, dependendo do comprometimento da pessoa com o transtorno (TEA). Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Como disseram os colegas, não há um medicamento que "resolva" o autismo, apenas trata sintomas associados. Também, não é indicado apenas o tratamento medicamentoso, mas a interação deste com terapias alternativas. Assim o resultado pode ser mais eficaz.

Wellington Arruda
Psicólogo / Neuropsicólogo Clínico
Olá. Não há um medicamento que cure o autismo. Mas a medicação poderia auxiliar na amenização de alguns sintomas de comportamento
A disposição,
O indivíduo com transtorno do espectro autista pode necessitar de tratamento medicamentoso quando apresenta número sintomas graves fazendo valer essa intervenção. Ex hiperatividade
Na maioria dos casos, as terapias de reabilitação como fonoterapia, terapia ocupacional, Psicopedagogia (Teachh) associadas ao psicólogo ABA
Coloco-me a disposição para esclarecimentos.