. Existe uma ligação entre memória e inteligência no transtorno de personalidade borderline (TPB)?

2 respostas
. Existe uma ligação entre memória e inteligência no transtorno de personalidade borderline (TPB)?
 Pedro Chaves
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Do ponto de vista psicanalítico, a ligação entre memória e inteligência no chamado Transtorno Borderline não é uma relação de causa e efeito, mas uma expressão da própria estruturação psíquica. A instabilidade emocional característica não "prejudica" a memória ou a inteligência de forma mecânica; antes, as memórias são vividas de forma intensamente sensorial e fragmentada, porque estão impregnadas pelas marcas das experiências de abandono e pelas falhas na constituição de uma imagem unificada de si. A "inteligência", por sua vez, frequentemente aguçada e hipervigilante, é mobilizada a serviço de uma função primordial: escanear o ambiente em busca de sinais de rejeição ou ameaça. Nesse sentido, memória e inteligência estão a serviço de uma economia psíquica onde a preservação do vínculo com o outro é questão de sobrevivência psíquica.

A questão central, portanto, não é medir quantitativamente essa ligação, mas compreender qual a sua função subjetiva. A dificuldade em acessar lembranças coerentes em momentos de desregulação não é um "déficit", mas a manifestação de que a memória está organizada em torno de núcleos traumáticos não elaborados. A grande capacidade intelectual, muitas vezes observada, pode ser uma formação reativa sofisticada – uma "inteligência da crise" voltada para a manipulação de relações e a autopreservação, que paradoxalmente convive com uma imensa dificuldade em simbolizar as próprias emoções. O trabalho analítico visa ajudar o sujeito a tecer uma nova trama narrativa para essas memórias, transformando a inteligência, que era um instrumento de defesa, em uma ferramenta para a construção de um self mais integrado e menos refém da turbulência emocional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! Sim, existe uma ligação entre a memória e o transtorno de personalidade borderline (TPB), mas a relação com a inteligência geral é menos direta. Indivíduos com TPB frequentemente apresentam déficits específicos na memória e em outras funções cognitivas, enquanto a inteligência geral (QI) tende a ser normal. Estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.