Existe uma relação entre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno do Espectro Autista (TEA

2 respostas
Existe uma relação entre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação à sensibilidade sensorial?
 Victor Ribeiro
Psicólogo
Brasília
Olá! Sim, existe uma relação muito interessante e cada vez mais estudada entre o TOC e o TEA, especialmente no que diz respeito à sensibilidade sensorial. A principal ligação é que, em ambos os transtornos, pode haver uma dificuldade do cérebro em processar e modular os estímulos do ambiente. A diferença fundamental está na motivação do comportamento: no TEA, um comportamento repetitivo (como balançar as mãos) geralmente serve para autorregulação, ou seja, para lidar com uma sobrecarga sensorial e se acalmar. No TOC, a compulsão (como lavar as mãos) é uma resposta a um pensamento obsessivo e busca aliviar a ansiedade gerada por ele. Portanto, embora a sensibilidade sensorial possa ser um gatilho em ambos, a função do comportamento repetitivo é o que ajuda a diferenciá-los. Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, há uma relação entre Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no que diz respeito à sensibilidade sensorial. Ambas as condições podem apresentar uma hipersensibilidade a estímulos sensoriais, como sons, luzes ou texturas, que pode aumentar o desconforto e a ansiedade. No TEA, essa sensibilidade está ligada a diferenças no processamento sensorial, enquanto no TOC ela pode estar relacionada ao aumento da ansiedade e à necessidade de realizar rituais para aliviar essa tensão. Apesar de compartilharem essa característica, os mecanismos e as manifestações específicas da sensibilidade sensorial costumam ser diferentes em cada transtorno.

Estou à disposição para conversar e entender melhor sua demanda. A avaliação neuropsicológica é um exame detalhado que avalia funções cognitivas, emocionais e comportamentais, ajudando a esclarecer o diagnóstico e a orientar intervenções personalizadas.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.