Existem medicamentos para sintomas somáticos da ansiedade?
5
respostas
Existem medicamentos para sintomas somáticos da ansiedade?
Olá! Antes de pensar na medicação propriamente dita, sugiro que tente entender qual o gatilho que dispara para sentir-se ansiosa. Sugiro que procure uma psicoterapia para entender o que de fato acaba desencadeando esse transtorno.
Espero ter ajudado!
Grande abraço
Espero ter ajudado!
Grande abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Existe medicamento para quase tudo e para esses sintomas também. Mas se você não entender e não trabalhar esses sintomas e a ansiedade em si, você será refém dessas medicações, além de perder a oportunidade de se conhecer melhor e evitar novas crises, afinal a ansiedade é sua, este(a) é você. Procure atendimento psicoterápico.
Att Eduardo
Att Eduardo
As pessoas ansiosas sofrem com os sintomas derivados desse distúrbio. Por isso querem controlá-los, e se possível viver sem eles. Todos querem um remédio para se livrar de seu sofrimento. Há bons medicamentos disponíveis para aliviar e tratar a ansiedade. E não há nada de errado em procurar um médico e se valer desses recursos. Que sofre sabe o benefício que o alivio dos sintomas lhe proporciona. Contudo concordo com os colegas que defendem que não é só a medicação que proporciona alívio e tratamento a ansiedade. A psicoterapia parte do principio que as doenças mentais são produzidos na história individual de cada um. Por isso, o tratamento deve passar por um processo de autoconhecimento. A pessoa doente é o agente do seu tratamento. Quanto mais se conhece, melhor chance terá de lidar com suas reações e respostas diante das situações da vida. Dessa forma, sugere-se que mesmo iniciando com a medicação, o paciente não deixe de buscar a terapia para tratar a ansiedade.
Existem sim medicações muito eficientes para amenizar os sintomas de ansiedade. O mais importante é que o paciente busque compreender seu quadro com uma visão mais global, a fim de tratar não apenas os sintomas, mas também as causas do transtorno. Costumo fazer a seguinte analogia para meus clientes: Se uma pessoa não sabe nadar e está se afogando, será muito bem vinda uma bóia para ela não afundar e recuperar o fôlego, e então ser capaz de receber as orientações para ela mesma movimentar braços e pernas e sair da água.
Da mesma forma, um paciente poderá se beneficiar da medicação (boia) para assim ter condições mais favoráveis cognitivamente para seguir as orientações terapêuticas. A "boia" (medicação) pode salvar do "afogamento" se os sintomas forem bem comprometedores, mas é a psicoterapia que ensina a "nadar" e evitar outros "afogamentos".
Da mesma forma, um paciente poderá se beneficiar da medicação (boia) para assim ter condições mais favoráveis cognitivamente para seguir as orientações terapêuticas. A "boia" (medicação) pode salvar do "afogamento" se os sintomas forem bem comprometedores, mas é a psicoterapia que ensina a "nadar" e evitar outros "afogamentos".
É interessante estar em terapia pra se olhar, se saber, se conscientizar de seus gatilhos, pra ter um olhar de fora que consiga, junto, sentir o que você sente, mas no caso do olhar de fora, sem se deixar levar pela confusão.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Existe alguma forma de prevenir a ansiedade? .
- O transtorno de ansiedade por doença é o mesmo que transtorno somatoforme?
- Como a ansiedade pode se relacionar com o comportamento disruptivo?
- Porque pessoas com ansiedade têm medo de morrer? .
- Além dos sintomas depressivos e ansiosos, agora, sinto medo de sair de casa sozinha. E, este último começou após a morte do meu pai, porém antes do falecimento dele saia normalmente de casa. Quero saber o por que isto aconteceu e o que devo fazer para reverter este quadro???? Já estou em tratamento psiquiátrico,…
- Como a Logoterapia ajuda no Transtorno Ansioso por Doença (TAD) ?
- Como o modelo transdiagnóstico se aplica a pacientes com diferentes Transtornos de Ansiedade como o Transtorno de ansiedade de doença (TAD) ?
- Qual é a relação entre Transtorno Ansioso por Doença e Logoterapia ?
- O que diferencia o medo da morte da tanatofobia? .
- O Transtorno de Ansiedade por Doença pode levar a outras condições?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.