Existem riscos irreparáveis do abuso de drogas no usuário ao longo do tempo ?

8 respostas
Existem riscos irreparáveis do abuso de drogas no usuário ao longo do tempo ?
Olá!! Com toda certeza sim!!
Existem transtornos mentais que são causados pelo uso de substâncias psicoativas (drogas). Esses transtornos são graves e irreversíveis. O recomendado é um tratamento o quanto antes para evitar a dependência. Os profissionais indicados para esses casos são Psicólogo e Psiquiatra ... também pode-se buscar o CAPS AD da sua região, eles possuem uma equipe especializada para atuar nesses casos.
Abraços Psicóloga Kelly Lima

Sem dúvida, lembre-se que estamos falando de substância química e a dosagem correta é ideal para que o organismo não seja prejudicado. O acompanhamento de um profissional é imprescindível.
É difícil responder sem saber qual seria a substância em questão, já que os efeitos do uso crônico dependem da droga e da pré-disposição biológica do usuário. Ainda assim, mesmo sem ter essa informação é possível generalizar que uso intenso e crônico de qualquer uma dessas substâncias pode levar a efeitos prejudiciais bem sérios, em alguns casos irreparáveis.
Boa tarde, tudo bem?
Lembrando que o uso abusivo de drogas está relacionado a um uso descontrolado - mesmo diante da tentativa de controle. Nós podemos fazer uso abusivo de várias substâncias - como o café, por exemplo. À depender da dose e tempo de uso há sim danos neuronais, físicos, psiquicos e interpessoais.
Acredito que, é necessário uma avaliação próxima para falar com certeza sobre os danos causados por determinada droga.
Eu acredito que todo dano é possível de ser tratado, diferentemente do que os colegas dizem.

Grande abraço, fico a disposição.
Com certeza há danos, tanto da saúde física, quanto saúde mental, visto que pessoas com pré disposição a esquizofrenia podem desencadear o transtorno a partir do uso destas substâncias
Sim, mas quanto antes começar o tratamento melhor, importante o acompanhamento médico para acompanhar a abstinencia e possiveis comorbidades devido o uso, a terapia tb é uma forte aliada nesse processo.
Att.
Eduardo
Sim. O dano pode diferenciar de qual substância estamos falando, mas sim o uso de drogas causa dano neurológico que não regride. Lógico que o tratamento quanto antes melhor, pois além dos danos neurológicos, os danos psicológicos são graves.
Sim. Além dos prejuízos diretos causados pelas substâncias. Há os prejuízos indiretos que podem ser causados por hábitos não saudáveis em função de displicência com a saúde.