Faço o uso do Cebrilin há anos, sofro de ansiedade e isso interfere bastante a minha vida. Não quero

3 respostas
Faço o uso do Cebrilin há anos, sofro de ansiedade e isso interfere bastante a minha vida. Não quero ser dependente desse remédio, já passei um mês sem tomá-lo e tive uma crise por isso. Quero aprender como ficar independente dele, não quero tomar para sempre.
Obrigada.
Olá, Carol!
Este tipo de medicação não causa dependência. Existem duas possibilidades para o que você sentiu ao retirar: ou a medicação foi retirada de forma abrupta e então você sentiu o efeito da retirada em si (o que se confunde e pode mesmo causar ansiedade em pacientes não bem orientados a respeito) ou haviam sintomas residuais não tratados, que talvez precisassem de ajuste da dose antes da retirada, ou necessidade de psicoterapia complementar para evitar novas crises/ te ensinar a lidar com sintomas de início de crise.
Apenas uma consulta com um psiquiatra conseguirá te auxilir a discernir o que ocorreu e como deve ser então traçado seu plano de tratamento, visando, sim, a retirada da medicação, mas talvez não em um primeiro momento.
Att, Dra. Lygia Merini.

Um grande problema na dinâmica dos pacientes é isso: "doutor, por quanto tempo vou usar as medicações?" Isso é uma das perguntas mais difíceis de responder na psiquiatria. Pois estamos vendo cada vez mais que os transtornos mentais tem um surgimento complexo - não bem definido o "causador". Não sabemos a etiologia da imensa parte deles - mas são alterações neuro-bioquímicas. Quem ou o que a causou? Entretanto está bem claro que o ambiente coopera com isso e muito também a genética do individuo. Ora, isso sendo verdade, não se pode definir que haverá retirada da medicação em tal data!! O que acontece é a confusão entre medicações que causam dependência (ex benzodiazepinicos) e as que não causam dependência (demais psicotrópicos).No seu caso, a subst paroxetina não causa dependência. Mas ao retirá-la mesmo lentamente, poderá ter novamente os sintomas ansiosos, pois você VOLTA A SER o que era antes!! As "causas" não foram resolvidas!!! E assim NÃO se pode falar em dependência do remédio.
Tentar identificar as causas da ansiedade pode ajudar a reduzir a dose da medicação ou até retirá-la, para isso o acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento. Além de atividade física regular que também contribui para melhora da ansiedade.
Porém, como dito pelos colegas essa medicação não causa dependência e vale refletir se permite melhora da qualidade de vida porque não seguir o tratamento sem a "angústia" de "quando vou parar a medicação?".

Atenciosamente,