Ficar pensando sempre nos mesmos assuntos, tipo obsessão ,pode ser doença mental?

9 respostas
Ficar pensando sempre nos mesmos assuntos, tipo obsessão ,pode ser doença mental?
"Doenças são palavras não ditas" Você já contou esses pensamentos para alguem? Isso atrapalha sua vida pessoal, afetiva, ou profisssional?
se sim, um profissional poderá ajudar

Pode ser desde um momento de vida, um conflito a ser resolvido, algo temporário.... mas pode ser uma doença psiquiátrica em evolução que pode piorar e se cronificar.
Obsessões estão muito relacionadas ao que chamados de transtorno obsessivo compulsivo, em que o indivíduo tem pensamentos ruins invasivos. Ele reconhece que não deveria estar pensando naquilo, mas mesmo assim pensa. Muitas vezes, existem uma compulsão para aliviar estes pensamentos: checar, limpar, analisar, contar, etc

procure ajuda médica e faça uma avaliação com um medico psiquiatra. Ele saberá se ha necessidade de tratamento e certamente fará ou lhe encaminhara para psicoterapia.
A terapia cognitivo comportamental tem boa aceitação para trabalhar estes sintomas.
Se isso está te incomodando e está te causando sofrimento é melhor procurar ajuda de um profissional. (Psicólogo ou Psiquiatra)
Para diagnosticar uma doença mental é necessário avaliar há quanto tempo você vem tendo os pensamentos e qual é a incidência deles. Também pode-se verificar se há algum comportamento compulsivo que vem acompanhando os pensamentos.

Procure um profissional para que essa avaliação seja realizada e você possa ser encaminhado a um melhor tratamento para seu caso.

Espero ter ajudado.
A constância desses pensamentos, que muitas vezes não temos controle, pode ser o principio de um adoecimento, por isso é importante uma avaliação com um profissional Médico ou Psicoterapeuta.

A Psicoterapia auxilia na busca do entendimento dos conflitos que originam esses pensamnetos, o que permite uma maior harmonia interior.

Abraços.
A chuva interminável de pensamentos, também conhecidas por obsessões. Ocorrem por haver uma grande carga energética no psiquismo do sujeito, podendo desencadear as compulsões (ações provenientes de tais ideias obsessivas), porém nem sempre são prejudiciais. Portanto, não seria aconselhável utilizar o termo "doença mental" para esta ou quaisquer outras adversidades, uma vez que, o sujeito pode estar muito bem adaptado a esses fenômenos. Quando tais ideias obsessivas realmente causam sofrimento ao sujeito, o paciente pode submeter-se ao processo de análise a fim de assimilar seu posicionamento em relação a tais pensamentos e, deste modo, buscar novas significações a esta adversidade.
Os pensamentos repetitivos e magicos infelizmente nem sempre dao prazer....Temos que pesquisar as causas e avaliar os sofrimentos associados a este pensar intermitente.
Representações conflituosas em determinado momento da vida podem gerar complexos pensamentos obsessivos e compulsivos. Falar a respeito já é um grande passo. Com a ajuda de um profissional poderá ir desvendando e aprendendo a lidar com seus pensamentos de forma mais consciente
e harmoniosa.
o ideal seria você buscar a orientação de um profissional qualificado, medico psiquiatra ou psicólogo. Difícil opinar sem mais informações.