Fiz a cirurgia das amígdalas e adenoide, dia 05/01/2019, e hoje dia 12/01/2019, aí sinto bastante do

6 respostas
Fiz a cirurgia das amígdalas e adenoide, dia 05/01/2019, e hoje dia 12/01/2019, aí sinto bastante dor no ouvido direito e já operei dele tbm, mas a operação do ouvido já faz 3 anos e agora que fiz das amígdalas está doendo bastante, quando vou engolir alguma coisa dói muito, oq fazer ? O pq dói tanto ?
Olá, obrigado por escrever. Comumente observamos dores irradiadas para as orelhas após uma cirurgia na garganta. Apesar disso, esse incômodo pode ter outras causas e você deve passar por uma avaliação especializada e ser reexaminada.
Agende uma consulta com seu otorrino de referência e tire essa dúvida de forma adequada.

Att
Dr. Bruno Rossini
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta otorrinolaringologia - R$ 380

É normal que ainda sinta dor pois a cirurgia ainda é recente.
A dor se dá nos ouvidos porque a inervação das amígdalas e dos ouvidos é a mesma.
Não acredito que haja relação entre a dor de agora (da cirurgia das amígdalas) e da sua cirurgia do ouvido realizada há 3 anos.
Força meu amigo, essa dor deve sumir nos próximos dias, ainda nesta semana. enquanto isso pode abusar dos analgésicos.
Abs!
Boa Noite! Quando se faz amigdalectomia é comum ocorrer otalgia reflexa (essa dor de ouvido referida), quando na verdade a origem da dor é de fato a garganta. A recuperação da amigdalectomia é de fato um pouco dolorosa, mas é muito importante entrar em contato com seu cirurgião para que recebas medicação adequada e avaliação precisa quanto a tua dor de ouvido. Boa recuperação!
Prezado internauta é frequente dor nos ouvidos após cirurgia de amidalectomia porque a musculatura da ganganta se incere na articulação têmporo-mandibular que está junto aos ouvidos. Mas para uma melhor avaliação procure seu otorrino.
A dor de ouvido, no seu caso, não se deve a problemas nos ouvidos e sim a irritação de nervos da área operada na garganta (orofaringe) que enviam ramos para os ouvidos, ocasionando o que se conhece como otalgia reflexa. Algumas pessoas a apresentam apenas de um lado e outras, dos dois lados, em graus variados, principalmente ao engolir (deglutir). É um quadro reversível após mais alguns dias do seu posoperatório e não significa nenhuma complicação. Recomendo-lhe ingerir alimentos frios ou gelados, evitando os que possam irritar ou aderir na região que está em cicatrização (bolachas e pães secos, por exemplo, devem ser evitados). O uso de analgésicos pode ser útil em casos mais intensos e devem ser prescritos pelo médico que o operou.
A dor de garganta e na ferida cirúrgica no pós operatório é esperada porém a mesma apresenta melhora gradativa com uso de dieta líquida e fria , analgésicos . Quando a dor no ouvido pode ser irradiada da ferida cirúrgica ou não. Existem inúmeras causas de dor de ouvido que podem ou não ter relação com a cirurgia. Dessa forma é fundamental que vc procure um otorrino para ser examinada .