Fiz a esplenectomia devido a um acidente de trânsito em 2012, devido a eu não ter o baço a minha imu

2 respostas
Fiz a esplenectomia devido a um acidente de trânsito em 2012, devido a eu não ter o baço a minha imunidade será mais baixa ou outro órgão faz o papel do baço. Tomo a vacina pneumo 23 de cinco em cinco anos.
A retirada do baço (esplenectomia) causa redução da eficiência da defesa do organismo, sendo necessário a tomada de vacinas contra alguns tipos de microrganismos (pneumococos), como Haemofilus influenza B e meningococo C, sendo necessário reforços vacinais a cada cinco anos. Após a cirurgia, a pessoa poderá levar uma vida normal, voltando a realizar as mesmas atividades de antes. As funções exercidas pelo baço aos poucos passam a ser realizadas por outros órgãos, principalmente pelo fígado. Recomenda-se manter o máximo de bons hábitos de saúde, que valem para qualquer pessoa (sono adequada, atividades físicas, alimentação balanceada, evitar cigarro e abuso de álcool) aliados ao acompanhamento médico de forma periódica.

Sim, após a esplenectomia (remoção do baço), a imunidade pode ficar comprometida devido ao papel importante que o baço desempenha no sistema imunológico. O baço é responsável por várias funções relacionadas à imunidade, incluindo o combate a infecções bacterianas encapsuladas.
Após a remoção do baço, o corpo ainda é capaz de se defender contra infecções, mas a resposta imunológica pode ser prejudicada, especialmente contra certos tipos de bactérias. Isso pode aumentar o risco de infecções graves, particularmente por bactérias encapsuladas, como Streptococcus pneumoniae.

Outros órgãos do sistema imunológico, como os gânglios linfáticos, a medula óssea e o fígado, podem assumir algumas das funções do baço e compensar parcialmente a perda. Por exemplo, o fígado pode assumir algumas das funções de filtragem de sangue que o baço realizava.

Apesar disso, é importante que as pessoas que passaram por uma esplenectomia tomem medidas para reduzir o risco de infecções, incluindo a vacinação adequada contra bactérias encapsuladas, a realização de terapia antibiótica profilática em certos casos e a adoção de medidas de higiene adequadas para evitar infecções. Além disso, é essencial que esteja ciente dos sinais e sintomas de infecção e busque tratamento médico imediato se apresentar algum sintoma.