Fiz sexo sem proteção segunda passada, porém tomo anticoncecional. Quanto tempo devo fazer o exame de gravidez depois que aconteceu?
Boa tarde esta pergunta você que que perguntar para sua ginecologista.
Obrigada

Prof. Suzana Valeska Alves
Prof. Suzana Valeska Alves
Psicólogo, Sexólogo
São Paulo
Seria importante saber se o anticoncepcional é de uso contínuo, se usa corretamente e não trocou recentemente, ou precisou tomar antibióticos (coisas que podem interferir na eficácia do método), mas o risco de gravidez com uso de anticoncepcional é de 0,01%, logo, não há necessidade de fazer exame de gravidez somente porque houve uma relação com ejaculação no canal vaginal.
Entretanto, a situação pode ter gerado ansiedade, seja por desejar uma gravidez ou por ter medo excessivo de engravidar. Sabe aquilo de ficar encucada, com pensamentos recorrentes a respeito, às vezes até comendo em excesso, então, precisa analisar o que é realmente, pois o risco maior nesse caso, se estiver assim, é o que esse medo ou desejo podem provocar em você.
Para desencargo, existem os exames de farmácia, mas precisa ter o atraso menstrual de 2 a 5 dias ou a opção do exame de sangue para beta-HCG, que o ginecologista pode prescrever. Deixo como reflexão para você o significado de uma gravidez nesse momento.

Olá, se você toma anticoncepcional regularmente, o risco é pouco provável. No entanto é necessário esperar a menstruação atrasar pelo menos uns 5 dias para fazer o exame de sangue ou o de farmácia para não ter risco de falso positivo e ficar mais ansiosa do que está. De qualquer forma nos postos de saúde é feito o exame de urina na hora, assim como exames de DST, que são doenças que pode pegar sem o uso do preservativo. Basta pedir no posto do seu bairro exame de Urgência para DST. Caso não tenha um parceiro fixo. Espero ter ajudado.

Todo aparato farmacológico está fora da alçada do psicólogo. A pergunta poderia ser como faço para ter filho? Gravidez com uso de tecnologia anticoncepcional é possível dentro dos erros estatísticos já que os métodos não são infalíveis. A questão é saber como está sua ansiedade em relação ao ato e às consequências possíveis. É preciso consultar um terapeuta regularmente para cuidar dos aspectos emocionais advindos do ato sexual.

 Verônica Ditiuk
Verônica Ditiuk
Psicólogo
Embu das Artes
Faça o teste de gravidez se a menstruação atrasar, e procure um ginecologista para esclarecer suas duvidas.

Uma consulta com um ginecologista é muito indicado, até para entender o período do seu ciclo menstrual em que a relação sexual aconteceu e lhe dar os devidos esclarecimentos. Quanto ao uso do anticoncepcional, se feito de forma adequada, certamente é um ponto positivo para evitar uma gravidez indesejada. Porém é muito importante fazer sexo com proteção, evitará risco de doenças transmissíveis e lhe fará sentir-se mais tranquila.

Se você não interrompeu os comprimidos e toma a mais de 1 mês, sem falhas é para estar protegida do risco de engravidar. Evite usar anticoncepcionais em forma de adesivos que podem apresentar falhas na proteção. Consulte também um ginecologista

Teoricamente, o uso de anticoncepcional impede a concepção (o próprio nome já sugere), no entanto, é importante fazer essa pergunta ao seu ginecologista, somente ele pode avaliar se o anticoncepcional que você está tomando é o mais adequado para você e suas expectativas.

 Cristine Segalotto
Cristine Segalotto
Psicólogo
Novo Hamburgo
Boa tarde

O correto é conversar como um ginecologista. Ele poderá lhe auxiliar corretamente quanto a sua duvida

Especialistas em Aplicação de testes e escalas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Aplicação de testes e escalas

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.