Fiz teste de bioimpedância hoje e meu percentual de gordura corporal deu bem alta, a balança pode er

5 respostas
Fiz teste de bioimpedância hoje e meu percentual de gordura corporal deu bem alta, a balança pode errar? Pergunta pq eu treino há mais de 1ano, faço cross, academia todos os dias (de seg a sexta) e muay thai 3 vezes na semana.. e apesar de ter "relaxado" esses últimos meses eu nunca sai literalmente da linha, não tomo refrigerante tem mais de 10 anos e raramente como massa.
No resultado minha IMC deu 34.7 eu sai tão triste da avaliação que até chorei de tristeza. Será que tô n fundo do poço assim? É realmente triste esse resultado
Sim! A bioimpedância não é 100% precisa e sempre há uma margem de erro. Aliado a isso existe uma questão de manutenção e calibragem do equipamento, se ela é antiga e o próprio preparo do paciente (não ingerir alimentos até 4 horas antes do exame e liquidos até 2 horas, não ter treinado no dia anterior, entre outros) todos esses pontos podem influenciar o resultado. Agora, existem vários outros parâmetros para avaliar a composição corporal e sua percepção sobre seu corpo é também muito importante e deve ser levada em consideração, e não só os números de uma balança. Caso precise de ajuda, fico à disposição!

Oi!

Não fique triste com o resultado da bioimpedância, ela sofre interferência de vários fatores: se está em jejum ou se comeu logo antes da avaliação, estado de hidratação (se está retido, se está desidratado), se estava usando algum metal na hora da avaliação, entre outros.

Pode ser que não tenham te informado o preparo correto para o exame. Além disso, tem algumas balanças que superestimam o percentual de gordura.

O ideal é que você faça avaliação física por outros métodos também - adipômetro e fita métrica, por exemplo - para uma avaliação mais completa.

E não esqueça que mais importante que a balança, é como você se sente no espelho.
Espero ter ajudado! Abraços
Existe um preparo específico para evitar interferência no momento da bioimpedância, como:
Estar em jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame.
Não consumir bebidas alcóolicas um dia antes do exame.
Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.
No dia anterior ao exame não realize atividade física intensa e não tome sauna.
Não estar em período menstrual (mullheres)
Não estar febril no dia do teste
Urine pelo menos 30 minutos antes da realização do exame
Agora você mencionou que o percentual de gordura esta alto e deu o valor de IMC, que são dados diferentes.
IMC é o índice de massa corporal, se valor é calculado pela divisão do seu peso pelo quadrado da sua altura.
Com a bioimpedância, é possível estimar como esse IMC está dividido, com a condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que percorre o corpo para obter dados sobre a resistência oferecida pelos tecidos dele.
Os tecidos com mais água e íons em sua composição, como o sangue e os músculos, apresentam menor resistência à corrente elétrica. Já os tecidos adiposos, ossos e pele oferecem mais resistência por não serem bons condutores de eletricidade, daí a composição corporal é dividida em:
massa magra (livre de gordura) — consiste em músculos, ossos e pele;
massa gorda — total de gordura, menos a massa magra.
Não sei como foi apresentado o resultado da sua bioimpedância para ter ficado triste, espero ter ajudado com a minha resposta! Qualquer dúvida estou a disposição!
Beijos da sua nutri Caroline Anholeto!
Boa tarde, tudo bem?

Quanto ao IMC, o resultado esta relacionado ao seu peso e altura, por ser uma conta não vai existir erro no resultado, mas é importante entender que dependendo da sua composição corporal o IMC não vai ser relevante. Isso significa que caso você tenha bastante massa muscular, é natural que o IMC esteja elevado, porém isso não indica obesidade, e é por isso que a bioimpedância, ou outros métodos de avaliação fisica que calculam a composição corporal são importantes, pois vão te dar uma dimensão mais apurada do seu corpo.

Quanto ao percentual de gordura corporal, podem sim ocorrerem vários erros. Eu ja trabalhei por exemplo no Smart Nutri, que é o serviço de bioimpedância e nutrição da Smart Fit, e nas balanças rotativas (aquelas que visitam as unidades de tempos em tempos) ocorriam muitos erros, chegamos a testar a mesma pessoa várias vezes seguidas, e cada resultado mudar de forma bem aguda, então se acredita que os valores podem estar errado, procure um profissional (educador fisico/nutricionista) para fazer uma nova avaliação.
Compreendo que a obtenção de resultados inesperados em avaliações como a bioimpedância pode ser frustrante e desanimadora. No entanto, é importante notar que a bioimpedância, apesar de ser uma ferramenta comum para medir a composição corporal, pode ter suas limitações e variações.

A bioimpedância mede a resistência que os tecidos do corpo oferecem à passagem de uma corrente elétrica. Ela estima a quantidade de água presente no corpo, que por sua vez é usada para calcular o percentual de gordura. Vários fatores podem influenciar os resultados, como a hidratação, a ingestão de alimentos, o nível de atividade física e até mesmo a precisão do equipamento.

Aqui estão algumas considerações a serem levadas em conta:

Hidratação: Se você estiver desidratado no momento da avaliação, isso pode afetar os resultados da bioimpedância. Certifique-se de estar bem hidratado antes de futuras medições.

Hora do Dia: O momento do dia em que a avaliação é realizada pode impactar os resultados, especialmente se você consumiu alimentos recentemente.

Outras Medidas: Além da bioimpedância, é interessante considerar outras medidas de saúde e composição corporal, como a circunferência da cintura, avaliação física com um profissional de saúde ou medidas de desempenho físico.

Avaliação Médica: Em alguns casos, pode ser útil consultar um profissional de saúde para uma avaliação mais completa da sua saúde, levando em consideração diversos fatores.

Lembre-se de que a saúde é um processo contínuo, e os números em uma avaliação não definem seu valor ou progresso. Se você tem preocupações específicas, considere discutir os resultados com um profissional de saúde, como um nutricionista, médico ou treinador, que pode fornecer orientações personalizadas com base em uma avaliação mais abrangente. Além disso, continue com o seu estilo de vida ativo e saudável, pois isso é valioso para o seu bem-estar geral.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!