Fiz uma avaliação neuropsicológica por ter dificuldade de aprendizagem,mas deu QIT 95 ,pelo método w

14 respostas
Fiz uma avaliação neuropsicológica por ter dificuldade de aprendizagem,mas deu QIT 95 ,pelo método wechsler...como explicar? Esse valor realmente é de uma inteligência normal? Esse valor está próximo demais ao QI baixo?
Boa tarde. QIT entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou na média. Neste tipo de avaliação é mensurada as seguintes inteligências: Lógica e Matemática, Espacial e Visual e Linguística e Verbal. È importante salientar a importância da inteligência emocional (mais destacadas pelas inteligências interpessoal e intrapessoal, descritas por Daniel Golemann) que não é mensurada neste tipo de avaliação. Espero que tenha ajudado!

Como psicóloga , vou explicar o resultado da avaliação neuropsicológica e o significado do QIT 95 de acordo com o método de Charles.
O QIT é uma medida de desempenho intelectual geral obtida por meio de testes de inteligência. O valor 95 no QIT indica que o indivíduo obteve uma pontuação dentro da média da população em geral.
Em relação à proximidade do valor de QIT 95 com um QI baixo, é necessário considerar que a classificação de QI é geralmente dividida em faixas amplas . Uma pontuação de QI abaixo de 70 é frequentemente considerada como indicação de deficiência intelectual, enquanto uma pontuação próxima de 100 está na faixa da média. Portanto o QIT 95 não está próximo de um QI baixo, mas sim na faixa de inteligência considerada dentro da média. É importante entender que o QI é apenas uma medida relativa e existem outros fatores que podem afetar o desempenho de aprendizagem de uma pessoa. Eu recomendo que você discuta os resultados com o especialista em neuropsicologia para obter uma avaliação mais completa e compreender como esses resultados se relacionam com suas dificuldades específicas de aprendizagem que vem enfrentando.
Espero ter ajudado com a explicação sobre o resultado da avaliação neuropsicológica e o significado do QIT 95.
Boa tarde! Os valores de referência sobre o QI são os seguintes:
Distribuição dos níveis de QI: QI muito superior (130 ou mais); QI superior (120-129); QI médio superior (110-119); QI médio (90-109); QI médio inferior (80-89); QI Inferior (70-79); QI muito inferior/deficiência intelectiva (69 ou inferior). No entanto é bem ressaltar que os valores do test não são uma fotografia precisa do seu estado mental ou nível intelectivo. Os valores mudam (não sempre significativamente) a segunda do estado mental da pessoa testada, mas também, do avaliador. É por isso que normalmente se faz uma bateria de tests, avaliando uma série de habilidades e depois, com resultados na mão, faz-se um follow up com o diretamente interessado, buscando mais informações para completar e compreender melhor o quadro. Espero ter ajudado
Como as colegas mencionaram acima, o QI de 95 está sim dentro da faixa média da população ( o índice quantitativo para deficiência Intelectual seria menor que 70, por ex.). Como vc foi nos outros testes da avaliação? No seu caso, o QI estando dentro da faixa média algum outro resultado da avaliação (parte cognitiva ou psicológica) deve melhor explicar as dificuldades de aprendizado que vc percebe no dia-a-dia.
Um QI (Quociente de Inteligência) de 95, obtido através do método Wechsler em uma avaliação neuropsicológica, é considerado dentro da média. A escala padrão de QI considera a média como 100, com um desvio padrão de 15 pontos. Isso significa que aproximadamente 68% da população tem um QI entre 85 e 115. Portanto, um QI de 95 está dentro dessa faixa e indica uma inteligência considerada normal.

É essencial notar que o QI é apenas uma medida da capacidade cognitiva geral de uma pessoa e não representa a totalidade de suas habilidades e talentos. Existem várias formas de inteligência e habilidades que não são avaliadas por um teste de QI. Portanto, uma avaliação de QI não deve ser interpretada como a única medida de alguém e não deve definir o valor ou as capacidades de uma pessoa.

Se você está preocupado com sua dificuldade de aprendizagem, é essencial conversar com um profissional de saúde especializado em neuropsicologia ou psicologia para uma avaliação completa. Eles podem identificar áreas específicas de força e fraqueza cognitiva, fornecer orientações adequadas e sugerir estratégias para lidar com desafios de aprendizado.

Além disso, é fundamental entender que um QI não está diretamente relacionado ao valor pessoal. Cada pessoa é única e traz consigo um conjunto diversificado de habilidades, experiências e contribuições para o mundo. Portanto, evite comparações e valorize sua singularidade e potencial em todas as áreas da vida.

O Quociente de Inteligência (QI) de 95 obtido através do método de Wechsler é considerada uma pontuação dentro da média da população. Além disso, é importante destacar que o QI é uma medida relativa de habilidades intelectuais em relação à média da população, e não é uma medida absoluta de inteligência global.

A escala de Wechsler, utilizada em avaliações neuropsicológicas, possui uma média de 100 e um desvio padrão de 15 pontos. Isso significa que a maioria das pessoas têm um QI que varia entre 85 e 115. Com um QI de 95, você está apenas um pouco abaixo da média, mas isso não implica em um QI baixo.

É importante lembrar que o QI é apenas uma medida de algumas habilidades intelectuais e não reflete todas as capacidades cognitivas de uma pessoa. Além disso, a avaliação neuropsicológica pode fornecer informações mais detalhadas sobre suas forças e fraquezas cognitivas, e os resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde qualificado.

Se você estiver preocupado com suas dificuldades de aprendizagem ou quiser entender melhor seus resultados, é recomendável conversar com o profissional que conduziu a avaliação. Eles poderão explicar os resultados de forma mais aprofundada e oferecer orientações adequadas para lidar com quaisquer desafios identificados.
Olá, como os colegas responderam, o seu QI está dentro da média. Para melhor compreender seu funcionamento cognitivo só o número do QI não é o suficiente, é importante considerar outros testes que possam medir também outras características importantes. Essa avaliação completa, com alguns testes pode "encontrar" o motivo desse valor de QI e relacionar com as suas dificuldades de aprendizagem. Lembrando que alguns transtornos que afetam o estado emocional como ansiedade e depressão podem alterar significativamente a aprendizagem e desempenho acadêmico.
Nem sempre a dificuldade de aprendizagem é por conta do Coeficiente de Inteligência. O especialista que lhe avaliou a partir dos testes, terá a investigação seguida de resultado bem esclarecedor para você.
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Sabemos que QIT no intervalo de 90 e 110 exprime inteligência normal/média e os campos avaliados são: Lógica, Matemática, Espacial, Visual, Linguística e Verbal.
Como está na média, penso na possibilidade de estar sofrendo de ansiedade, o que atrapalha muito no aprendizado, na maneira como administra o tempo e no desenvolvimento pessoal.
Caso queira falar mais sobre este assunto fico à disposição.
Olá! A dificuldade de aprendizagem não necessariamente está ligada a um QI abaixo da média. Pode acontecer até o contrário, de pessoas com alto QI terem dificuldade de aprendizagem (e isso não é raro!). Muitos outros fatores estão em jogo! Imagino que o profissional que está avaliando sua dificuldade de aprendizagem aplicou o teste como parte da avaliação geral, que deve fornecer um panorama mais amplo de como você funciona em diversas situações de aprendizagem. Fique tranquilo (a) com relação a este resultado específico e converse com o profissional que está conduzindo a avaliação para entender melhor o que está gerando a dificuldade.
Um QI de 95 obtidos através do método Wechsler é considerado dentro da faixa da inteligência média. Esse valor não está próximo do QI baixo, mas sim na faixa de normalidade. É importante lembrar que o QI é apenas uma medida das habilidades cognitivas avaliadas pelo teste, e outros fatores também influenciam o desempenho acadêmico e de aprendizagem. Conversar com o profissional que contribuiu para a avaliação ajudará a entender os melhores resultados e a desenvolver estratégias para lidar com quaisquer dificuldades específicas de aprendizagem.
Olá. O mais indicado é pedir feedback para quem fez a aplicação da avaliação com você. Vale lembrar que QI não necessariamente está ligado a dificuldade de aprendizagem. Abraço.
Boa tarde.
As escalas Weschsler são os testes considerados padrão ouro para avaliação de QI. O QI 95 está dentro da média para a população brasileira (media de 90 a 120). É importante ressaltar que dificuldade de aprendizagem não está diretamente ligada ao QI, para saber com precisão se tem algum transtorno de aprendizagem é importante passar por um processo de avaliação neuropsicologica completo.
Oiee, tudo bem? Sou Psicóloga e Neuropsicóloga, trabalho com crianças, adolescentes e adultos com dificuldade de aprendizagem, socialização, atenção e etc.

Quando você fala sobre o QI 95, é um QI dentro da média (a média atualmente é entre 90 e 109), isso mostra que em aspectos gerais você apresenta habilidades conforme a maior parte da população brasileira. Mas quando analisamos o teste de QI, temos outros índices que levamos em consideração pra observar quais são as facilidades e dificuldades daquela pessoa, e essa análise é feita junto com outros testes, além do teste de QI propriamente dito, como testes de atenção, memória, curva de aprendizagem, função executiva e etc. Você pode ter um QI na média e ter dificuldade de memória, por exemplo, e isso faz com que você tenha dificuldades para o processo de aprendizagem. Tem uma série de fatores que precisamos levar em consideração.

Bate um papo com a sua neuropsicóloga e busca entender o seu funcionamento cognitivo global, além do resultado em específico de QI.

E quanto a sua dificuldade de aprendizagem em si, busca por uma reabilitação neuropsicológica, vai te ajudar a melhorar funções cognitivas em déficit e conseguir criar novos caminhos cerebrais ou novas estratégias compensatórias pra lidar com essa dificuldade.

Qualquer coisa estou a disposição para conversarmos :)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!