Fiz uma colono(cm polipectomia)e o resultado foi lesao vegetante, ulcerada, friavel. A biopsia concluiu

3 respostas
Fiz uma colono(cm polipectomia)e o resultado foi lesao vegetante, ulcerada, friavel. A biopsia concluiu tecidos irregulares medindo em conjunto 0,8x0,5x0,2 cm =adenoma tuboloviloso com atipias acentuadas. A tomo havia informado lesao 6,6cm no colon sigmoide, com possivel displasia.Qual o tratamento?
Dra. Clarissa Alster Vicente
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
Primeiramente, é importante entender que, nesses casos, existe um tratamento com cirurgia e outro sem cirurgia. Tudo vai depender se o caso é avançado ou não. Casos avançados tem de ir para o oncologista. Casos precoces tem cura pela cirurgia mas o oncologista tem de ser visto depois também. Isso porque se linfonodos estiverem comprometidos daí precisará tratamento adjuvante também.
Entretanto, não fique triste se seu caso, dependendo dos seus exames, for avançado. Hoje com a pesquisa de mutações genéticas o importante é controlar o tumor. E isso faz toda a diferença. Consulte um cirurgião de aparelho digestivo experiente junto com um oncologista de confiança porque isso fará diferença em sua vida.
Agora, por outro lado, não tem como uma tomografia ver se uma lesão tem displasia ou não. Daí das duas uma: ou a sra/sr se confundiu ou a tomografia está errada. Isso porque displasia é diagnóstico anátomo-patológico e não tomográfico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Vila Velha
Geralmente é importantíssimo observar a margem da ressecção. Como se trata de um pólipo viloso, este é mais difícil de ser removido totalmente durante a colonoscopia. As atipias acentuadas podem sugerir uma lesão com progressão para lesão maligna. Consulte sei Cirurgião do Aparelho Digestivo, é fundamental. O tratamento pode requerer cirurgia.
Dr. Márcio Carmona Marques
Oncologista, Cirurgião geral, Cirurgião oncológico
São Paulo
Mesmo com o resultado da biópsia de adenoma (tumor benigno), muito provavelmente esta lesão trata-se de um adenocarcinoma (tumor maligno) pelas características descritas, e isto acontece porque a lesão pode ter áreas com componentes diferentes. O primeiro passo será realizar o estadiamento (exames complementares) adequado que será solicitado pelo médico cirurgião ou oncologista que fará o seu acompanhamento. Com estes exames saberemos se a doença está restrita ao intestino ou se já há outros focos (metástases). A doença restrita ao intestino deve ser tratada por cirurgia e sendo posteriormente avaliada a necessidade de complementar com quimioterapia. Por sua vez, quando já temos evidência de outros focos de doença o tratamento deve ser discutido em conjunto entre o cirurgião com experiência em casos oncológicos complexos e o oncologista clínico, pois hoje em dia, mesmo pacientes com tumores de intestino metastáticos ainda podem ser candidatos a cirurgia com intenção curativa.

Especialistas

Marcelo Tonus

Marcelo Tonus

Cirurgião geral

São José dos Campos

Nathália Guarnetti

Nathália Guarnetti

Cirurgião geral

São José do Rio Preto

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Bruna Biazi

Bruna Biazi

Coloproctologista

Erechim

Milena Agrizzi Bozi

Milena Agrizzi Bozi

Cirurgião geral

Macaé

Rodrigo Santin Rodrigues

Rodrigo Santin Rodrigues

Endoscopista, Cirurgião geral, Médico de tráfego

Juína

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 540 perguntas sobre Pólipos do intestino grosso (cólon e reto)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.