Fiz uma consulta com psicólogo, foi a primeira consulta. Estava contando alguns acontecimentos do me

17 respostas
Fiz uma consulta com psicólogo, foi a primeira consulta. Estava contando alguns acontecimentos do meu passado que julguei importante que a terapeuta soubesse para entender o que fez estar onde estou agora. A terapeuta me cortou no meio da minha fala e já fez uma análise sobre mim, foi dura nas palavras, disse que sou uma jovem com traços de adolescente, que ainda não sou adulta mas que logo eu me tornaria adulta e levaria a vida com maturidade, entre outras coisas. Quando terminou a consulta cai numa crise de choro porque nem sequer consegui terminar de dizer o que queria, me senti invalidade, impotente pois não senti empatia de alguém que confidenciei meus sentimentos. Essa atitudes da psicólogas são esperadas na primeira consulta?
Olá, espero que esteja bem.

Numa consulta com um/uma psicoterapeuta deve haver, dentre outras coisas, o acolhimento do paciente e a escuta livre de julgamentos - mesmo que em algum momento seja necessário que o profissional faça alguma interrupção (há situações e situações e em algumas isso pode ser justificado).

Caso você faça outra consulta com essa profissional, pode ser interessante comunicar como se sentiu e aí poderão alinhar expectativas e você poderá, também, perceber mais sobre como você se sente durante a sessão.

Espero ter ajudado!

Olá, geralmente isso não é uma atitude comum dos profissionais de nossa área. Se foi a primeira e única sessão, esse profissional não fez da maneira certa. No primeiro atendimento ainda não temos conteúdo “sólido” para trabalhar as questões do paciente, estamos no início e no processo de anamnese, onde precisamos saber com riqueza de detalhes a história do paciente e seus comportamentos do passado e presente. O posicionamento foi imaturo, o aconselhável é você não desistir da terapia e buscar iniciar um processo terapêutico com um profissional ético e que possa te escutar com clareza e comprometimento, para que assim depois com a profundidade necessária, ele(a) possa fazer os apontamentos precisos. Fico a disposição! Abraço.
Olá. Espero que esteja melhor. Uma pena que você não tenha tido boas experiências com a profissional anterior, a terapia precisa ser um espaço de acolhimento e escuta, é claro que em alguns momentos o psicólogo fará intervenções, mas é de grande importância que o profissional se atente ao manejo das interpretações para que não sejam julgamentos baseados em suas próprias crenças, questões e visões de mundo, pois o intuito principal é fazer com que o paciente consiga fazer elaborações a partir disso, mas é claro que isso acontecerá com o tempo, durante seu percurso de análise/terapia. Caso esteja disponível para uma nova tentativa me coloco á disposição.
Ola, vejo que voce ficou muito abalada com a abordagem da terapeuta, infelizmente cada profissional tem um estilo . Mas é uma boa oportunidade para voce confrontar ela e dizer o que gostou e o que não gostou, e principalmente o que deseja do processo. Não ha motivo pra voce ficar guardando isso, ela tem que saber receber, acolher e transformar isso em algo construtivo que tenha valor para seu processo. O lugar de sermão onde um fala e outro se cala é nas igrejas, não é mesmo? Não tenha receio de confrontar e dizer o que sentiu e o que pensou, afinal a sessão é sua , voce é quem da tempo para as coisas.
O paciente vem a sessão de terapia para poder ser escutado, validado e legitimado em seus sentimentos com relação ás situações da vida; no entanto, me ocorre, que essa psicóloga, que nem faço ideia de quem seja, estava afoita pra mostrar serviço e logo na primeira sessão não conseguiu esperar você terminar de falar, já começou a exercitar o “poder e a autoridade” de psicóloga sobre você.
Na realidade, parece, que ela projetou em você a imaturidade dela mesma quanto psicóloga, ou seja a imatura, era ela, e não você. Imagino o quanto essa experiência foi frustrante, depois de aguardar tanto tempo para ser escutada. Sinto muito por você:(
Um abraço,
Lea
Olá! Entendo que esse primeiro encontro com o psicólogo acaba sendo um momento decisivo para a permanência ou não na terapia. É importante, nesse sentido que, independente do estilo do profissional, você busque perceber como se percebe nesse ambiente - pois o setting ideal para cada um é aquele que lhe deixa confortável para dizer tudo o que lhe vem à cabeça - ainda que pontuações e conexões importantes precisem ser realizadas eventualmente. Além disso, caso seja possível, cabe lembrar que tudo aquilo que você sente pode ser falado dentro da sua própria análise, para que consiga ser trabalhado também. E assim, você e a terapeuta que escolha para caminhar ao seu lado aumentam a probabilidade de desenvolver um vínculo genuíno, confiável e forte. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. E espero ter ajudado!
Olá, espero que esteja bem. Essa conduta não é comum. Eu costumo acolher o paciente, em suas primeiras consultas, sem falar muito, apenas ouvindo e deixando que ele ou ela se escute , também. Alguns apontamentos são necessários, mas precisam ser feitos após o paciente se sentir confortável com o analista.
Olá! Uma primeira consulta é um momento delicado pois são dois desconhecidos que se encontram para falar sobre questões da vida pessoal do paciente. Tal situação pode gerar constrangimento e desconforto a quem procura o profissional. Pouco recomendável por parte do profissional dar retornos, pois está ouvindo pela primeira vez esta pessoa. Por outro lado, tu dizes que espera acolhimento e talvez o fato dela ter te cortado acaba por quebrar tua expectativa e acionado um desamparo. Será que, justamente teu sentimento e reação após esta sessão não tem a ver com a posição que se coloca diante do dos outros e que precisa ser olhada? De qualquer forma, siga buscando um espaço que se sinta à vontade para se expressar!
Não acho, realmente adequado, intervenções desta natureza nas primeiras entrevistas. Ainda nem houve tempo para o desenvolvimento um laço entre as partes. Sinto muito, espero que esteja melhor. @lysipsicologa
Você conta a história de um encontro Terapêutico mal sucedido. Revela que existem profissionais competentes e incompetente s. Uma das coisas mais importantes é a pessoa avaliar o profissional. Escolha bem.
Olá! Não. Quando alguém busca o tratamento, é porque está com dificuldades em lidar com seus sentimentos e os acontecimentos do dia a dia. Com certeza, não cabe a um profissional julgar nada e, muito menos, desconsiderar seu desabafo. Nossa escuta atenta já pode ser um acolhimento e deve ser isenta de interpretações pessoais.
Lamento pelo que passou. Não desista!
Fique à vontade para agendar uma sessão experimental.
Sinto muito que você tenha passado por isso. Existem diferentes formas de abordagem e recomendo se informar antes de passar com um profissional. Como exemplo a psicanálise é o lugar de fala do paciente, onde quanto menos o psicanalista interfere na fala do analisando, melhor! As questões da infância são extremamente importantes neste processo terapêutico, onde não cabe ao psicanalista nenhum tipo de julgamento ou enquadramento. Se quiser fazer uma sessão para conhecer o processo, estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Entendo que a sua primeira consulta com a psicóloga tenha sido uma experiência desconfortável para você, e isso é muito válido para discutir. É crucial que as sessões de terapia proporcionem um espaço seguro para compartilhar suas emoções e pensamentos sem sentir julgamento ou pressão. Cada terapeuta tem sua própria abordagem, e a análise precoce de sua situação pode não ter sido a melhor escolha nesse momento. O objetivo principal da terapia é criar um ambiente de confiança e empatia, onde você possa se expressar livremente e ser ouvida de forma respeitosa. Se você se sentiu invalidada ou não compreendida, é importante expressar esses sentimentos na próxima consulta ou considerar procurar outro profissional que esteja mais alinhado com suas necessidades. A relação terapêutica é um aspecto fundamental para o sucesso do processo, e é fundamental que você se sinta à vontade para compartilhar e trabalhar em seus desafios pessoais. Lembre-se de que é totalmente normal explorar diferentes terapeutas até encontrar alguém com quem você se sinta verdadeiramente confortável e que possa ajudá-la a atingir seus objetivos pessoais. Estou aqui para apoiá-la durante esse processo, então, se tiver mais perguntas ou precisar de orientações adicionais, não hesite em perguntar. Estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
O mínimo que você pode esperar de uma terapia é que seus sentimentos sejam validados e que você se sinta escutada. Como diz Shakespeare, "Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente!"
Olá!
Lamento muito pela sua experiência negativa com a sua psicóloga.
Por questões éticas, não temos como julgar os companheiros da profissão, já que não sabemos o motivo da profissional ter agido da forma como agiu. Mas, quebrando todo protocolo, eu quero dizer que essa não é uma atitude que nós, como profissionais da área da saúde mental, tomamos.
E você está certa em ter procurado uma profissional para ser acolhida. E aqui é o seu lugar de acolhimento.
No nosso set terapêutico o (a) paciente tem o seu tempo e a sua liberdade para expressar da forma como deseja expressar.
Nós somos os ouvido que ouvem os (as) pacientes, e estamos prontos para acolher.
Principalmente na psicanálise, nós não estamos preocupados em dar um diagnóstico. Nosso foco é a pessoa e estamos aqui para compreender o (a) paciente, ouvir sem julgar.
Apenas intervimos caso seja necessário. Podemos intervir com perguntas reflexivas e em raros casos, com algum comentário.
Para finalizar, eu quero te dizer que você tem o direito mudar de profissional quando desejar sem precisar dar nenhuma satisfação.
Sinta-se acolhida por todos os profissionais que aqui estamos te respondendo com a mesma visão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 300
Sinto muito ouvir que a sua primeira experiência com um psicólogo tenha sido desafiadora e causado desconforto. É compreensível que a empatia e a sensibilidade são aspectos fundamentais em uma relação terapêutica, especialmente durante a primeira consulta, quando se está compartilhando informações pessoais e vulneráveis.

Na terapia, é geralmente esperado que o terapeuta escute atentamente, ofereça um ambiente acolhedor e permita que o cliente compartilhe sua história de maneira completa antes de fazer análises ou intervenções. A atitude da terapeuta ao interromper você e oferecer interpretações de forma direta pode ter sido inesperada e impactante.

Nem todos os terapeutas têm a mesma abordagem, e o estilo terapêutico pode variar. No entanto, é crucial que você se sinta ouvida e respeitado durante as sessões. Se a experiência deixou você se sentindo invalidada e impotente, é importante considerar compartilhar essas preocupações na próxima sessão ou, se preferir, procurar outro profissional que possa oferecer uma abordagem mais alinhada com suas necessidades e expectativas.

A terapia é uma jornada pessoal, e encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável e compreendida é fundamental para o sucesso do processo terapêutico. Não hesite em expressar suas necessidades e expectativas, e lembre-se de que você tem o direito de escolher um terapeuta com o qual se sinta verdadeiramente conectada.
Depende.
A dificuldade de um profissional avaliar a competência de outro profissional através da fala de um paciente é enorme. Mas existe um critério muito bom que pode ajudar você a avaliar sua permanência ou não com essa profissional: se você quer continuar falando. Se você perdeu a vontade de falar com essa profissional, então chegou o momento de buscar um novo profissional.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!