Fui ao oftalmologista hoje fazer mapeamento de retina e o mesmo disse que não seria preciso dilatar a minha pupila pois eu tenho mais de 20 anos. Ele não diagnosticou nenhum problema, porém vejo manchas ao mexer rápido os olhos. Isso é normal? É o procedimento correto não dilatar a pupila?
Caro internauta, quando o paciente tem queixas de manchas ou moscas volantes esta constituí uma indicação formal para realizar mapeamento de retina (exame feito sempre sobre dilatação). O exame de mapeamento de retina e' realizado apos dilatar a pupila; só assim sera possível avaliar a periferia da sua retina e as vezes e' preciso realizar outros procedimentos auxiliares como identação escleral (para ver lesões em extrema periferia). Para fazer o teste de de visão e medir seu erro refrativo "grau" fica a critério do seu medico apos avaliar suas queixas realizar ou não exame com dilatação (finalidade de inibir o movimento de acomodação do cristalino).

Bem, dependendo da situação ou da queixa, até podemos abrir mão de dilatar a pupila.
Mas para checar grau na sua idade e fazer exame mais preciso de fundo de olho, como mapeamento de retina, é importante sim dilatar pupila. Pode até ser que você não tenha "grau" mas já que tem esta queixa de manchas na visão, é válido fazer exames mais detalhados para tentar esclarecer o motivo.

Especialistas em Descolamento de retina

Antonio Couto E Silva

Antonio Couto E Silva

Oftalmologista

Porto Alegre

Luciana Maniglia Ravagnani

Luciana Maniglia Ravagnani

Oftalmologista

Franca

Léo Müller

Léo Müller

Oftalmologista

Lages

André Carvalho de Barros

André Carvalho de Barros

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Fernando Roberte Zanetti

Fernando Roberte Zanetti

Oftalmologista

Vitória

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 409 perguntas sobre Descolamento de retina

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.