Fui diagnosticada com disbiose e fui instruída a evitar açúcar, glúten e lactose durante 2 meses, al

5 respostas
Fui diagnosticada com disbiose e fui instruída a evitar açúcar, glúten e lactose durante 2 meses, além de consumir probióticos e enzimas. Mas me esqueci de perguntar se posso ingerir leite de vaca sem lactose ou leite de soja.

Muito obrigada!
olá, sim! Preferível que use extratos vegetais,como leite de soja e amêndoas. Evite exposição ao leite de vaca, mesmo aqueles que possua "zero lactose" no rótulo. Espero ter contribuído, fico a sua disposição!

A disbiose intestinal é definida como o desequilíbrio da flora intestinal, entre os microorganismos benéficos e patogênicos, que resulta em uma situação desfavorável à saúde do indivíduo.
O leite de vaca possui lactose, que foi indicado a evitar ao máximo neste período. Evite também os produtos lacfree, hoje em dia temos leite de aveia, castanha de caju disponíveis.
Possivelmente pode o de soja, a não ser que tenha alguma intolerância alimentar em curso.
Sugiro também entrar em contato com o profissional que te passou as suas recomendações para perguntar sobre o leite de soja e o de vaca, pois ele (a) conhece todo seu histórico clínico e fica mais seguro, individualizado para você. Espero ter ajudado
Olá! A disbiose deve ser tratada a partir de mudanças na sua alimentação mas o glúten e lactose só devem ser evitados caso você tenha intolerância, caso contrário não há evidências que justifiquem a retirada deles. De forma geral o tratamento da disbiose é direcionado a inserção de uma alimentação baseada em alimentos in natura e pouco processados - todo o hortifruti e carnes - e de baixo consumo de ultraprocessados (alimentos prontos para o consumo e embalados, geralmente tem uma lista de ingredientes extensa). A disbiose será tratada a longo prazo se você conseguir fixar esses novos hábitos alimentares, pode contar comigo caso precise de ajuda neste processo.
Olá!
Primeiramente, é importante verificar qual foi o parâmetro utilizado para o diagnóstico. Se foi uma análise de sintomas ou se, de fato, foi uma análise laboratorial por exame de fezes.
Normalmente, disbiose não gera inflamações agudas a ponto de você precisar evitar açúcares, glúten e lactose de forma "abrupta", como seria no caso de síndromes intestinais. No mais, se você de fato sente desconforto no consumo destes alimentos (sendo, portanto, uma questão individual), o leite sem lactose é sim uma boa opção, assim como o leite de soja. Apenas se atente ao rótulo do leite de soja e veja se, naquele produto, há adição de sacarose, glicose ou glucose invertida. É normal confundir leite de soja com bebidas à base de soja, por isso a ressalva. Espero ter ajudado. @gabrielgsilva.nutri
Oi, espero que esteja bem. Se caso houver uma inflamação, é recomendado evitar gluten e lacteos de forma geral, por um tempo. Pois quando se fala em disbiose, se fala em desequilibrio, no seu caso gastrointestinal, mas sempre há uma causa. Pode haver desde um simples desconforto a uma patologia em si. No caso do leite, pode ser "leite" vegetal, não tem somente de soja, mas tem de coco, arroz. @nutri.vivian_lima