Fui diagnosticado com depressão e estou sentindo a memória um pouco mais fraca, o raciocínio e a con

14 respostas
Fui diagnosticado com depressão e estou sentindo a memória um pouco mais fraca, o raciocínio e a concentração um pouco mais lentos, além da dificuldade de estruturar as frases, é normal isso acontecer?
Sim, são as fases da doença. Fazendo o tratamento medicamentoso associado a psicoterapia, assim que você estiver melhor todas as suas funções cognitivas volta a ser como era antes, sem nenhum prejuízo.

Sim!!! Memória, concentração e raciocínio precisam de energia para funcionarem de forma efetiva!!! A Depressão é uma doença que suga essa energia e os medicamentos para combater a depressão também podem afetar essas funções! Portanto é fundamental um tratamento continuo com medicação para você abrandar os sintomas da depressão e fazer uma psicoterapia para descobrir e solucionar as causas dessa depressão!!! Estou a disposição se precisar faço atendimento on line por whats up ou skipe!!!
Os sintomas relatados são pertinentes ao quadro depressivo. Importante que seja acompanhado por médico especialista para uso de medicamento específico e psicoterapia para trabalhar as questões emocionais.
Olá. Diante do diagnóstico e sintomas apresentados, os mesmos podem ocorrer durante o quadro, na qual foi citado alterações cognitivas; tais como, déficit de atenção e concentração e alteração de memória. E para este indicamos que procure ajuda de um profissional psicólogo que, se necessário, estará encaminhando para acompanhamento medicamentoso psiquiátrico. Sendo assim, me coloco a disposição para maiores informações e possível agendamento de consulta, tanto presencial quanto atendimento online. Abraços.
Olá, os sintomas que você tem apresentado fazem parte do quadro clínico de depressão.

Para melhorar esses sintomas, você deve fazer o uso da medicação que seu médico prescreveu e também procurar um psicólogo para realizar psicoterapia.

Ao contrário de outras doenças a depressão possui uma combinação de fatores para o seu desenvolvimento, esses fatores possuem origem fisiológica, psicológica e muitas vezes sociais. Por isso o tratamento deve ser realizado por mais de um profissional.

O médico cuidará da parte orgânica te receitando um anti-depressivo que atuará no seu cérebro liberando dopamina. A dopamina é um neurotransmissor responsável por um bom funcionamento cerebral.

Já o psicólogo atuará na parte psicológica. Ele é o profissional responsável para ajudar você a desenvolver auto-conhecimento, trabalhar questões emocionais, criar estratégias para lidar com seus problemas e a auxiliar você na construção de uma vida mais autônoma e com significados que lhe sejam importantes.
Sim. Estes são sintomas que podem estar relacionados ao quadro depressivo.
Todos esses sintomas são associados a depressão, assim que se fortalecer e voltar a se sentir melhor, voltará à sua normalidade. Procure ajuda com um psiquiatra para se certificar se precisa alguma ajuda medicamentosa e o auxílio de um psicólogo, que poderá lhe auxiliar nos requisitos emocionais.
Uma pergunta importante: você tinha esses sintomas antes do diagnóstico?

Em caso afirmativo, após o diagnóstico você percebeu diferença nesses sintomas que descreveu?

Consulte algum psicólogo da sua confiança para falar sobre isso.
Sim ,isto pode acontecer . Se estiver fazendo uso de medicamentos antidepressivos, relate estes sintomas ao seu médico , ele saberá adequar as doses do medicamento.Procure também um tratamento psicológico com profissional de sua confiança , para que você possa conhecer quais fatores , situações, lembranças de acontecimentos de sua história de vida estariam relacionados com o aparecimento da depressão , você aprenderá formas diferentes de lidar. Fazer atividade física, ter boa alimentação sem radicais livres, retornar a fazer coisas que gostava. Abraços
Sim. Essa diminuição pode ocorrer durante os sintomas da doença, onde foi citado as alterações cognitivas; memória, raciocínio e concentração, necessitam de energia para funcionarem de forma adequada. O ideal é que o tratamento seja multidisciplinar para um resultado mais efetivo.
Olá! Tudo bem? Existem estudos que mostram a relação entre alterações de humor e disfunções cognitivas diversas, incluindo queixas relacionadas com a memória. Ressalta-se que a relação entre humor e cognição é complexa e de mão dupla. Todavia, espera-se que com a melhora do humor grande parte das dificuldades cognitivas diminua. Para se ter uma comparação objetiva pode ser útil uma avaliação neuropsicológica de modo a: 1- identificar as alterações: 2- propor alvos terapêuticos e 3- monitorar a progressão do tratamento. Não deixe de se tratar de forma adequada, isso é muito importante! Cordial abraço e à disposição.
sempre bom participar das perguntas, acrescento que um bom profissional sera sempre útil para tirar suas dúvidas, a questão farmacológica e uso faz parte da Medicina, nunca tire conclusões sem passar pelo especialista. A questão comportamental indico uma avaliação cognitiva com bateria de testes e procedimentos neuropsicológicos e análise do caso.
Olá, a depressão pode sim desencadear algumas mudanças biológicas que afetam seu comportamento. Entretanto, não existem regras, é muito importante que você busque um profissional que olhe para a singularidade e particularidade do seu caso, que você tenha um espaço para falar sobre suas queixas, questões, angústias, desejos... enfim, que alguém possa escutar o que você tem a dizer através de sua história, para que você consiga até elaborar qual o lugar deste sintoma em sua vida. O sintoma é uma resposta à algo que está por detrás, torna-se essencial ir além dele e entender o que te toca e te marca.
Olá!
Esses sintomas são comuns durante um episódio depressivo e podem melhorar ao longo do tratamento com medicação e terapia. É muito importante acompanhamento psiquiátrico regular para descartar outras causas para esses prejuízos e avaliar adequação da medicação.
Att,