Boa noite! Faço uso do pondera 20 mg , há uns 3 meses , e gostaria de saber se essa medicação pode i

3 respostas
Boa noite! Faço uso do pondera 20 mg , há uns 3 meses , e gostaria de saber se essa medicação pode interromper o ciclo menstrual? Minha última menstruação foi 17 de fevereiro e até agora nada.
Olá. Não é esperado que a Paroxetina (Pondera) interrompa o ciclo menstrual, apesar do ciclo feminino ser bastante sensível a alterações emocionais e poder, em alguns casos, sofrer interferência das medicações utilizadas. A primeira prioridade seria excluir a possibilidade de uma gestação, mas caso o atraso persista, poderia ser avaliado junto ao médico psiquiatra a possibilidade de uma suspensão temporária ou troca da Paroxetina para certificar-se da sua interferência ou não no ciclo menstrual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Pondera (paroxetina) não costuma causar interrupção do ciclo menstrual de forma direta, mas pode influenciar o equilíbrio hormonal e, em alguns casos, levar a alterações no ciclo, como atrasos ou irregularidades.

O estresse, mudanças emocionais e outros fatores, como variações no peso e uso de outros medicamentos, também podem afetar a menstruação. Como seu atraso já dura mais de um mês, é recomendável descartar outras causas, como gravidez ou alterações hormonais, e conversar com seu médico ou ginecologista para avaliar melhor a situação.
O uso de paroxetina, que é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) e geralmente indicado para o tratamento de depressão, ansiedade e transtornos obsessivo-compulsivos (TOC), pode sim ter efeitos sobre o ciclo menstrual, embora isso não seja tão comum. A paroxetina afeta os níveis de serotonina no cérebro, e essa alteração química pode, em algumas pessoas, influenciar o equilíbrio hormonal e o ciclo menstrual.
Embora a paroxetina possa, em alguns casos, afetar o ciclo menstrual e causar atrasos ou alterações, não é uma causa comum, mas pode acontecer. O mais importante é monitorar o ciclo e procurar orientação médica para garantir que a medicação seja a mais adequada para você e que qualquer alteração menstrual significativa seja abordada.

Especialistas

Carla Ribeiro de Queiroz

Carla Ribeiro de Queiroz

Psicólogo, Psicanalista

São José dos Campos

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.