Fui diagnosticado com refluxo. Certo dia eu fiquei produzindo e engolindo saliva, pois estava sentin

32 respostas
Fui diagnosticado com refluxo. Certo dia eu fiquei produzindo e engolindo saliva, pois estava sentindo um bolo na garganta. Depois disso parece que desenvolvi uma compulsão de produzir saliva e engolir. Não consigo mais parar sempre fico pensando nisso. A quem devo procurar? Existe diagnóstico?
Bom dia, pode ser que você está desenvolvendo crise de panico, sugiro que procure ajuda psicológica quanto antes para que não se instale o transtorno porque pode ser mais difícil de se livrar. Procure alguém que trabalha com EMDR ou Brainspotting, neste período que quase todos estamos atendendo online é mais fácil encontrar. Se precisar saber mais pode entrar em contato.

Olá, boa tarde! Sugiro que nesse caso busque o acompanhamento de um profissional da psicologia, para que juntos possam entender melhor a situação e, caso seja confirmada a hipótese de comportamento compulsivo ou outro diagnóstico, deem início a um tratamento psicológico no sentido de compreender e trabalhar a causa desse sintoma. Espero ter ajudado! Att. Carolina
O importante é buscar um psicólogo, que possa analisar e orientar de forma adequada, para descobrir o que se passa, e assim começar o tratamento o quanto antes com psicoterapia e se necessário com um nutricionista também acompanhando.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa noite, acredito que você deva procura um médico Gastro e explicar os sintomas que vem sentido e verificar se há algum tipo de alteração no seu organismo. Após essa análise, você deve procurar um psicólogo e levar o novo diagnóstico, somente assim poderemos com eficácia, investigar os sintomas emocionais e somaticos
( compulsão) que você pode estar desenvolvendo.
Oi,
Já fez algum exame?
O ideal é descartar inicialmente causa orgânica.
Pode fazer entrevistas preliminares com psicólogos e/ou psicanalista para conhecer melhor os sintomas e analisar se tem relação com o psiquismo.
Boa noite! o refluxo requer um diagnóstico e dependendo dos sintomas e que são variados, um tratamento medicamentoso ou uma reeducação alimentar. Grande parte das doenças tem de alguma forma um fundo emocional e o aparelho digestório e muitas vezes afetado. Vale a pena verificar com um profissional gastro se o aumento de saliva tem haver com o refluxo.Me parece que você mesmo observou que trata de compulsão e neste caso a busca de um psicólogo para compreender todo o contexto e numa escuta empática e criteriosa possa contribuir baseado e focado no conteúdo trazido ,traçar a melhor forma de minimizar os sintomas e atentando para o caso que denota multifatoriedade.
Boa noite! O mais sensato é vc procurar um gastro para fazer uma nova avaliação detalhada e depois disso, procurar ajuda de um psicólogo para traçar um tratamento adequado dentro da Terapia Cognitiva Comportamental para minimizar os sintomas.
Olá! Há duas causas para o seu problema. Uma delas é de natureza física, provocada pelo refluxo. Neste caso, você vai precisar tratar isso com um gastro. Outra causa é psicológica. Você está desenvolvendo algum tipo de fixação da sua atenção ao que acontece na sua garganta, gerando ansiedade e um comportamento repetitivo para se livrar do desconforto. Neste caso, precisa tratar com um psicólogo.
Boa noite!! Minha sugestão é que você primeiramente procure um gastro para avaliar se existe causa orgânica. Se for descartado causa orgânica, ele mesmo te encaminhará a um psicólogo, se for o caso.
Olá! Nesta situação é importante continuar o tratamento com o gastro de confiança e também buscar apoio psicológico. Sugiro a abordagem comportamental, por ter uma variedade de técnicas pontuais para te ajudar neste momento. O refluxo por si só, geralmente está associado a ansiedade. Além disso, seus sintomas e, o modo como os descreve pode caracterizar alto nível de ansiedade. Espero ter contribuído. Se cuide!
Bom Dia! É um trabalho multidisciplinar, a opinião médica é necessária. Entretanto, parece configurar uma compulsão devido ao início de um estímulo eliciar uma resposta. O trabalho terapêutico com Psicólogo Comportamental ou Cognitivo Comportamental seria bom para traçar estratégias para a intervenção.
Bom dia tudo bem ?
Você pode estar desenvolvendo algum transtorno de ansiedade ou pânico, o caso precisa ser acompanhado com um profissional de psicologia, para que possa entender melhor a situação.
Sou psicóloga e fico a disposição para atendimento, entre em contato para agendar uma sessão.
Instagram psico_brunaalexia
Olá o ideal é buscar uma avaliação médica em conjunto com o psicólogo!

Olá! Sugiro que você procure primeiramente um gastroenterologista para avaliar se essa produção de saliva tem causa orgânica. Descartadas as causas orgânicas você deve procurar acompanhamento psicológico para tratar as causas desses sintoma que você descreveu. Boa parte dos problemas gastrointestinais tem relação com problemas emocionais.
Pelo seu relato, me parece um comportamento adquirido por conta da repetição, se for o caso, você deve procurar um psicólogo na área de análise do comportamento aplicada para entrar com recursos a fim de eliminar esse comportamento.
Procure um gastro para verificar se existe alguma gastrite erosiva que provoca esse refluxo. Endoscopia, e exame a alergia a lactose ou frutose. Após esses resultados conseguimos demandar se é funcionamento apenas psicológico ou alérgico.
Olá! A hipersalivação pode acontecer em função do refluxo. Procure novamente seu médico e questione sobre esse sintoma que você observa. Talvez compreender o mecanismo que está levando a essa maior produção de saliva, já diminua seu nível de preocupação. Caso o médico descarte causas orgânicas, procure um psicólogo, que pode lhe ajudar a entender melhor o conteúdo da sua ansiedade e preocupação em relação a isso e encontrar estratégias para diminuir seu desconforto.
Algumas perguntas me vieram ao ler o seu relato: o que está difícil para ele digerir? O que estava acontecendo na sua vida quando o refluxo começou? Como é pra ele lidar com o medo e a raiva?
Eu começaria por essas perguntas. Procure refletir sobre elas e perceba se fazem sentido ou se iluminam o caminho para que encontre as respostas.
Abraços,
Renata
Olá. Primeiro, é importante saber que produzir saliva e engolir é um processo natural do nosso corpo, pois sempre nossa boca está produzindo saliva. Parece que, de um tempo para cá, você está bem mais atenta a isso, fora a sensação de bolo na garganta, que pode indicar preocupação e ansiedade, que também pode causar refluxo. Como você se sente nesse momento? O que significa para você ter esse bolo na garganta? Se faça essas perguntas, e lembre-se que você sempre pode procurar um psicólogo para te ajudar nessas reflexões. Fique bem.
Bom. O caso teria que ser melhor avaliado para que fosse possível fechar um diagnóstico, e se necessário. É importante observar quando tudo isso começou, quais os gatilhos que fazem você ter esse comportamento, enfim, é delicado levantar hipóteses fechadas. Recomendo que você inicie um processo com um Psicólogo (a). Este verificará o que pode estar acontecendo e caso necessário, fará outros encaminhamentos. Fique bem e boa sorte!
Olá, o processo de produção de saliva e engolir é natural do nosso organismo. Porém, se em grande frequência e intensidade acelerada, pode-se ter relações com algum tipo de trauma inconsciente. Mas se não, sugiro um gastro.
Olá, como você teve um diagnóstico de refluxo, sugiro que procure um médico gastro para verificar tratamento medicamentoso. Em paralelo, buscar tratamento de um psicólogo que atue nos seus sistema emocional, para buscar a estabilização do problema.
Boa tarde, entendo que inicialmente é necessário você procurar um gastro, para avaliar o desconforto clínico, verificar se há alguma implicação gastrointestinal. Mas, diante do seu relato, acho interessante que também procure um profissional da psicologia, pois você disse que havia a sensação de" bolo na garganta", talvez tenha algo te incomodando e que não esteja sendo bem digerido, ou seja, pode estar relacionado com alguma causa emocional também. Tente observar se esses sintomas surgiram após algum aborrecimento, conflito ou algo do tipo. Espero, que tenha ajudado um pouco e não deixe de procurar profissionais que possam de auxiliar nesse momento.
Oi! Sugiro que procure um médico e faça exames para afastar a possibilidade de algum problema orgânico. Eliminando tal possibilidade, aí sim, busque um profissional da psicologia de sua confiança para ajudá-lo. Pode ser sim, um sintoma somático e nesse caso, uma psicoterapia o ajudará bastante no desdobramento da analise, ofertando o resultado que tanto espera.
Boa tarde! Você deveria procurar uma ajuda psicológica, para poder descobrir o que está desencadeando esse seu problema. A ansiedade na maioria das vezes apresenta esses sintomas.
A salivação é uma resposta do sistema nervoso autônomo, sendo assim, não acontece de forma voluntária. Acredito que no seu caso, houve o direcionamento da atenção ao processo de salivação e deglutição. Possíveis alterações na produção da saliva, pode estar relacionado a disfunções neurológicas ou a efeitos colaterais por medicamentos. Caso tenha dúvidas a respeito da sua condição, faça uma avaliação com o médico neurologista e recomendo acompanhamento psicológico para trabalhar esses pensamentos recorrentes.
Nessa situação é recomendável procurar um profissional de saúde mental, psicólogo. Aprofundar o diagnóstico com um médico especialista. No caso de pensamentos recorrentes há um processo ansiogenico que precisa ser melhor verificado com a psicologia e dentro do diagnóstico tratar.
Olá, como vai? Pela sua descrição, você tem o diagnóstico de refluxo; contudo, é preciso pensar nos novos sintomas que se aliaram ao diagnóstico inicial. Como está vivendo no momento? Alguma situação nova? Algum desconforto, preocupação ou descontentamento? Alguma expectativa nova, que esteja trazendo ansiedade? Sugiro que não descarte o fator orgânico; mas, que aliado a isso, procure ajuda psicológica, para que possa melhor compreender suas experiências do momento e chegar a uma resposta.
À disposição.
Zeína
Olá! Na grande maioria das vezes, as patologias são de fundo emocional. Um evento acontece, e a pessoa não consegue lidar com aquilo e passa a desencadear alguma disfunção, como válvula de escape do Psiquismo. Acredito que uma investigação Psicoterápica associada a exercícios de PNL (Programação Neuro Linguística), possa ajudá-lo. Estou à disposição.
Acredito que você deva procura um médico Gastro e explicar os sintomas que vem sentido e verificar se há algum tipo de alteração no seu organismo.
Olá! O ideal é descartar inicialmente causa orgânica, e descartar problemas físicos e após caso os sintomas permaneça procurar acompanhamento psicológico. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Sua condição pode estar associada a várias questões, minha orientação é fazer um tratamento multidisciplinar com gastro, nutricionista e psicólogo. Abraço