Fui numa festa e fiquei com chiado nos ouvidos. Antes de ir para a festa, limpei meus ouvidos com cotonete.

4 respostas
Fui numa festa e fiquei com chiado nos ouvidos. Antes de ir para a festa, limpei meus ouvidos com cotonete. Na festa fiquei perto da caixa de som. Minhas colegas também ficaram com chiado, mas passou. Já o meu não. Ainda continuo com esse chiado. Sinto que o meu ouvido está meio que entupido. Devo-me preocupar?
Prezado paciente-internauta,

A exposição crônica / contínua ou aguda / eventual ao ruído sempre produz algum prejuízo ao sistema auditivo.

O grau em que isso ocorrerá dependerá da intensidade e do tempo da exposição e de fatores individuais / pré-disposição.

A despeito de advogarmos pelo não uso de hastes flexíveis dentro do canal do ouvido, em geral, se não ouve nenhum acidente prévio à este nível, não vejo relação desta manipulação com o seu maior incômodo em relação às suas colegas, à menos que estejas com cerume impactado.

Procure seu otorrino e não se exponha à ruídos!

São duas possibilidades mais prováveis:
1- Você empurrou a "rolha" de cera para dentro do conduto auditivo e por isto está com zumbido
2- Você sofreu um trauma acústico pelo som excessivamente alto.
Existem outras hipóteses mais raras, mas de qualquer forma é preciso que um profissional lhe examine para se identificar o problema e programar uma solução.
Um grande abraço
Caro paciente,
Como persiste os zumbidos, é indicado procurar um Otorrino que irá avaliá-lo e assim estará apto a lhe informar sobre a razão desta persistência e tratá-lo. Até lá, afaste-se de toda forma de ruído. Quanto a possibilidade de cerumen, não me parece a razão, haja vista não ter apresentado nenhum sintoma ao manipular as orelhas com as hastes. Isto também será visto pelo colega na consulta.
Boa recuperação.
A exposiçao ao ruído pode gerar alguns problemas aos ouvidos como perda de audiçao ou zumbido. Este podem ser temporario ou nao, vai depender do tempo de exposicao e intensidade do som. Quanto ao uso de cotonete nao é indicado o seu uso, pois se houver acúmulo de cerume este pode ser empurrado para dentro do conduto auditivo externo e gerar zumbido, diminuicao da audicao e dor nos ouvidos. Procure um otorrinolaringologista para melhor avaliar a sua causa do zumbido.