Gagueira está relacionada a ansiedade? Sempre gaguejo e esqueço as palavras quando preciso falar em

12 respostas
Gagueira está relacionada a ansiedade? Sempre gaguejo e esqueço as palavras quando preciso falar em público. Preciso ir ao fonoaudiólogo?
Sim, o fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a fluência de fala. A ansiedade é às situações de stress podem piorar a gagueira, mas o treino de respiração, articulação e coordenação fono-respiratória será conseguida com treino e exercícios propostos pelo fonoaudiólogo.

Boa noite. O método ideal de tratamento da gagueira é a abordagem multidisciplinar. Enquanto o fonoaudiólogo proporá os treinos e exercícios de sua competência, um psicólogo deverá cuidar das questões de ajustamento social e emocional, trabalhando a ansiedade e aumentando sua auto-confiança. Abraços e boa sorte!
A gagueira pode estar relacionado a problemas de origem emocional e a ansiedade pode ser um desses fatores, recomendo uma avaliação psicológica para maiores esclarecimentos. Á disposição, abraços
Gagueira é de origem etiológica associado a questões hereditárias, a frequente preocupação com a comunicação e o medo em apresentar o episódio pode agravar..Desta forma, o ideal seria fonoterapia, acompanhamento psicoterápico e se necessario medicamentoso. neste caso acompanhamento com especialista neurologista.
Se você apresenta essa dificuldade ao falar em público seria muito importante você consultar com um Fonoaudiólogo para que ele possa te ajudar a lidar com isso.
Após uma boa avaliação do seu caso ele poderá fazer seus encaminhamentos necessários (psicólogo ...) e aí sim iniciar o trabalho com bons treinos de respiração, articulação, dentre outros propostos pelo seu fonoaudiólogo.
Fico a disposição.
Att.,
Patrícia Zacharias
O fonoaudiólogo e o psicólogo são profissionais essenciais para o tratamento da gagueira. É muito frequente a presença de fatores emocionais tanto na origem da gagueira, como nas repercussões sociais e de auto estima que a gagueira pode ocasionar.
Complementando a fala dos colegas, com a terapia fonoaudiológica e psicológica você terá mais efetividade na fluência da fala e no lidar com a ansiedade,
tendo assim um prognóstico.
Um psicólogo poderá lhe auxiliar nas questões psicológicas envolvidas na gagueira, por exemplo, a ansiedade. O/A fonoaudiólogo/a te ajudará na parte motora/articulatória da linguagem. Um/a profissional da psicologia com especialidade em hipnose poderá manejar de forma bastante razoável o seu caso. Há tratamento e você não está só nessa dificuldade! Boa sorte!
Sim é muito provável que tenha relação com algum estado ansioso. Porém é de suma importância a avaliação de um profissional habilitado. A gagueira ou disfluência como também é chamada, pode mascarar outras patologias. Funções neuronais e emocionais podem e devem ser avaliadas.
Olá !! Se você sente essas dificuldades somente em situação de Falar em Público, pode ser uma disfluência momentânea devido à ansiedade . É importante uma avaliação Fonoaudiológica melhor orientá-lo .
Para que se fale em Gagueira é necessário avaliação fonoaudiológica específica. Quando se tratar mesmo de Gagueira, ela irá acontecer em situações do dia a dia, não somente no momento de uma apresentação em público. É comum que qualquer pessoa apresente disfluência (ou seja, falta de fluência na fala) em situações estressantes e desafiadoras. insegurança, timidez, falta de preparo e diversas outras questões de natureza emocional podem afetar o desempenho do orador. Acompanhamento psicológico frequentemente é indicado para que o paciente aprenda a lidar com os conflitos e sentimentos envolvidos. Em qualquer caso é possível adquirir o controle,da disfluência e a pessoa se tornar um comunicador eficaz.
A gagueira pode estar relacionado a problemas de origem emocional e a ansiedade pode ser um desses fatores, recomendo uma avaliação psicológica para maiores esclarecimentos.