Glifagem de 500 faz almentar a pressão arterial e da queda de cabelo

2 respostas
Glifagem de 500 faz aumentar a pressão arterial e da queda de cabelo?
Olá, a metformina tem como principais efeitos colaterais diarreia, flatulência, náuseas e vômitos. A metformina de liberação prolongada (glifage) reduz estes efeitos. O aumento da pressão arterial e a queda de cabelo não são sintomas usualmente atribuídos a metformina.

Sua pergunta aborda preocupações comuns entre pacientes que utilizam medicamentos para controle do diabetes, como o Glifage, que contém metformina. A metformina é amplamente prescrita para o tratamento do diabetes tipo 2, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue. É interessante notar como, na medicina integrativa, a compreensão dos efeitos colaterais de um medicamento se estende para além da sua ação principal, considerando o impacto no organismo como um todo.

Quanto à sua pergunta sobre o aumento da pressão arterial e a queda de cabelo como possíveis efeitos colaterais do Glifage, é importante esclarecer que, tradicionalmente, a metformina não é conhecida por causar aumento direto na pressão arterial. Na verdade, ao melhorar o controle glicêmico, pode indiretamente contribuir para a saúde cardiovascular e, potencialmente, para a estabilidade da pressão arterial. No entanto, cada indivíduo pode reagir de maneira diferente a um medicamento, e experiências individuais podem variar.

Em relação à queda de cabelo, embora não seja um efeito colateral comumente associado ao uso da metformina, o estresse físico ou emocional, desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais e várias condições médicas podem contribuir para esse problema. Na prática da medicina integrativa, é crucial avaliar todos os aspectos da saúde do paciente, incluindo dieta, estilo de vida, saúde mental e uso de medicamentos, para identificar possíveis causas subjacentes à queda de cabelo.

A abordagem integrativa enfatiza a importância de uma visão holística da saúde, reconhecendo que o bem-estar físico, emocional e mental está interligado. Por exemplo, o controle adequado do diabetes, através do uso de medicamentos como o Glifage, é apenas um aspecto do manejo da doença. Nutrição adequada, atividade física regular e gestão do estresse também são componentes vitais para o controle eficaz do diabetes e para a promoção da saúde geral, incluindo a saúde cardiovascular e a saúde do cabelo.

Se você está enfrentando efeitos colaterais inesperados ou preocupantes, é fundamental discutir essas experiências com seu médico. Uma avaliação detalhada pode ajudar a determinar se os sintomas estão diretamente relacionados ao uso do medicamento ou se outras condições ou fatores de estilo de vida podem estar contribuindo. Em alguns casos, ajustes na medicação ou na abordagem de tratamento podem ser necessários.

A medicina integrativa oferece uma oportunidade única de abordar essas preocupações de maneira holística, trabalhando em conjunto com os pacientes para desenvolver planos de tratamento personalizados que abordam não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes, promovendo uma saúde ótima e melhorando a qualidade de vida.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.