Gostaria de saber o que causa a Desmineralização nos dentes?

3 respostas
Gostaria de saber o que causa a Desmineralização nos dentes?
Quando nos alimentamos o pH da boca baixa, causando a desmineralização nos dentes. Esse é um processo natural chamado Des-Re, porém, na presença de placa bacteriana esse processo se desestabiliza, aumentando o tempo ácido e levando a formação da cárie dentária. Por isso recomendamos escovar os dentes após as refeições.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente a desmineralização dos dentes ocorrem por múltiplos fatores, então na boca é necessário o equilíbrio do PH para manter as trocas minerais dos dentes com o meio, pelo efeito tampão da saliva, de forma a não prejudicar a saúde ou desmineralizar os dentes quando se perde esse equilíbrio.Assim, o principal fator desse desequilíbrio é local mas pode ser sistêmico, se alimentamos e não removemos de maneira adequada, a acidez local aumenta devido a fermentação dos mesmos, mas todavia tambem se o corpo estiver com alterações hormonais como a diabetes, pode haver uma interferência no efeito tampão da saliva que controla esse processo de DES RE e que afeta diretamente elevando a acidez bucal e aumento da desmineralização dos dentes, a pessoa que é respiradora bucal pode tbm ficar com uma xerostomia ou seja a boca seca e comprometer esse processo, assim como o consumo exagerado de alimentos ácidos,refrigerantes e sucos cítricos, desidratação, tudo isso pode causar a desmineralização
A desmineralização primeiramente ocorre no esmalte e depois, na dentina, quando os dentes sofrem ação de alimentos ácidos, tais como: refrigerantes, energéticos, frutas cítricas como limão e abacaxi em excesso. Os açúcares, principalmente a sacarose, fermentam e produzem ácidos que não removidos provocam cárie e também desmineralizam o esmalte e dentina.
Problemas gástricos que causam vômitos constantes, como a bulimia, desmineralizam o esmalte pela ação dos ácidos estomacais.
Sempre que fizer ingestão de alimentos ácidos, procure fazer apenas um bochecho com água para diluí-lo e só escovar os dentes após meia hora para não adicionar 2 fatores negativos (o ácido em contato com os dentes e o atrito da escovação)

Especialistas

Glenira Castilho Dias

Glenira Castilho Dias

Dentista

Brasília

Aline Manfro

Aline Manfro

Dentista

Florianópolis

Samia Tassi

Samia Tassi

Dentista

Paranaguá

Karina Marani

Karina Marani

Dentista

Campinas

Idmão Chammas Junior

Idmão Chammas Junior

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Desmineralização Do Dente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.