Gostaria de saber o que é hipoestrogenismo?
 Francisco Batista de Oliveira
Francisco Batista de Oliveira
Ginecologista, Especialista em medicina estética
Belo Horizonte
Olá. Obrigado por escrever. Sua pergunta: "o que é hipoestrogenismo?" Hipo: pouco; Estrogenismo: presença de estrogênio. Como muito bem explicado acima, hipoestrogenismo é a condição onde a presença do hormônio estrogênio é pouca, ou ainda, é a condição em que é muito baixa a quantidade do estrogênio que circula no sangue. Para a mulher, estrogênio é vida. Beleza, juventude, alegria de viver e se mexer, sexo, vitalidade, filhos, unhas e cabelos bonitos, corpo lindo, mamas exuberantes, roupas, sapatos, salão de beleza, pele sadia e limpa, menstruação certinha, etc, tudo isso nos é dado pelo estrogênio. Outras importantes funções corporais mais complicadas também são regidas pelo estrogênio. Na falta dele, ocorre o oposto. Mantenha seu estrogênio..

Dra. Ivana Fernandes Souza
Dra. Ivana Fernandes Souza
Ginecologista
Florianópolis
Hipoestrogenismo é a diminuição da quantidade de estrogênio (principal hormônio feminino) no nosso organismo. Sua diminuição pode ocorrer de forma temporária ou definitiva. Se uma mulher está na menopausa ou foi submetida a cirurgia ginecológia com retirada dos vários ela nunca mais produzirá este hormônio, então ela apresentará um hipoestrogenismo definitivo. Pacientes no pós parto, em amamentação exclusiva ou usando contracepção injetável trimestral(depoprovera) podem apresentar um hipoestrogenismo transitório, ou seja, passada esta etapa, ou parando de usar o contraceptivo, voltam a produzir estrogênio em quantidade normal.

Olá,


É quando temos nível de estrogênios (estradiol,estriol, estrona) abaixo do esperado no organismo. Um exemplo de uma fase na vida da mulher de hipoestrogenismo é a menopausa, há uma queda na produção estrogênica pelos ovários. Causando, o das de calor, alterações na vagina, pode acontecer depressão, irritabilidade e etc.

A queda do estrogênio leva a algumas mudanças no organismos seja fisicamente ou de modo metabólico.
A presença do hipoestrogenismo dependendo da fase reprodutiva nem sempre significa doença. Porém como este hormônio participa de várias funções no organismo é muito importante ter uma boa avaliação com seu médico que saberá como proceder em cada caso é assim diminuir o risco de doenças relacionadas ao hipoestrogenismo.

Espero ter ajudado.
À disposição.

 Adriano Hohl
Adriano Hohl
Ginecologista, Nutrólogo
Goiânia
Hipoestrogenismo é a baixa dos estrogênios, um tipo de hormônio feminino produzido pelo ovário, por algum tempo ou definitivamente. Pode ocorrer de forma natural, como exemplo mais conhecido o período pós menopausa, ou de forma artificial pela ação de outros hormônios ou tratamentos.

Especialistas em Menopausa Precoce

Antonio Paulo Malmann

Antonio Paulo Malmann

Ginecologista

Campos Novos

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Norberto Nora

Norberto Nora

Ginecologista

Caxias Do Sul

Rozeilda Francisca

Rozeilda Francisca

Ginecologista

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Adriana Moise

Adriana Moise

Ginecologista

Itaquaquecetuba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Menopausa Precoce

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.