Menopausa precoce - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - menopausa precoce

Encontre um especialista na sua cidade:
Anderson Sanches de Melo

Anderson Sanches de Melo

Ginecologista

Ribeirão Preto

Adelino Amaral Silva

Adelino Amaral Silva

Ginecologista

Brasília

Tatiane Fernandes

Tatiane Fernandes

Ginecologista

São José dos Campos

Larissa Silva e Silva

Larissa Silva e Silva

Ginecologista

São Paulo

Ana Carolina Cividini

Ana Carolina Cividini

Ginecologista

Campinas

Gustavo Arantes Rosa Maciel

Gustavo Arantes Rosa Maciel

Ginecologista

São Paulo

Perguntas sobre Menopausa precoce

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Menopausa precoce

Olá. O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Cursa com irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, cistos…


Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico…


Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame…

Especialistas falam sobre Menopausa Precoce

A Insuficiência Ovariana Prematura (também chamada de menopausa precoce) é a interrupção da função ovariana antes dos 40 anos e geralmente leva a uma ausência completa dos ciclos menstruais, além de sintomas relacionados à menopausa como fogachos (ondas de calor) e ressecamento vaginal. Suas causas ainda não estão bem estabelecidas, porém, algumas alterações genéticas como a síndrome do X-frágil, tratamentos oncológicos com quimioterapia e/ou radioterapia são causas conhecidas. Outra causa possível é a retirada cirúrgica de ambos os ovários antes dos 40 anos. É importante realizar o tratamento com reposição hormonal pelo risco aumentado de doenças cardiovasculares e osteoporose.

Você não precisa sofrer na Menopausa, pois a terapia de reposição com hormônios age nas suas células preservando a função das mesmas, mantendo sua saúde física e mental.

Vanderlea Coelho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo


Menopausa precoce é a falência dos ovários antes dos 40 anos de idade, com consequente parada da menstruação. O tratamento adequado pode reduzir os sintomas da menopausa como calorões, insônia, irritabilidade, falta de libido, ressecamento vaginal e risco de osteoporose.

Deborah Beltrami Gomez

Ginecologista

Curitiba


A idade esperada para o início da falência dos ovários é à partir dos 40 anos de idade, e a média da idade de menopausa, que é a última menstruação, indicando total falência ovariana, em torno dos 50 anos. Quando a menopausa acontece antes dos 40 anos, temos um quadro patológico que pode implicar profundamente a história de vida da mulher, pois impacta em sua fertilidade e qualidade de vida, e pode aumentar a incidência de doenças crônicas mais precocemente (doença cardiovascular, osteooporose e câncer). Toda mulher com menos de 40 anos que tem irregularidade menstrual associada a ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, pode ter uma falência ovariana precoce e necessita ajuda.

Quais profissionais tratam Menopausa precoce?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.