Menopausa precoce - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em menopausa precoce

Encontre um especialista em Menopausa Precoce na sua cidade:
Graciela Morgado Folador

Graciela Morgado Folador

Ginecologista

São Paulo

Nathalia Moreira Ramalho

Nathalia Moreira Ramalho

Ginecologista

Recife

Gustavo Simoes Leite

Gustavo Simoes Leite

Ginecologista

Rio Das Ostras

Camilla Teles Vidal de Paula

Camilla Teles Vidal de Paula

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcelo Steiner

Marcelo Steiner

Ginecologista

São Paulo

Ludmila Machado Neves Bercaire

Ludmila Machado Neves Bercaire

Ginecologista

São Paulo

Perguntas sobre Menopausa precoce

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Menopausa precoce

Menopausa, como o próprio nome diz, é a pausa nas menstruações, e ela ocorre normalmente por volta dos 48 anos. Se a menopausa ocorrer antes dos 40 anos, é considerada de menopausa precoce.…
2 respostas

Sim, a menopausa, nas mulheres, é a expressão clássica do hipoestrogenismo. Além dos sintomas de fogachos, sintomas genitais e urinários, o hipoestrogenismo aumenta o risco de doenças cardíacas,…
2 respostas

Não menstruar mais aos 36 anos pode ser sinal de falência ovariana. Recomendo que consulte seu médico para mais informações.
2 respostas

Especialistas falam sobre Menopausa Precoce

A Insuficiência Ovariana Prematura (também chamada de menopausa precoce) é a interrupção da função ovariana antes dos 40 anos e geralmente leva a uma ausência completa dos ciclos menstruais, além de sintomas relacionados à menopausa como fogachos (ondas de calor) e ressecamento vaginal. Suas causas ainda não estão bem estabelecidas, porém, algumas alterações genéticas como a síndrome do X-frágil, tratamentos oncológicos com quimioterapia e/ou radioterapia são causas conhecidas. Outra causa possível é a retirada cirúrgica de ambos os ovários antes dos 40 anos. É importante realizar o tratamento com reposição hormonal pelo risco aumentado de doenças cardiovasculares e osteoporose.

Você não precisa sofrer na Menopausa, pois a terapia de reposição com hormônios age nas suas células preservando a função das mesmas, mantendo sua saúde física e mental.

Vanderlea Coelho

Ginecologista, Mastologista

São Paulo

Agendar uma visita

Menopausa precoce é a falência dos ovários antes dos 40 anos de idade, com consequente parada da menstruação. O tratamento adequado pode reduzir os sintomas da menopausa como calorões, insônia, irritabilidade, falta de libido, ressecamento vaginal e risco de osteoporose.

Deborah Beltrami Gomez

Ginecologista

Curitiba


A idade esperada para o início da falência dos ovários é à partir dos 40 anos de idade, e a média da idade de menopausa, que é a última menstruação, indicando total falência ovariana, em torno dos 50 anos. Quando a menopausa acontece antes dos 40 anos, temos um quadro patológico que pode implicar profundamente a história de vida da mulher, pois impacta em sua fertilidade e qualidade de vida, e pode aumentar a incidência de doenças crônicas mais precocemente (doença cardiovascular, osteooporose e câncer). Toda mulher com menos de 40 anos que tem irregularidade menstrual associada a ondas de calor, secura vaginal, alterações de humor, pode ter uma falência ovariana precoce e necessita ajuda.

Quais profissionais tratam Menopausa precoce?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.