Gostaria de saber qual a causa de uma pessoa que era bem atenta e cheia de energia e muito sorrident

33 respostas
Gostaria de saber qual a causa de uma pessoa que era bem atenta e cheia de energia e muito sorridente e agora se destrai facilmente e está muito distante das coisas parecendo que está no mundo da lua , e que está cabisbaixa e desanimada com tudo. o que pode causar isso?
Olá,
O nosso humor, comportamento e sentimentos pode ser afetado por diversos fatores. Geralmente, não há uma única causa. As mudanças que você indicou podem ser decorrentes de alterações fisiológicas (alimentação, vitaminas, hormônios, sono, falta de exercícios), psicológicas ou sociais (relacionamentos). Por isso, é necessária uma adequada avaliação profissional para estabelecer um caminho para você superar os desafios que estão se apresentando.
Se precisar, podemos fazer uma consulta on-line.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá, uma das hipóteses é de quadro depressivo, esse quadro pode causar isso, podendo haver impactos em aspectos cognitivos como a atenção, por exemplo. Mas é muito importante consultar um médico psiquiatra ou um psicólogo para poder compreender melhor o que tem acontecido, considerando todos os aspectos da vida do paciente e assim definir o tratamento mais adequado.
Olá, tudo bem com você? Mudanças de humor acontecem na vida de todos, mas às vezes podem trazer prejuízos para sua saúde física e mental. É muito difícil afirmar o porquê de alguém tornar-se distraída, distante, desanimada sem maiores informações sobre a vida, relações e experiências dessa pessoa. Nosso humor é afetado por diversos fatores, desde biológicos até nossas experiências de vida. Cada pessoa possui uma série de valores, crenças, memórias e experiências de vida que influenciam seus comportamentos, pensamentos e emoções. É importante entender esses fatores e outras situações de vida da pessoa no momento em que ela começa a mudar o seu humor para que possamos ter uma melhor compreensão. Caso a pessoa esteja em muito sofrimento com essa situação, é ideal manter uma postura empática e compreensiva, bem como incentivá-la a buscar ajuda profissional de um psicólogo. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá, o nosso humor pode oscilar, é normal, mas se esses sintomas permenecem presentes por mais de alguns dias e você não está passando por nenhuma situação que possa justificar essa mudança de humor, poderia ser interessante conversar com um profissional (psicólogo ou médico) para investigar. Sugiro também se atentar ao básico que se estiver sendo negligenciado o seu corpo pode estar sentindo: Alimentação saudável, sono regulado e exercícios físicos.
Olá! O nosso humor pode variar por diversos motivos, assim como o nosso ânimo com a vida e com as atividades que já estamos acostumados a realizar no dia-a-dia. É importante realizar exames para verificar se não existe uma baixa de vitaminas que podem causar essa falta de energia, se isso for analisado e tudo estiver ok, então esse é o momento de olhar para si mesma e observar sua vida, coisas que não fazem sentido pra você e está fazendo por obrigação, buscar algo que te traga prazer e um sentido de vida.
Olá! Apenas escutando a pessoa que saberemos o(s) motivo(s) dessa mudança de comportamento. Sugiro conversar com a pessoa, e, se possível, procurar ajuda psicológica com ela!
Olá! Várias podem ser as causas dessa mudança. É importante olhar para essa mudança de comportamento e quais as perdas e ganhos que a pessoa está tendo e como ela está respondendo a isso. É importante procurar um médico para avaliar se existe algum componente químico e um psicólogo para trabalhar essas questões.
Olá, espero que esteja bem! Imagino que esse tipo de situação realmente pode ser muito incômoda. Realmente, ao longo da vida, muitos acontecimentos podem nos tirar do nosso equilíbrio cotidiano, creio que por mais que possa parecer algo ruim deve servir para reflexão, sendo essa muito mais rica dentro de um acompanhamento psicoterapêutico! Explorar esses acontecimentos pode ajudar a fazer a situação melhorar, sendo menos pesada e mais consciente. Caso se sinta a vontade estarei disponível para atende-la! Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 140
Olá! Mudanças de humor e atenção podem ter as mais variadas causas e podemos considerar natural, se acontecem de forma pontual, mas sendo algo frequente faz-se necessário avaliar, pois podem surgir em decorrência de questões fisiológicas, emocionais e mentais. Diante disso aconselho marcar uma consulta com clínico geral para fazer um check-up e descartar a sua relação com a fisiologia, busque também um psicólogo/psicanalista para que seja investigado se os sintomas citados podem ter ligação com questões emocionais e mentais e a partir de uma avaliação perceber se é necessário o trabalho conjunto com um psiquiatra.
Uma das possíveis causas pode ser depressão, no entanto é muito importante passar em uma avaliação médica.
Olá, muitos podem ser os motivos que podem lhe fazer perder o interesses pelas coisas que curtia antes, é interessante verificar a parte fisiológica (nutrição, por exemplo), assim como psicológica. O início do tratamento psicológico é pesquisando as funções básicas necessária para o bem estar físico e mental, passando para buscar os motivos traumáticos, e mais fatos que lhe aconteceram durante a trajetória da vida.
Procure ajuda.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Olá! Essa é uma mudança que pode ter muitas causas. É possibilidade essa causa ser de ordem biológica ou psicológica. Ou ainda um conjunto de fatores. Contudo, não parece ser uma mudança experimentada com satisfação. Por conta disso uma investigação junto com profissionais da saúde pode ser importante. Essa investigação levará a compreensão do que essa mudança significa. Uma escuta psicológica pode ser um ótimo começo para essa investigação.
Olá! Uma das hipóteses é um acentamento de um quadro depressivo, sugiro que você busque uma avaliação psicológica, assim saberá o que fazer .
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Anamnese psicológica - R$ 170
Olá. Não tem uma resposta padrão para essa resposta, mas certamente não é do nada que isso ocorre. Seria necessário você conversar com um psicanalista que te ajudasse a descobrir isso. Quando começou? O que marca esse antes e depois? Enfim, caso queira falar mais disso, uma psicanálise pode te auxiliar. Abraço.
Olá! É necessário uma investigação mais afunda, tanto da parte fisica, como questões hormonais, vitaminas... como também questões emocionais e psicológicas. Recomendo buscar um acompanhamento psicológico.
Boa noite!
Por um recorte tão pequeno é difícil apontar uma causa dentro de uma gama de possibilidades. Procure um profissional para te auxiliar. Como psicóloga poderia pensar em diversas causas emocionais. Mas não podemos descartar causas biológicas.
Olá, como você está? As mudanças de comportamento que você descreve podem ser causadas por uma variedade de fatores, tanto psicológicos quanto físico. Recomento procurar um profissional da saúde para realizar alguns exames. Fico à disposição. @kelly_psicologa
Eu entendo que você gostaria de saber qual a causa de uma pessoa que mudou seu comportamento e humor de forma negativa. Essa é uma pergunta complexa e delicada, que pode ter várias respostas possíveis. Não há uma única causa para essa situação, mas sim vários fatores que podem influenciar o estado mental e emocional de alguém.

Algumas possíveis causas são:

Eventos e experiências difíceis, como problemas de relacionamento, luto, problemas de sono, estresse no trabalho, bullying, doença crônica ou dor.
Interrupções e distrações frequentes, que podem prejudicar a capacidade de foco e concentração em tarefas complexas.
Alterações hormonais normais, como as que ocorrem durante a gravidez ou a menopausa, que podem afetar como as mulheres se concentram.
Medo da felicidade, falta de um objetivo claro, dificuldade em regular as emoções ou crença de que o controle emocional é impossível.
Transtorno afetivo sazonal (SAD), que é uma forma de depressão que ocorre em certas épocas do ano, principalmente no inverno, quando há menos luz solar e temperaturas mais baixas.
Essas são apenas algumas das possíveis causas, mas existem muitas outras. Cada pessoa é única e pode ter diferentes motivos para se sentir assim. O importante é não se culpar ou se isolar, mas buscar ajuda profissional se os sintomas persistirem ou piorarem. Há tratamentos eficazes para melhorar o humor e a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esses problemas.
Olá, Afetamos e somos afetados o tempo todo em nossas interações no âmbito pessoal, social e etc. Nosso humor muitas vezes pode variar de acordo como percebemos os acontecimentos. Não há uma resposta exata, muitos podem ser os fatores que contribuem, um quadro depressivo, questões relacionais, ou até mesmo um quadro esporádico de depressão, é muito delicado a subjetividade de cada individuo para que possamos de qualquer forma apontar um diagnóstico. sugiro que busque ajuda profissional para entender o que pode estar ocorrendo nesse momento de sua vida. Estou a disposição caso desejar. Abç
Oii! Nosso comportamento é atravessado por múltiplas varáveis, de ordem biológica, social, emocional e psicológica. O comportamento é aquilo que aparece, mas ele se conecta a pensamentos, emoções, a todo um contexto biopsicossocial que o regula. Uma mudança negativa no padrão de comportamento revela algo e não deve ser negligenciada. Buscar ajuda profissional é importante para ampliar a compreensão desse processo.
Olá! Mudanças como essas podem indicar inúmeras possibilidades, dentre elas algo específico que possa ter acontecido impactando significativamente o estado emocional da pessoa, um estado depressivo decorrente de fatores biopsicossociais, uso de substâncias (medicações ou psicoativas), etc. Sugiro que busque uma avaliação profissional para melhor compreensão e então seguir com os cuidados necessários.
Olá. As possibilidades de causas são inúmeras! É preciso investigar mais para chegar a uma resposta mais assertiva.
Mudanças significativas no comportamento de uma pessoa podem ser atribuídas a várias causas. Recomendo que considere iniciar o acompanhamento psicológico para uma avaliação adequada do que pode estar afetando o seu humor dessa forma.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Várias condições e fatores podem contribuir para esse tipo de mudança no comportamento.

É importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo e psiquiatra, para avaliar a situação e determinar a causa subjacente dessas mudanças no comportamento. Um diagnóstico preciso é fundamental para receber o tratamento adequado, seja por meio de terapia, medicação ou outras intervenções necessárias.
Olá! Entendo sua preocupação em relação a essa mudança no comportamento. Várias razões podem contribuir para essa alteração, desde questões emocionais até fatores físicos. Recomendo que você procure um psicólogo e, em paralelo, considere uma avaliação médica para descartar possíveis causas físicas. Mudanças repentinas no humor e na atenção podem estar relacionadas a questões emocionais, estresse ou até mesmo condições como a depressão. A terapia com o profissional da psicologia pode te ajudar a identificar as causas subjacentes e desenvolver estratégias para lidar com essas mudanças, visando o bem-estar geral.
Boa tarde, cada ser humano é único e tem uma história pessoal com características próprias. A compreensão, empatia e a construção de uma relação de confiança na terapia são a chave para cura das questões emocionais que podem afligir ou, impedir o desenvolvimento pessoal. Nesta relação, e somente a partir dela, é que podemos pensar em diagnóstico. As questões são múltiplas e se entremeiam, de acordo com a história de cada um. Mas, quando podemos contar com alguém confiável, muita coisa pode se transformar. Espero que encontre a ajuda que necessita!
Olá! Muitas podem ser as causas. É preciso uma boa investigação clínica para observar se há deficiências de nutrientes no organismo, uma boa investigação psicológica/histórica para ver se algo significativo ocorreu que possa desencadear a baixa de humor, dentre os áreas. O ser humano é complexo, não podemos descrevê-lo apenas a partir de um diagnóstico ou de uma visão externa. Busque ajuda! se precisar de Psicólogo, estarei disponível. Veja meu perfil!
Olá, tudo bem? Espero que sim.
Existem alguns fatores que podem alterar o humor, o físico e o emocional das pessoas. Os sintomas que você relata, está dentro do quadro de depressão, mas é necessário que seja feito uma avaliação detalhada para que seja realizado o tratamento correto. Procure ajuda profissional. Desejo tudo bom, e me coloco a disposição caso precise.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, como tem passado?
Parece que essa pessoa pode ter muito a dizer sobre o que tem acontecido com ela nos últimos tempos até o momento em que ela passou a sentir esses sentimentos.
Quais as mudanças na vida dessa pessoa, nas relações, em como ela vê a vida, quais as possibilidades ela enxerga e quais não enxerga mais, são alguns pontos interessantes para trabalhar melhor a elaboração e as atitudes perante coisas que podem ter levado a pessoa a se sentir assim, passar por essa mudança dramática na vida.
Se possível procure uma terapia com algum psicólogo que se sinta bem para falar mais sobre essas mudanças que transformaram o ânimo dessa pessoa.
Espero ter ajudado.
Olá! Como vai?
É necessário compreender qual é a origem dessas mudanças e suas consequências. Isto pode ser investigado através da escuta do sujeito que as expressa, caso ele tenha o desejo e a possibilidade de buscar um acompanhamento psicanalítico. Estou à disposição! Abraços
Olá, como você está?
Muita coisa pode estar junto com tudo isso que você descreveu.
Às vezes nossa psique nos leva por um caminho que não entendemos bem, mas podemos avaliar se há cansaço, exaustão, stress, ou ainda uma necessidade de alheamento, ou se distanciar da realidade, por algum motivo, por exemplo, a realidade estar dura demais. Mas podemos pensar também que algo pode estar querendo ser contemplado, um sonho perdido, uma necessidade inconsciente de aprofundar no autoconhecimento, ou até mesmo questões relacionadas à depressão e sentido existencial, o que pode ser também compreendido numa avaliação e numa expansão de autoconhecimento.
Olá, tudo bem? Somente pela escuta clínica, na Psicoterapia, é que se poderia entender bem o que se passa, pois, como muitos colegas referiram aqui, mudanças no estado afetivo podem ter diversas causas, por isso a importância de procurar um psicólogo. Mas, aparentemente pelo teu relato, a pessoa parece estar passando por um momento mais depressivo, a mudança que descreveste parece ser causada pela tristeza.
Penso ser importante, inicialmente, uma avaliação médica, clínica, para, identificar ou descartar fatores fisiológicos. É comum, após uma avaliação destas, o próprio médico sugerir, ou às vezes até recomendar, a procura de um profissional da área psi, se considerar que seja o caso.