Gostaria de saber, qual é melhor pilates ou fisiotetapia para o tratamento de CMT

13 respostas
Gostaria de saber, qual é melhor pilates ou fisiotetapia para o tratamento de CMT
Se esta referindo-se a doença de Charcot-Marie-Tooth, a fisioterapia é melhor para o tratamento. Pilates para depois que melhorar, uma medida preventiva.

Quero apenas esclarecer um ponto. Fisioterapia é uma ciência e fisioterapeuta é o profissional que a exerce. Pilates é uma das técnicas que o fisioterapeuta e o educador físico, casa um com seu propósito, atuam. Entendi o objetivo da pergunta mas, na verdade, não é um OU outro. Fazendo pilates, também se faz fisioterapia. Desde que seja com o fisioterapeuta.
Minha opinião é Fisioterapia em primeiro lugar, com alguém de sua confiança. E então esse profissional avaliará o melhor método de trabalho dentro das possibilidades existentes. Poderá ser Pilates, Bobath, RPG, enfim... a que ele tiver mais confiança e vcs se sentirem mais seguro.
São abordagens diferentes e também vai depender do quadro do paciente, da avaliação feita pelo profissional e os objetivos a serem alcançados. O fisioterapeuta vai avaliar o que acha necessário naquele momento, se precisa de uma pegada mais de terapia manual, etc, e posteriormente, de repente exercícios focados no método Pilates. Procure um profissional!
Olá o ideal seria procurar fisioterapia que tivesse vasto conhecimento em várias técnicas assim ela ou ele poderiam criar um tratamento mais personalizado. Atualmente não existe um melhor a o outro é sim uma junção de técnicas que bem aplicadas tornam o atendimento unico
Fisioterapia em 1° lugar, o Pilates não trata, entra como uma forma preventiva ou de manutenção da saúde, ou controle de doença, vêm depois do tratamento fisioterapêutico. O pilates pode ser feito tanto pelo Fisioterapeuta como por um Educador físico.
O mais recomendado seria inicir o tratamento com Fisioterapia e o pilates entraria em um segundo momento como estabilização e exercício orinetado.
Bom dia , eu gosto muito da a bordagem das tecnicas manuais que trabalham com a fascia para liberá-la e neste grupo de abordagen entra a Osteopatia , Quiropraxia , RPG e a Acupuntura também pode lhe auxiliar também.
fico a disposição.
O tratamento adequado para Doença de Charcot-Marie-Tooth é aquele que combina Fisioterapia Motora e Respiratória. O Pilates é uma técnica que pode ser utilizada para melhora do condicionamento físico aliado a outras técnicas. Aconselho procurar a avaliação de um fisioterapeuta para estabelecer um programa de tratamento personalizado e adequado.
O ideal que se faça tratamento fisioterapêutico primeiro para reabilitação das disfunções como neurológicas , motoras etc sendo previnir alterações secundárias. E após a fisioterapia para melhor adquirir o movimento motor corporal mais correto com Pilates. Aonde o sucesso do Paciente depende do grau da patologia.
Boa Tarde! O Pilates também é uma ferramenta da fisioterapia...antes de definir "o que?" devemos avaliar observar e depois definir o tratamento, ai entra o "Porque? e "Para o que?"
Olá! A Doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) é uma doença hereditária e degenerativa que atinge os nervos periféricos causando debilidade, atrofia muscular e problemas ortopédicos como, por exemplo, o pé cavo. O paciente precisa marcar uma consulta com um fisioterapeuta para este avaliar a fase da doença e indicar o melhor tratamento.
Não tem como diferenciar pois o PILATES é uma modalidade da FISIOTERAPIA, o ideal seria procurar um profissional habilitado, a partir daí ele irá saber lhe prescrever e lhe orientar o melhor tratamento possível para seu caso.