Gostaria de saber se a asma pode virar enfisema pulmonar?

4 respostas
Gostaria de saber se a asma pode virar enfisema pulmonar?
De uma certa forma sim. A asma, mal tratada, pode evoluir para uma doença mais grave tal como o enfisema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ASMA se caracteriza por quadro de tosse, chiado no peito e respiração difícil . Mas os mesmos sintomas podem ocorrer em outro problema respiratório, conhecido por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), comum entre fumantes. O mal, mata 110 pessoas por dia no Brasil, , e pode ser controlado. As crises mais intensas acontecem no período da manhã, assim que o paciente acorda. Apesar da dificuldade de tratar, o problema é simples de prevenir: manter distância do cigarro e outras fontes de toxinas para o pulmão é a melhor medida, e o uso de medicamentos e mudanças no ritmo de vida.Na doença pulmonar obstrutiva crônica, ou simplesmente DPOC, ocorre uma obstrução crônica das vias aéreas dentro dos pulmões. Dentro deste grupo, duas doenças se destacam por serem responsáveis por quase todos os casos de DPOC na prática médica:Bronquite crônica e Enfisema pulmonar.A DPOC costuma ser um doença progressiva causada por uma resposta inflamatória anormal dos tecidos pulmonares após exposição crônica a partículas ou gases nocivos, como o fumo, por exemplo. Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem DPOC.Ao contrário dos quadros de asma, cuja obstrução só existe durante os períodos de crise, a obstrução do DPOC é constante e irreversível. Bronquite significa inflamação dos brônquios. Na asma, a bronquite é aguda e reversível. No DPOC ela é crônica e permanente. Porém, é muito comum esses doentes apresentarem episódios de asma sobrepostos a sua doença, ou seja, uma bronquite aguda em cima de uma quadro de bronquite crônica.Um Clínico geral ou Pneumologista, pode fazer o diagnóstico, e orientar o paciente quanto ao tratamento adequado para a enfermidade!

A Asma e o Enfisema são patologias diferentes apesar de cursarem com sintomas semelhantes como a falta de ar e a tosse.
O paciente asmático mal controlado, que tem várias crises ou de difícil controle, pode evoluir com fechamento crônico das vias aéreas. É recomendado que o paciente asmático, assim como qualquer pessoa, não fume ou seja exposto à fumaças, poluição em geral, pois além da Asma, ele pode desenvolver o Enfisema e aí ele teria duas doenças sobrepostas.
São doenças diferentes, mas que a longo prazo a asma mal conduzida poderá sim virar um quadro de enfisema. Desta forma o ideal é um acompanhamento correto com seguimento rotineiro.

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Carla Pacheco Lacerda Silva

Carla Pacheco Lacerda Silva

Pediatra

Goiânia

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Lucas Accioly

Lucas Accioly

Pneumologista

Caruaru

Bruno Dias Cavalcanti Ribeiro

Bruno Dias Cavalcanti Ribeiro

Especialista em clínica médica

Timbaúba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 461 perguntas sobre Asma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.