Gostaria de saber se Citalopram interfere no líbido mulher?

20 respostas
Gostaria de saber se Citalopram interfere no líbido mulher?
Sim, por ser um inibidor seletivo da recaptação de serotonina gera perda da libido.

Conversar com seu médico sobre ganhos e benefícios do uso da medicação pode ser o melhor caminho. Juntamente com ele será possível balancear os riscos e benefícios do uso da medicação.

Espero ter ajudado.

Olá! Espero que esteja bem!
O Citalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina e pode afetar a libido em algumas pessoas, incluindo mulheres. A diminuição do desejo sexual é um efeito colateral relatado com certa frequência em pacientes que utilizam antidepressivos desse tipo.

Se você estiver tomando Citalopram e perceber uma diminuição na libido ou outros efeitos negativos na função sexual, é fundamental discutir esses sintomas com seu médico. Eles poderão avaliar sua situação individual, considerar alternativas de tratamento ou ajustar a dose do medicamento, se necessário. Jamais interrompa o uso da medicação por conta próprio.

Um forte abraço!
Sim, um dos efeitos colaterais possíveis é a diminuição da libido. É importante destacar que cada indivíduo reage de maneira diferente aos medicamentos e que nem toda pessoa apresenta os mesmos efeitos colaterais.
Se você estiver preocupada com o impacto do Citalopram na sua libido, é fundamental conversar com o seu médico. Ele poderá avaliar sua situação específica, levando em consideração sua condição de saúde, histórico médico e outros medicamentos que você possa estar tomando, além de discutir as opções disponíveis para o tratamento do seu quadro.
Lembre-se de que o acompanhamento médico adequado é essencial para garantir a segurança e o bem-estar durante o uso de qualquer medicamento.
Como psicólogo, posso informar que o Citalopram, que é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode sim ter efeitos sobre a libido. Este é um efeito colateral comum de muitos medicamentos antidepressivos.

Em alguns casos, as pessoas que tomam Citalopram podem experimentar diminuição do desejo sexual, dificuldade em atingir o orgasmo ou disfunção erétil. A prevalência desses efeitos colaterais pode variar, e algumas pessoas podem não experimentar nenhuma alteração em sua libido ou função sexual.

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente ao medicamento. Além disso, a depressão e a ansiedade em si, condições para as quais o Citalopram é frequentemente prescrito, também podem ter um impacto significativo na libido.

Se você está tendo problemas com sua libido e suspeita que pode ser devido ao uso de Citalopram, é importante discutir isso com seu médico ou profissional de saúde mental. Eles podem ser capazes de ajustar sua dose, mudar para um medicamento diferente, ou sugerir estratégias para gerenciar este efeito colateral.

Por favor, lembre-se de que esta informação é apenas geral e não substitui o conselho médico profissional.
Acredito que os principais pontos já foram esclarecidos pelos colegas. Acrescento que para lidar com os efeitos colaterais sexuais dos ISRS algumas ações podem ser tomadas: discutir com o prescritor a possibilidade de associar um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina e dopamina (ex: Wellbutrin) ou a alteração por um outro antidepressivo, uma vez que evidências científicas sugerem que quando sintomas sexuais aparecem como efeito colateral pelo uso de um ISRS este é um dos efeitos colaterais que não desaparecem mesmo após semanas de tratamento.
Olá!
Certamente, as medicações psiquiátricas trazem alguns efeitos, por exemplo, esse que você explica. Recomendo acompanhar a medicação com psicoterapia, de forma que você consiga compreender a sua própria forma de sentir e reagir diante dos fatos e vivências da vida.
Seja bem-vinda!
Olá! Gostaria de acrescentar uma reflexão. Algumas questões fortes da nossa vida podem ser camufladas com o uso de medicamentos psiquiátricos. Os mesmos tem sua boa aplicação, mas temos um ditado que pergunta: “Qual a diferença entre o remédio e o veneno? A dose!” Então, para além do efeito colateral é bom se perguntar se há outras formas de lidar com a situação que a medicação vem tratar. Existem dores emocionais ou modos de lidar com a vida que nos demandarão muito e colocar-se em novos lugares, cuidar das nossas dores pode nos demandar tempo e elaboração, muito diferente da medicação, que faz algum efeito dias depois. Mas com todas as consequências já ditas aqui. Tudo isto precisa de uma boa avaliação junto aos profissionais que te acompanham. E sim, neste fórum seremos unânimes em dizer: precisa falar, se dedicar a se ouvir a partir de um tratamento psicológico.
Sim, pode afetar. É interessante uma conversa com o/a psiquiatra que lhe acompanha sobre esses sintomas e para além disso, uma consulta com psicólogo para conversar sobre as questões por trás da necessidade de medicação.
Olá, boa tarde. É possível que o citalopram, um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, possa afetar a libido em mulheres. A diminuição do desejo sexual é um efeito colateral relatado com certa frequência pelos usuários de antidepressivos, incluindo o citalopram.Embora a exata relação entre o citalopram e a libido não seja completamente compreendida, acredita-se que o aumento dos níveis de serotonina no cérebro possa influenciar negativamente o interesse sexual. A serotonina é um neurotransmissor que desempenha um papel na regulação do humor, mas também pode afetar a resposta sexual.

É importante mencionar que nem todas as pessoas experimentam uma diminuição da libido ao tomar citalopram, e a intensidade do efeito colateral pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, outros fatores, como a condição de saúde subjacente, o estado emocional e o estresse, também podem desempenhar um papel na libido. Se você estiver tomando citalopram e estiver preocupada com os efeitos sobre a libido, é aconselhável discutir suas preocupações com um profissional de saúde, como seu médico. Ele pode avaliar sua situação individual, considerar outras opções de tratamento e fornecer orientações adequadas para lidar com essa questão.
TRANSTORNO BIPOLAR, DOENÇA MENTAL GRAVE, OCORRE MAIS NO ADULTO JOVEM
CONHECIDO DESDE A GRÉCIA ANTIGA, O TRANSTORNO BIPOLAR SE CARACTERIZA POR INSTABILIDADE DO HUMOR EM DOIS POLOS, ORA AGITAÇÃO E EUFORIA, ORA TRISTEZA E DEPRESSÃO. É MAIS COMUM DOS 20 AOS 25 ANOS E DOS 30 AOS 35.
OLa, pode ter alguns efeitos adversos sim. Recomendo que busque ajuda profissional do seu medico para averiguar as possibilidades. Tambem indico que buisque ajuda psicológica para lidar da melhor forma. Abraço!
Sim, a diminuição da libido é um dos possíveis efeitos colaterais do uso de Citalopram. Nesse caso, informe o médico que está te acompanhando, pois juntos podem refletir sobre outras opções de medicamentos.
Abs
Olá a resposta é sim, o citalopram, que é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode afetar a libido em algumas mulheres. É recomendado conversar com seu médico para discutir suas preocupações e possíveis alternativas de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sim, ele pode diminuir a libido de algumas mulheres. O mais recomendado é conversar com seu médico para verificar a dosagem e fazer ajustes ou a troca da medicação sê necessário. Um abraço.
Olá, esse efeito colateral pode ser do Citalopram, que assim como outros antidepressivos que pertencem a classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina podem interferir na libido.
Se esse efeito colateral estiver interferindo na sua qualidade de vida, sugiro que converse abertamente com seu médico para que ele possa fazer mudanças em seu tratamento. Espero ter ajudado.
Olá, a falta de libido pode ser um efeito colateral da medicação. Caso, seja um incômodo para você, converse com o seu médico psiquiatra. Um abraço
Sim, o Citalopram é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), e pode afetar a libido (desejo sexual) em algumas pessoas, incluindo mulheres. Alterações na função sexual, incluindo diminuição do desejo sexual, são efeitos colaterais relatados com certa frequência com o uso de antidepressivos dessa classe.

É importante observar que a resposta a medicamentos antidepressivos pode variar significativamente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem experimentar uma diminuição na libido ou outras mudanças na função sexual, enquanto outras podem não sentir esses efeitos colaterais.

Se uma pessoa estiver preocupada com os efeitos do Citalopram na libido, é fundamental discutir isso com seu médico. O médico pode ajustar a dose, mudar para outro antidepressivo ou explorar outras opções de tratamento. Nunca se deve interromper abruptamente o uso de antidepressivos sem a orientação do médico, pois isso pode levar a sintomas de abstinência ou piora dos sintomas depressivos.

Além disso, a comunicação aberta entre a pessoa que está tomando o medicamento e seu médico é crucial para encontrar a melhor abordagem de tratamento, levando em consideração tanto os efeitos terapêuticos quanto os efeitos colaterais.
Olá, o Citalopram, que é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), pode sim ter efeitos sobre a libido. Se caso ele estiver atrapalhando suas relações converse com o psiquiatra para mudar o medicamento, ou a dosagem, nunca deixe de tomar a medicação sem consultar o médico.
Olá! É recomendável que você procure o/a médico/a que te receitou o Escitalopram e faça uma availiação da medicação junto à esse profissional.
Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá! Os antidepressivos, como o citalopram, podem interferir na libido, reduzindo o desejo sexual. É de suma importância conversar com o médico que está acompanhando o seu tratamento para discutir como o seu corpo está reagindo com as medicações. Ele poderá melhor avaliar a situação, regular dosagens, fazer outros tipos de recomendações alternativas. E claro, o tratamento psiquiátrico aliado a um tratamento psicológico são complementares, se mostrando como potenciais recursos para a melhora do caso.