Gostaria de saber se o BUP reduz a ansiedade?

6 respostas
Gostaria de saber se o BUP reduz a ansiedade?
Dr. Allan Christiano M. Santos
Psiquiatra
São Paulo
A Bupropiona é um antidepressivo usado normalmente em combinação com outras medicações ou em monoterapia para depressões atípicas. Não é tratamento de primeira linha para transtornos ansiosos, devido ao seu perfil ativador, esta medicação pode causar inquietação, agitação, irritabilidade e piora de sintomas de ansiedade.
Cada paciente é um caso, sendo difícil traçar o melhor rumo em uma resposta curta pela web, recomendo retirar suas dúvidas em consulta.

Grande abraço,
Dr. Allan Christiano

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Filomena Wolff
Psiquiatra
São Paulo
Bupropiona não é a primeira escolha de antidepressivo para quadros ansiosos, tendo outras medicações mais indicadas para Transtornos Ansiosos mas cada pessoa responde de forma diferente frente às mesmas medicações. Seria importante falar com seu psiquiatra.
DIGAMOS QUE NÃO É O TRATAMENTO "GOLD", MAS PODE SIM. O IMPORTANTE, É QUE VC ESTEJA FUNCIONAL. SEJA COM BUP, COM SERTRALINA, COM FLUOXETINA, ETC... QUANDO TENHA ALGUMA DÚVIDA, PROCURE SEU PSIQUIATRA. SEGURAMENTE, RESPONDERÁ COM MAESTRIA ... DE TODAS AS FORMAS, FICO À DISPOSIÇÃO ... ATT DR. MARCIO
Não costuma ser uma boa indicação para quadros ansiosos no geral. Em algumas pessoas pode inclusive aumentar o quadro ansioso e irritabilidade.
Dra. Fernanda Souza de Abreu Júdice
Psiquiatra, Médico perito, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
bupropiona (BUP) não é o antidepressivo mais indicado para tratar ansiedade generalizada ou crises de pânico, porque o efeito dela é mais ativador — ela age aumentando dopamina e noradrenalina, o que pode melhorar o ânimo, a motivação e a energia, mas também pode deixar algumas pessoas mais agitadas, tensas ou até ansiosas, principalmente no início do tratamento.

Por outro lado, em pessoas que têm uma depressão com apatia, lentidão, cansaço, ou um tipo de ansiedade mais “travada”, ela pode sim ajudar indiretamente na melhora da ansiedade. Também pode ser útil em quadros como transtorno depressivo maior, TDAH e até no auxílio à cessação do tabagismo.

Se o seu foco principal for a ansiedade, talvez existam outras opções mais equilibradas para esse objetivo, como escitalopram, paroxetina ou sertralina, que atuam com mais força na serotonina — neurotransmissor diretamente ligado à regulação da ansiedade.

Esse conteúdo é apenas informativo e não substitui uma avaliação médica. Posso te ajudar com a psiquiatria e fico à disposição.
Dra. Camila Cirino Pereira
Neurologista, Médico do sono, Psiquiatra
São Paulo
A bupropiona (BUP) não é considerada um ansiolítico e, em algumas pessoas, pode até aumentar temporariamente a ansiedade nas primeiras semanas de uso. Isso ocorre porque ela atua estimulando os neurotransmissores dopamina e noradrenalina, que aumentam a energia, a motivação e a concentração — mas também podem deixar o sistema nervoso mais ativado, especialmente em quem já tem transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou transtorno do pânico. Por outro lado, em quadros de depressão com apatia, fadiga e baixa motivação, a bupropiona pode reduzir a ansiedade secundária associada à falta de energia e desânimo, ajudando o paciente a se sentir mais funcional. Em alguns casos, o médico associa a bupropiona a um antidepressivo serotoninérgico (como sertralina, escitalopram ou venlafaxina) para equilibrar o efeito estimulante e obter controle mais completo da ansiedade. Ou seja, a bupropiona pode ajudar indiretamente quando a ansiedade é consequência da depressão ou da falta de prazer e iniciativa, mas não é indicada isoladamente como tratamento principal para transtornos ansiosos. A resposta ao medicamento é individual e deve ser acompanhada por um médico para ajustar a dose e evitar desconfortos. Coloco-me à disposição para ajudar e orientar, com consultas presenciais e atendimento online em todo o Brasil, com foco em neurologia clínica, saúde mental, ansiedade e regulação neurofuncional, sempre com uma abordagem técnica, empática e humanizada. Dra. Camila Cirino Pereira – Neurologista | Especialista em TDAH | Especialista em Medicina do Sono | Especialista em Saúde Mental | CRM CE 12028 | RQE Nº 11695 | RQE Nº 11728

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 872 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.