Gostaria de saber se o transtorno de personalidade obsessivo compulsivo se encaixa em doenças oculta

14 respostas
Gostaria de saber se o transtorno de personalidade obsessivo compulsivo se encaixa em doenças ocultas .
Olá.
Antes de tudo é preciso esclarecer que o TOC, como o próprio nome diz, é um transtorno e não uma doença. Transtornos por vezes tem uma multiplicidade de eventos, enquanto a doença é algo de caráter mais específico e reconhecível.
Outro ponto é o que você quer dizer com "doença oculta". Entendo que é algo que não tenha um quadro de sintomas tão visíveis para as pessoas ao redor, neste caso, em partes sim, se enquadraria. Visto que o TOC possui a manifestação de quadros de pensamentos que geram emoções e sensações desagradáveis, algo não visível para as pessoas. Entretanto ao longo do tempo a pessoa pode passar a realizar compulsões, que são comportamentos na tentativa de "aplacar" o pensamento e assim diminuir a sensação desagradável. Em alguns casos, as pessoas próximas podem notar tais comportamentos recorrentes de natureza "estranha", passando a serem visíveis, e a depender do nível pode ocorrer isolamentos, conflitos e discussões, prejuízos nos estudos e trabalho... etc., então por mais que você não fale sobre o que lhe ocorre no seu mundo interno (oculto), seus comportamentos compensatórios podem falar em algum momento (não oculto).

Logo é preciso acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico para se entender a serviço de quê tais pensamentos, sensações e comportamentos estão se manifestando.

O TOC tem sua investigação epidemiológica dificultada por conta da natureza do transtorno.
Daí seus dados epidemiológicos ficam ocultos para fins de compreensão do fenômeno e de sua pesquisa. .
Pode acontecer do portador se reservar por medo de críticas ou por vergonha; por não entender que é um quadro tratável, medo de que os pensamentos de aflição se materializem ao externá-los. Medo do julgamento alheio.
Espero ter ajudado.
Olá! Eu gostaria de entender melhor sobre o que quis dizer referente a "doenças ocultas". De imediato me veio a mente a possibilidade de estar se referindo a outra patologia que o TOC ou o TPOC (Transtorno de Personalidade Obsessivo- Compulsiva) estaria acobertando, ou seja: impedindo ou dificultando uma análise técnica. Se for isso eu não tenho uma informação precisa, porém sei que uma pessoa pode estar acometida de dois ou mais transtornos, o que chamamos de comorbidade psiquiátrica. Todo transtorno pode ser descoberto e diagnosticado desde que a pessoa esteja submetida a um acompanhamento profissional. Um diagnóstico diferencial poderá ser muito bem recomendado nestes casos.
Olá, boa tarde !

O termo "doenças ocultas" não é uma classificação oficialmente reconhecida na medicina ou psicologia. Geralmente, quando se fala em "doenças ocultas", refere-se a condições médicas que são difíceis de diagnosticar ou que podem não apresentar sintomas óbvios. No entanto, o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC), que é uma condição mental caracterizada por preocupação excessiva com ordem, perfeccionismo e controle, não é considerado uma "doença oculta" no sentido tradicional.

O TPOC é reconhecido como uma condição psiquiátrica definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association. É um transtorno mental bem definido que pode ser diagnosticado por profissionais de saúde mental qualificados.

Embora as pessoas com TPOC possam não exibir sintomas óbvios para os outros, como em outras condições de saúde mental, ainda é uma condição que pode ser identificada e tratada por profissionais de saúde mental. O tratamento geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental, medicamentos e outras abordagens terapêuticas, dependendo das necessidades individuais do paciente.

Procure ajuda especializada.
Estou a disposição,
Christine
Olá! O Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TPOC) é categorizado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição (DSM-5), evidenciando sua validade clínica como uma condição psiquiátrica bem definida, ao contrário de ser considerado uma "doença oculta". Além de ser reconhecido e diagnosticável por profissionais de saúde mental, o TPOC é especialmente beneficiado pela Terapia EMDR, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o tratamento de transtornos de estresse pós-traumático (TEPT), devido à sua capacidade de processar memórias traumáticas ou perturbadoras que podem influenciar os padrões de comportamento e pensamento do indivíduo. Tudo de melhor!
Boa noite!
O grau de comprometimento do TOC , definirá se pertence ou não aos transtornos ocultos, no momento dos rituais e da crise é mais evidente os sintomas. Realizar certos rituais alivia e incomoda ao mesmo tempo, normalmente leva uma certa procrastinação, porque parece que o primordial está em limpar, arrumar, concertar ou acumular, prejudicando o bom uso do tempo e convivio social. A intimidade e convivio podem revelar o desejo de praticar os rituais e manias. Neste caso a terapia pode ajudar muito.
Olá. Não, pois é um transtorno (não tem uma causa conhecida um vírus, uma bactéria) e não uma doença oculta que tem uma causa conhecida, como por exemplo, Covid, mas não pode ser identificada em primeiro olhar.
Olá, bom dia. Doenças ocultas são condições de saúde, que não são aparentes externamente mas que impactam significativamente o cotidiano do pessoa que sofre. Quando vc pergunta se o TOC pode ser enquadrado nesta categoria, respondo que por ser uma doença crônica, as pessoas que convivem com vc. percebem o estrago que este transtorno faz , já que os comportamentos compulsivos passam a ser visíveis. Em um primeiro momento, os pensamentos, imagens, impulsos involuntários, etc, que chamamos de obsessões podem ficar ocultos, mas os atos comportamentais, que são as compulsões, que a pessoa necessita realizar, com a finalidade de aliviar a ansiedade ou angustia serão perceptíveis. Acompanhamento medicamentoso, feito pelo psiquiatra e tratamento psicoterápico, de preferência na abordagem comportamental cognitiva (TCC), feito por psicólogo, são de fundamental importância para uma melhor qualidade de vida da pessoa em sofrimento. Coloco-me à disposição.

Olá. Sobre o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TPOC) e Doenças Ocultas. Vamos para uma análise detalhada para entender melhor o que você quer saber (espero ajudar):
O Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsivo (TPOC) é um transtorno mental que se caracteriza por uma preocupação excessiva com ordem, perfeição e controle. Indivíduos com TPOC podem apresentar comportamentos compulsivos, como rituais de limpeza ou organização, para aliviar a ansiedade e o estresse.
O TPOC se encaixa na definição de doença oculta em alguns aspectos:
Natureza invisível: Os sintomas do TPOC não são sempre visíveis para outras pessoas, o que pode dificultar o reconhecimento e o diagnóstico.
Estigma social: O TPOC ainda é um transtorno mental estigmatizado, o que pode levar os indivíduos a esconder seus sintomas por medo de serem julgados ou discriminados.
Quanto a dificuldade de diagnóstico, o TPOC pode ser confundido com outros transtornos mentais, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o que pode atrasar o diagnóstico e tratamento adequados.
No entanto, é importante considerar que o TPOC não se encaixa perfeitamente na definição de doença oculta em outros aspectos:
Consciência dos sintomas, os indivíduos com TPOC geralmente estão cientes de seus pensamentos e comportamentos obsessivos, mesmo que não os considerem "normais".
Tratamento mais eficaz do TPOC é com terapia e/ou medicação, pois é um transtorno mental tratável. Logo, se o indivíduo tratar com psicoterapia, poderá conseguir manter um bom funcionamento social, apesar de seus sintomas.
Em um melhor resumo, o TPOC pode ser considerado uma doença oculta em alguns aspectos, mas não em outros. É importante ter uma visão abrangente do transtorno para entender como ele se manifesta e como pode ser tratado.

Para melhor compreensão, abaixo estão alguns pontos importantes a serem considerados: A prevalência; Comorbidade (TPOC frequentemente coexiste com outros transtornos mentais, como ansiedade, depressão e transtornos alimentares); Impacto na vida (TPOC pode ter um impacto significativo na vida do indivíduo, afetando seus relacionamentos, trabalho e qualidade de vida); Tratamento (tratamento do TPOC geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental (TCC) e/ou medicação); Apoio (Existem grupos de apoio disponíveis para indivíduos com TPOC e seus familiares).
Espero ter esclarecido sua dúvida. Se você acha que você ou alguém que você conhece pode ter TPOC, é importante procurar ajuda profissional. Um diagnóstico e tratamento adequados podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Olá, espero que esteja bem e que fique bem.
Vamos lá o transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo (TPOC) não é uma "doença oculta" como geralmente entendida. Enquanto doenças ocultas são condições médicas difíceis de identificar sem exames específicos, o TPOC é um transtorno psiquiátrico caracterizado por preocupações excessivas com ordem, perfeccionismo e controle, podendo causar dificuldades em várias áreas da vida. Embora os sintomas possam não ser imediatamente perceptíveis, eles se manifestam em comportamentos visíveis e padrões de pensamento. Geralmente requer intervenção terapêutica para gerenciar os sintomas e melhorar o funcionamento diário. Recomenda-se buscar apoio profissional de um médico ou psicólogo se você ou alguém que conhece estiver enfrentando sintomas de TPOC ou outros transtornos mentais.
Espero que fique bem e caso precise falar desse e de outros assuntos fico à disposição.
Abraços

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá Boa tarde! Acredito que o TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo) não se encaixe em "doenças Ocultas", já que se caracteriza em sintoma que não são facilmente detectados ou reconhecido.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um distúrbio mental caracterizado por pensamentos intrusivos e recorrentes (obsessões) que causam ansiedade, desconforto ou medo, levando a comportamentos repetitivos e ritualísticos (compulsões) realizados para aliviar esses sentimentos. Esses padrões de comportamento podem interferir significativamente na vida diária da pessoa. Em avaliação psicológica conseguimos ter acesso a esse diagnostico.
Espero ter ajudado. Obrigado.
Olá! Tudo bem? Se considerarmos a expressão "doenças ocultas" como uma forma de se referir às doenças e transtornos que não são perceptíveis à primeira vista, poderíamos sim considerar o TOC como inserida nessa categorização. Embora os manuais de classificação de doenças apresentem uma lista abrangente de sinais e sintomas de transtornos como o TOC, algumas manifestações do transtorno podem ser específicas. Essas especificidades/particularidades podem promover situações constrangedoras sem uma explicação aparente, bastante desconfortáveis para quem tem TOC. Por fim, entendo que se faz necessário ampliar a discussão em torno do tema "doenças ocultas", também referido por alguns como "deficiências ocultas", com o intuito de viabilizar maior inclusão e acessibilidade para todos.

Olá. O que seriam doenças ocultas?
Olá, tudo bem? O TOC, é um transtorno muito associado a ansiedade devido a condição dos pensamentos e ideia obsessivas, quanto comportamentos compulsivos do individuo que geram um enorme estresse e com esta a ansiedade associada. É um transtorno já digamos "registrado", visto que se encontra dentro do DSM-V e CID, tem seus sintomas e conceitos já bem concretizados e conhecidos pela comunidade de saúde mental. Eu não sei ao certo o que você quis dizer com "doenças ocultas", se se refere a algo que não tem um motivo exato, afirmo que é um transtorno que pode ter uma serie de fatores mas que quando analisado há sim uma justificativa e compreensão do porquê ocorre. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!