Gostaria de saber um pouco mais sobre tdah?

8 respostas
Gostaria de saber um pouco mais sobre tdah?
Olá
Discordando um pouco dos colegas acima, no exercício de minha clínica.Verifica-se uma uma questão, a saber, a repetição de alguns elementos psicanalíticos que sugerem, se não uma causa, "determinantes". Esses determinantes, são como convites para o sujeito desenvolver o que a psiquiatria preferiu chamar de TDAH. Entretanto, outros colegas que analisam infantes sugerem que há um deslocamento da atenção, não raro, para a mãe ou outro elemento que tiver ofertando prazer. Além disso, pode estar ocorrendo uma hiperestimulação. E por mais que cada casa seja um cada. Tenho escutado em quase todos esses casos que a criança dorme com seus pais ou só com a mãe. Isso diz de uma dinâmica familiar com efeitos na constituição subjetiva do infante. Numa clínica que supõe que somos sujeitos, seres desejantes, sem excluir o analista. Abre-se a possibilidade pela escuta psicanalítica dessa questão junto aos pais e as crianças e de produzir um efeito que não seja apenas a da medicalização..

Boa tarde! O TDAH vem sendo visto com maior frequencia nas clínicas nos últimos tempos. É um transtorno conhecido pelos sintomas de hiperatividade e dificuldade de concentrar-se em uma atividade prosposta, o que na maioria das vezes, acarretam problemas de aprendizagem e também no trabalho, quando se é adulto. A medicalização tem sido frequente, mas existem controvérsias e acredito, precisa ser avaliado com auxílio de um psiquiatra e neurologista. Busque um profissional da área de Psicologia e Neurologia Infantil, poderá obter maiores informações e os devidos tratamentos.
O TDAH é um transtorno neurobiologico, de causas genéticas, que aparece durante a infância e acompanha a pessoa durante a vida. Como diz o nome, se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Atualmente acredita-se que o tratamento deve ser feito combinando tratamento farmacológico, orientação com os pais e com os professores e técnicas específicas ensinadas ao portador através da Terapia Cognitivo Comportamental.

Um fonoaudiólogo pode ser indicado em casos específicos que apresentem dificuldade de leitura ou de expressão

Respeitosamente
Carolina
Após várias explicações acima sugiro, se estiver apresentado algum sintoma ou prejuizos, faça uma Avaliação Neuropsicológica para detectar alguma disfunção cognitiva avaliando todas as áreas cerebrais.

Mônica Araújo!
Apesar de ser o transtorno dos mais estudados na psiquiatria e psicologia em crianças e adolescentes, a causa permanece desconhecida. É caracterizado normalmente por hiperatividade, dificuldade de concentração, Normalmente tem início entre os 6 e os Doze anos de idade e segundos estudos variados em diversos países persiste na vida adulta entre 37 a 51,5 %
dos casos. Pode haver predominância de desatenção, impulsividade, hiperatividade ou um conjunto destes sintomas. O uso de medicação é bastante controverso ecada caso deve ser avaliado de forma única.
Já existem testes e questionários que permitem ao clínico, pedagogo ou psicologo estabelecer um diagnóstico mais preciso.

Muitos profissionais se preocupam com o uso indiscriminado de um medicamento em particular e o aumento de seu uso nos últimos anos.

Consulte um profissional das áreas de Clínica, Pedagogia e Psicologia, notadamente aqueles que tenham muita experiência para avaliar a necessidade ou não de medicamentos.
O TDAH pode ser caracterizado a partir dos seguintes sintomas básicos: desatenção, impulsividade e hiperatividade física e mental. O que pode diferenciar um paciente TDAH de outro que não seja é a intensidade, a frequência e a constância dessas três características, que no TDAH parecem sempre estar - a mais. O TDAH costuma se manifestar ainda na infância, persistindo na vida adulta. Pode acarretar prejuízos na qualidade de vida das pessoas que o tem, caso não sejam diagnosticadas e orientadas o mais rápido possível. O TDAH varia em intensidade, nas características e na forma como se manifesta.
O TDAH é um diagnóstico controverso e com muitas questões familiares e sociais associadas a ele.

Muito mais importante do que um diagnóstico é avaliar o nível de sofrimento da pessoa.

Se um indivíduo se incomoda ou sofre com algum comportamento próprio, ou no caso de crianças se os pais assim percebem o filho(a), sugiro a busca de um profissional de psicologia.

Em resumo, eu não sou partidário de se trabalhar com o diagnóstico de TDAH, pois ele centra o problema no adulto ou na criança e normalmente as questões socio-economico-ambientais ficam de lado.

Não é incomum encontrar, por exemplo, crianças diagnosticadas com TDAH, quando em verdade o desempenho acadêmico deficitári está associado a uma questão familiar.
A fonte mais confiável para obter informações sobre transtornos é o DSM-V, onde há definição dos critérios para classificação do TDAH e outros transtornos de neurodesenvolvimento. Somente um médico pode validar o diagnóstico, mas em geral, o medico neurologista ou psiquiatra solicita exames neuropsicologicos.