Há alguns meses, comecei a ter insônia contante, revesando com sono exagerado, dor nas costas e cabeça
7
respostas
Há alguns meses, comecei a ter insônia contante, revesando com sono exagerado, dor nas costas e cabeça e cansaço. Pode ser algo psicológico?
Aconselho procurar um neurologista para investigação e diagnóstico.
Existem exames que mapeam a qualidade do sono, bem como as possíveis causas das dores de cabeça e muscular.
Se nada clínico for encontrado, o neurologista poderá encaminha-lo a um psicólogo para investigar causas psicológicas/emocionais.
Forte abraço
Existem exames que mapeam a qualidade do sono, bem como as possíveis causas das dores de cabeça e muscular.
Se nada clínico for encontrado, o neurologista poderá encaminha-lo a um psicólogo para investigar causas psicológicas/emocionais.
Forte abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É recomendável que procure médico para avaliação das condições físicas e em paralelo psicólogo e/ou psicanalista para falar sobre o que está acontecendo.
Os sintomas referidos podem estar associados a causas orgânicas e/ou emocionais, como já foi dito antes. É importante buscar um neurologista para avaliação, assim como um psicólogo que o ajude a identificar questões atuais que possam estar interferindo no sono. Você relatou não apenas alterações no sono, mas igualmente dores nas costas e cansaço que também são compatíveis com quadros de ansiedade, estresse e depressão. Espero tê-lo ajudado. Boa sorte!
Olá! Esses sintomas que você relatou são importantes, mas ainda insuficientes para ter certeza sobre causas psicológicas ou orgânicas. É possível sim que seja algum transtorno que necessite de acompanhamento terapêutico. É indicado que você procure um psicólogo para uma avaliação mais detalhada dos sintomas e estabelecimento de um disgnóstico inicial, mas também um neurologista para solicitar exames complementares. Da mesma forma, as dores nas costas podem ou não estar diretamente relacionadas a algum tipo de transtorno (ex. estresse), mas frequentemente são reflexos sobre a condição de saúde física do organismo, como em casos de sedentarismo ou esquema postural inadequado.
Os sintomas informados podem ter várias causas, inclusive psicológicos. No entanto, a sua hipótese da causa psicológica tem que ser considerada. É possível que você tenha razões para levantar tal possibilidade. A minha recomendação é que se consulte um clinico geral para descartar alguma possibilidade orgânica de tais sintomas, assim como procure um psicólogo para verificar como anda a sua saúde mental.
Ola! O ideal neste caso é que você procure um médico para identificar se há algum problema orgânico. Recomendo também que você busque ajuda de um psicólogo para identificar se há causas psicológicas que estão desencadeando estes sintomas em você também. Partindo desse ponto fica mais fácil identificar a causa, e se for o caso, os dois profissionais trabalharem em paralelo.
Qualquer dúvida coloco-me a disposição.
Qualquer dúvida coloco-me a disposição.
Sim, pode ser psicológico, mas é sempre importante passar por uma avaliação médica e se for excluída a possibilidade de alguma doença física, você pode e deve procurar um profissional psicólogo para uma avaliação das condições psicológicas e emocionais que podem estar causando estes sintomas. Abraços.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Há mais de 5 anos,fazia uso do alprazolam 2mg. Estou iniciando um acompanhamento com um novo neurologista, e ele tirou o alprazolam de uma vez,substituindo pelo quetiapina 25mg. Estou me sentindo muito mal. Passo o dia todo com a visão turva,boca dormente,dor de cabeça e tremendo.
- Ola, tenho uma dúvida antes o meu médico receitava 2 clonazepan a noite para dormir e agora que tive um quadro de depressão maior e passei com outro profissional, informei que estava tendo insônia e não conseguia dormir porque já tomo a muito anos esse remédio e ele me receitou tomar 1 comprimido de…
- É nomarl minha avó de 68 anos e com demência, tomar alprazolam e quetiapina não dormir e nem se aquietar?
- Olá, a pouco tempo me consultei com um psiquiatra (não consigo retornar a consulta, pois o mesmo só tem agenda pra 02/2026) e me foi receitado Fluoxetina 20mg pra tomar pela manhã (06:30h), minhas queixas eram ansiedade, pensamentos ruins e o que mais me incomodou foi a compulsão alimentar, que me fez…
- Bebo álcool há 10 anos todas as noites para dormir. Há uns 10 dias estou dormindo apenas 3 horas por noite, pois acordo no meio da madrugada perco o sono e não durmo mais. No outro dia apelo para o Clonazepam e fico alternando um dia álcool e no outro dia remédio. Isso pode fazer mal a longo prazo?
- O cabeceio no futvôlei pode causar lesões no cérebro?
- Olá, estou tomando ARPADOL 400mg, 2 vezes ao dia. Gostaria de saber se posso tomar cerveja no final de semana? Obrigada!!
- Estou tomando revoc 50 mg justamente porque tenho insônia a mais de 1 mês, quanto tempo leva pra fazer efeito?
- Tenho muita insônia,durmo muito tarde, acordo muito estressada e sem paciência,como fazer para ter uma rotina de sono mais saudável?como estipular um horário para deixar as telas antes de dormir?
- Não consigo dormir de verdade faz um mês, apenas fecho os olhos mas meu cérebro não adormece nem um segundo mesmo tranquilo, essa insônia é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 239 perguntas sobre Insônia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.