Há anos eu durmo com a luz acesa,o que pode atrapalhar o ciclo circadiano. Tem algum tempo que durante

5 respostas
Há anos eu durmo com a luz acesa,o que pode atrapalhar o ciclo circadiano. Tem algum tempo que durante a manhã na sala de aula ou em ambiente que eu fico sem muita atividade, mesmo tendo dormido a noite,eu não consigo controlar o sono e durmo em um intervalo curto,involuntariamente. Como parar isso?
Primeiramente precisamos entender o que está causando este estado de sonolência diurna, sintomas depressivos, ansiedade, tdah, má qualidade do sono durante a noite, apneia, alterações metabólicas, outras condições medicas, transtornos primários do sono como a narcolepsia, problemas de hábitos relacionados ao sono... Após uma avaliação cuidadosa chegamos às causas do sintoma então o tratamos. Abraço e boa semana.

Essas "dormidas" diurnas suscitam a possibilidade de apresentar narcolepsia, mas só é possível definir a melhor avaliação diagnóstica através de consulta
Pela sua descrição é possível pensar em narcolepsia, que não é, necessariamente, aquela condição conhecida, em que "desmaiamos" de sono incontrolavelmente.
A narcolepsia pode ser mais sutil, com muita sonolência ao longo do dia, e até mesmo outros problemas associados ao sono, como paralisia.
É importante que você faça alguns exames, incluindo polissonografia seguida de testes de latência s múltiplas do sono.
Uma vez identificado o problema, há tratamento.
Boa sorte!
Inicialmente sugiro que você tome algumas medidas que em conjunto formam o que costumamos chamar de higiene do sono. Dormir em ambiente com muito pouca ou nenhuma luminosidade é a primeira delas. Em segundo devemos pensar em outras condições do ambiente onde você dorme e de hábitos cotidianos que devem ser evitados como barulho intenso e desagradável no quarto, cama ou travesseiro desconfortáveis, falta de atividade física durante o dia e refeição "pesada" durante a noite por exemplo. Descartadas essas condições podemos pensar em eventuais transtornos do sono ou outros transtornos psiquiátricos que podem contribuir para esses sintomas que você relata. Recomendo que você consulte um psiquiatra para que vocês conversem e cheguem ao tratamento mais adequado para este problema.
Uma consulta médica é fundamental para avaliar de forma abrangente a sua sonolência diurna excessiva que pode ter uma porção de causas.
Uma das causas pode ser por maus hábitos relacionados ao sono. Algumas medidas simples de "higiene de sono" auxiliam bastante:
- Procurar dormir em um ambiente calmo e escuro! (realmente, a illuminação artificial influencia na produção/secreção da melatonina - hormônio ligado aos ritmos biológicos, como o sono).
- Rotina nos horários de sono (procurar dormir e acordar nos mesmos horários).
- Evitar o consumo em grandes quantidades de café, estimulantes, energéticos, álcool.
- Atividade física melhora bastante a qualidade do sono. Porém deve-se evitar exercícios nas 2horas que antecedem o sono para que a adrenalina não lhe tire o sono.
- Evitar telas luminosas de televisão, celular, pc nos momentos anteriores de ir pra cama.
- Encontrar formas de controlar o stress que afeta adversamente a qualidade de sono.